quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Livro compila ensaios e fotografias da exposição "Muirapiranga", de Elizabeth Titton


Publicação ilustra grandiosa criação da artista, que esteve em cartaz em São Paulo entre 2019 e 2020, e será lançada em 30/1 na Livraria Blooks, do Shopping Frei Caneca

Book_Cover_Mockup_titton 3.1_LRMuirapiranga é o nome de uma árvore amazônica de madeira vermelha, similar ao pau-brasil. Raramente vista por habitantes das grandes cidades, em contraste às suas grandes dimensões, pode ser considerada uma espécie exótica. A percepção sobre este tipo de ‘cegueira’ que assola as sociedades modernas é o combustível para o trabalho de Elizabeth Titton, que levou exposição de mesmo nome à Funarte entre 2019 e 2020, quando suas esculturas de grandes dimensões feitas em aço corten foram reveladas ao público paulistano. Agora, como nova etapa do projeto liderado pela artista, será lançada, no próximo dia 30, às 19h, na Livraria Blooks do Shopping Frei Caneca, publicação com fotos e ensaios sobre o trabalho, com textos da artista e pesquisadora Bernadette Panek  e imagens de Celso A. Oliveira, Diego Souza, Geraldo Hoffmann Jr., José Ernesto Passos, Leo Eloy, Marcos Böhler e Padu Palmerio.

Com primoroso trabalho de diagramação e finalização, a obra, de 108 páginas, alterna ilustrações das 21 obras criadas para a exposição e 35 páginas de textos críticos que filosofam sobre o trabalho, desde a sua concepção – sob influência de Merleau-Ponty em seus estudos sobre percepção –, até o impacto causado pela apreciação do material, que mescla a eternidade do metal presente em suas estruturas cor de ferrugem e a efemeridade das formas.

O registro em forma de livro destaca a experiência sensorial oferecida por Muirapiranga, à medida que sua originalidade, beleza, significado e dimensões substituem, nesse ambiente, o discurso técnico e distante sobre a natureza ignorada no dia a dia. Tal capacidade, entretanto, diz respeito ao resultado de uma experiência de 40 anos no trato com a arte da escultura, além da experiência de Elizabeth como diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, nos anos 80, e também como professora do curso superior de Escultura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná por 16 anos. Além disso, a temática tem sido recorrente nos estudos da artista sobre mitologia das comunidades indígenas do Xingu.

Todas as ilustrações contidas na publicação possuem QR codes para acesso à audiodescrição, o que traz à tona a preocupação da artista com a apreciação de suas obras por pessoas portadoras de deficiências visuais.



Livro ‘Muirapiranga’
ISBN: 978-65-902180-0-1
Preço: R$ 100
Número de páginas: 108

SERVIÇO
Lançamento do livro ‘Muirapiranga’
Local: Livraria Blooks / Shopping Frei Caneca (3º andar)
Horário: 19h
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels