segunda-feira, 4 de novembro de 2019

O editor da Editora Uirapuru e a publicação do livro O enigma da velha casa, por Cida Simka e Sérgio Simka

Egidio Trambaiolli Neto - Foto divulgação
Nesta entrevista, o professor e escritor Egidio Trambaiolli Neto, editor da Editora Uirapuru, fala sobre o processo de publicação do livro infantojuvenil O enigma da velha casa, dos autores Cida Simka e Sérgio Simka. Confira.

Conte-nos como foi a publicação do livro O ENIGMA DA VELHA CASA.
Eu tinha grande vontade de produzir uma obra com um quê de suspense, pois até então não havia realizado tal trabalho, até que os autores de O ENIGMA DA VELHA CASA sugeriram a criação de uma coleção com tal contexto, fiquei motivado. Assim que o livro chegou, comecei a trabalhar na obra, a sentir seu envolvimento, parecia que eu havia voltado à minha adolescência, tanto que, diferentemente do que costumo fazer quando edito livros, optei por me deliciar com a leitura e não criticar ou apontar procedimentos técnicos. Foi muito prazeroso.

A capa foi selecionada por meio de um concurso. Como foi?

Depois do processo de degustação da obra e edição, fiquei imaginando uma forma de torná-la atrativa por meio do impacto da imagem e, em conversa com a equipe de arte, propus que fizéssemos um concurso para a capa do livro, para que pudéssemos, só então, dar início ao projeto gráfico. Houve concordância. Lançamos o concurso e a partir da imagem escolhida feita por um artista argentino, o editor de arte deu início ao projeto gráfico com a ideia de papel de parede envelhecido e deteriorado, espelhos trincados ou quebrados, porta-retratos e elementos gráficos relacionados ao contexto. Ficou muito lindo! O criador da imagem da capa recebeu um prêmio em dinheiro e os leitores uma obra encantadora.

Como tem sido a receptividade do público?


Há um público que muito se interessa por temas de suspense, o livro os atrai "magneticamente" ou "magicamente". Os leitores tornam-se cúmplices na divulgação depois que leem a obra e sempre pedem mais. O livro também já atraiu avaliadores de editais e teve grande aceitação junto aos leitores que receberam este livro em projetos de leituras em alguns municípios para integrar suas bibliotecas.

Os leitores apreciam temas como mistério/terror?

Sim, há um público que se identifica com esta veia literária (por sinal, se a veia for a jugular, melhor ainda!). Mas o que eu não esperava era que o público fosse ansioso por obras com contexto brasileiro, ou seja, quer algo além dos clássicos e de obras de moda, tal qual Crepúsculo, busca identidade diante de sua realidade, o que é bastante positivo, pois isso alimenta o mercado nacional.

SERVIÇO
O personagem passa as suas férias no interior de São Paulo (SP), na casa de parentes, e se depara com um porão que julga ser mal-assombrado. Por ter ouvido um barulho sinistro em sua última estada naquela casa, tenta, em diversas oportunidades, entrar no porão. Sente que alguma coisa o espreita e a cada tentativa frustrada mais a sua determinação aumenta a fim de desvendar o enigma daquela velha casa.
Editora: Uirapuru
Autor: Sérgio Simka e Cida Simka
ISBN: 978-85-8430-049-5
Números de página: 48
Número de edição: 1
Ano de edição: 2016
Idioma: Português

Link para o livro:
https://www.lojaeditorauirapuru.com.br/livros/literatura-juvenil/o-enigma-da-velha-casa/


Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak Editora, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak Editora, 2016), O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), “Nóis sabe português” (Wak Editora, 2017) e Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de mais de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Organizador dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019). Autor, dentre outros, do livro Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019). Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels