terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Livro vencedor do prêmio Cidade de Manaus 2019


Contos que retratam a vida sem maquiagem, mas carregada de sentimentos

Um pequeno poema abre cada conto do livro “O Verso do Reverso”, obra da escritora Sandra Godinho, que foi agraciada em 2019 com o primeiro lugar do Prêmio Cidade de Manaus. O livro será lançado ainda neste bimestre pela Editora Penalux.
 A autora usa a poesia na abertura dos textos como forma de dar o tom que cada história demanda.
 “Os textos retratam os reveses da vida”, explica Godinho. “Reveses que são como ferreiros que nos forjam a marteladas, cada golpe mudando a forma do aço do âmago, até que finalmente a matéria se quebre ou se transforme em instrumento pronto a dilacerar os obstáculos das próximas batalhas na guerra da vida”, comenta a autora.
O livro “O Verso do Reverso” propõe confronto e resiliência. Falar de uma família que se desfez por esse bipartidarismo partidário, falar de um bêbado que retornou a um prédio em chamas para salvar as crianças sem-teto (a esperança do mundo), falar de um homossexual que vai atrás de seu amor, enfrentando os familiares, falar da empregada negra estuprada pelo patrão e que se metamorfoseia em pomba, falar de um menino-mágico que não enxerga esse mundo... “Tudo é resistência”, argumenta Sandra Godinho. “E cada vez mais necessária. É preciso falar de feridas, do que nos aflige, do que nos agride como ser humanos.”
Para a escritora, num mundo de cada vez maiores iniquidades e turbulência, vale a pena uma leitura que instigue a empatia, como forma de nos humanizar e nos tornar mais tolerantes. “Meus contos passeiam por vidas, por instantes entre cruzes e crenças, em que possamos nos reconhecer ou sentir, tão promissor num mundo de tanta insensibilidade como está se tornando”, finaliza.
Daniel Zanella, editor do jornal RelevO, apresenta a obra como “aquilo que se materializa por detrás do sentimento, o mundo como uma apologia de sentidos: o primeiro filho, o primeiro sopro, o primeiro sono. Dores da chegada, dores do renascimento, dores do fim”. E complementa: “Ao conciliar prosa e poesia — a poesia como uma renovação no ventre da literatura, a prosa como uma linguagem dos corações que clamam —, Sandra Godinho nos convida para uma jornada contemporânea aberta. “EU CAMINHO. Tu caminhas. Nós caminhamos. Cada qual no seu pedaço de rua. Cada qual em seu mundo. Em sentidos contrários”. Um livro que se respira o rés-do-chão, a fumaça dos carros, até um certo olor das ausências. A lírica de Sandra Godinho não é para quem está em busca de conforto, de bosques floridos e de coachings literários. Por isso também a volúpia, a potência, a vida sem cortes, como se disséssemos que está tudo bem, mas um pouco é maquiagem”

TRECHO:
“A caixa da solidão, a caixa da saudade, a caixa do amor, essa sempre mais pesada e difícil de deslocar. A gente a levava consigo por onde andava, por onde vivia, com destreza inigualável. Carregamos o amor às costas, um verdadeiro marco, o momento que se descobre que a dor do outro é mais sofrida que a sua própria. E é insuportável. Pior do que isso é descobrir que, apesar da dor o mundo continua existindo à sua revelia. Ou à da esposa, que chorava a morte do filho, debruçada sobre o caixão que baixava à terra aberta em boca, pronta para o engolir, pronta para levar o corpo jovem ainda cheio de ideais, que sempre foram a chave da invulnerabilidade humana. Bobagem. O rigor da mente nunca é igual ao rigor do corpo. Padecemos. Mutilamo-nos. Vulneráveis.”

SOBRE A AUTORA

Sandra Godinho, nascida a 27/07/1960 em São Paulo, é graduada e Mestre em Letras. Já participou de várias coletâneas de contos, sendo agraciada com alguns prêmios como o primeiro lugar no prêmio VIP de literatura de 2018 de A. R. Publisher Editora com o conto “Jogo de Damas” e o segundo lugar no Concurso Literário Internacional Palavradeiros 2018 com “O massacre”. Publicou O Poder da Fé (2016), Olho a Olho com a Medusa (2017), Orelha Lavada, Infância Roubada, que foi o único livro de contos finalista na Maratona Literária (2018) do Carreira Literária, agraciado com Menção Honrosa no 60º Prêmio Literário Casa de Las Américas (2019) e semifinalista do Prêmio Guarulhos de Literatura (Escritor do ano 2019). O Verso do Reverso ganhou o Prêmio de Melhor Conto Regional da Cidade de Manaus 2019; Segredos e Mentiras (inédito) foi finalista no Prêmio Uirapuru 2019; Terra da Promissão foi publicado (2019) e As Três Faces da Sombra foi o romance ganhador do concurso da Editora Fora da Caixa (2019), no prelo.

SERVIÇO
O Verso do Reverso, contos (Penalux, 2020), Prêmio Manaus de Literatura – 2019. Autora: Sandra Godinho. Obra com 225 páginas. Preço: R$ 40,00.
Disponível em:
www.editorapenalux.com.br/loja
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels