segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Rodrigo Coube e a Idea Editora, por Cida Simka e Sérgio Simka

Rodrigo Coube e a autora Patrícia Junqueira
Você é o editor da Idea Editora. Fale-nos sobre ela. Como é o seu trabalho?

Olá, professores Cida e Sérgio Simka, é um prazer conceder-lhes esta entrevista. A Idea Editora é uma editora independente que está há 20 anos atuando no mercado brasileiro e sempre buscou uma participação ativa, com critérios editoriais que foram seguidos e nos trouxeram até aqui. A linha editorial sofreu alterações, com algumas mudanças de foco, na busca de ter um lugar na mente e opção de leitura do público que lê e consome livros no Brasil, mas a qualidade e aprovação das obras que entraram em nosso catálogo sempre foram mantidas.

Recebe quantos originais por mês? Quantos são publicados? Quem quiser publicar por sua editora quais os procedimentos a serem adotados?

Já recebemos muitos originais por mês anos atrás. Hoje esse volume é menor. A verdade é que estamos mais restritivos, a nossa análise e busca de títulos hoje são muito mais focadas, o que reflete também o momento atual do mercado editorial brasileiro.

Como é ser editor em um país como o Brasil?

Se eu falar que é um caminho fácil, estarei mentindo. Mas também decidi parar de reclamar, estreitar o foco em lançamentos de linhas e autores que estão fazendo mais sentido para o momento atual da Idea Editora, manter um catálogo de long-sellers ativos   e escolher as  ações de mercado que possibilitem a gente ultrapassar esta última crise que atingiu as livrarias e editoras brasileiras. Aos poucos estamos evoluindo para um cenário melhor.


Como analisa a questão dos e-books?

Nossa ideia era ter evoluído mais nesse sentido. Hoje temos parte de nosso catálogo no formato kindle da Amazon. Nossa opção foi manter o foco no livro impresso. Mas acho que o editor tem que analisar aquela linha editorial que ele quer atuar ou já atua, se faz sentido ele investir nesta ou aquela plataforma de publicação.

Quais são suas leituras preferidas?

Sempre gostei de livros sobre Mitologia, História, Espiritualidades e também de certos tipos de romance. Atualmente, livros da área da Saúde, que leigos também possam compreender, que é uma linha que  temos atuado com mais intensidade, estão chamando muito  minha atenção. É um tipo de edição que ao mesmo tempo que é técnica, o leigo bem informado ou que quer se informar em algum tema ligado à Saúde acaba tendo um enorme prazer em ler. E isso tem agregado valor em nosso catálogo e aumentado as nossas vendas em geral.  Para citar uma obra neste sentido, o livro “Por que meu filho não quer comer? - Uma visão além da boca e do estômago”, da Patrícia Junqueira, que aborda o tema das crianças em dificuldade alimentar, tem tido enorme sucesso tanto no público mais técnico, como no público leigo (mães e familiares que convivem com esta situação).

Que conselho pode dar a um escritor principiante?

Primeiro, leia bastante. Comece a escrever e tenha em mente que há um caminho de desenvolvimento da escrita a ser percorrido. E tente entender onde e como ele construirá um público que o permita se manter dentro do mercado editorial, publicando suas obras e desenvolvendo seu trabalho.

Quais os próximos projetos da editora?

Temos livros da área da Saúde que estão em análise. E também temos livros de História, mais especificamente do Edwin Black, cujas obras já estiveram na lista de best-sellers do New York Times e que já tem em nosso catálogo o livro “Conexão Nazista – A História Revelada da Colaboração de Grandes Corporações Americanas com o Holocausto e a Alemanha de Hitler”, que em breve irão para o editorial. Temos mais dois livros dele para lançar.
Site da editora: http://ideaeditora.com.br/


Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak Editora, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak Editora, 2016), O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), “Nóis sabe português” (Wak Editora, 2017) e Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de mais de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Organizador dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019). Autor, dentre outros, do livro Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019). Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels