quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Cepe anuncia vencedores de prêmios literários

Carolina Becker Koppe - Foto divulgação
Mulheres foram contempladas em quatro das cinco categorias dos concursos nacionais da Cepe

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) divulga os nomes dos vencedores da 5ª edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura e do 2º Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Juvenil. Destaque para o protagonismo feminino. Quatro dos cinco vencedores são mulheres. Na categoria Romance ganhou Vanessa Molnar Maluf (SP), com a obra A importância dos telhados. Já o título de Poesia contemplado foi As cartas de Maria, de Zulmira Alves Correia (BA), única nordestina da lista. O prêmio infantil ficou com Viviane Ferreira Santiago, pelo título A Biblioteca de Bia; e o juvenil foi para a obra de Contos com GIGANTES, de Carolina Becker Koppe (SC). O único homem da lista de ganhadores foi Emir Rossoni, vencedor na categoria Contos (RS) com o título Erros,errantes e afins.

Os escolhidos nas categorias Romance, Conto e Poesia recebem R$ 20 mil cada um, e os do Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Juvenil, R$ 10 mil em cada uma das categorias. Os prêmios tiveram mais de 1.500 inscritos em todo o Brasil, sendo a maioria de São Paulo. Pernambuco ficou em segundo lugar em número de inscrições, seguido por Rio de Janeiro e MInas Gerais. As obras serão publicadas pela Cepe Editora até o final do ano.

VENCEDORES

A importância dos telhados, ganhador na categoria Romance, assinado por Vanessa Molnar, conta a história de Elle, professora recém-aposentada que descobre um câncer e começa a recordar acontecimentos do passado. Nesse resgate aparece uma narrativa do presente, remetendo à crise do Brasil contemporâneo e culminando em uma reflexão sobre a própria velhice e a morte. Nascida em Santo André, interior de São Paulo, Vanessa Molnar é historiadora e já escreveu o livro Crônicas de Uma Tara Gentil (2014, Editora Escrituras), além de outros textos ficcionais publicados em diversas antologias.

MARIA

As cartas de Maria, vencedor do gênero Poesia, de Zulmira Alves Correia, radicada em Salvador, na Bahia, é um compilado de histórias que a autora ouvia quando menina. Histórias que envolvem muitas Marias que enfrentam a seca diariamente. Um delas faz confidências profundas de uma mulher calejada pela morte dos filhos que mal chegavam a nascer, sobre o véu sombrio da cegueira, e, muito cedo, da morte.

Conte histórias sobre mim,
uma moça em fuga,
que encontrou seu amor,
que ensinou na escola,
que carregou um mundo em suas cartas.
Conte-lhes também da caixa de segredos,
onde deixo lembranças minhas para o futuro.

Nascida no Crato, Ceará, em 1997, Zulmira foi para Salvador em 2016 para estudar design na Escola de Belas Artes da UFBA (Universidade Federal da Bahia). Desde a infância ela nutre amor pela escrita e leitura, incentivada, principalmente, pela mãe, que é professora. Na graduação ela investiga o objeto livro em outros desdobramentos, através da relação têxtil e editorial, entre bordado e escrita, que originou o projeto Respiros Poéticos: percursos, poesia e materialidades, uma exposição individual enquanto artista e poeta. As cartas de Maria é seu primeiro livro.

BIA

A autora do infantil vencedor, A Biblioteca de Bia, é Viviane Ferreira Santiago, 36 anos, natural de Belo Horizonte (MG), mas radicada em São Paulo há 25 anos. Formada em jornalismo e Letras, possui especialização em Literatura Brasileira. A obra contemplada pelo prêmio é sua primeira publicação voltada ao público infantil. Viviane já publicou o livro de contos A Linha Amarela do Metrô (Telucazu Edições), que recebeu a premiação Proac 2017, da Secretaria da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, e foi finalista do prêmio Guarulhos de Literatura nas categorias Escritor do Ano e Livro do Ano. Em 2018, seu livro As Dez Marias (Patuá, 2019) recebeu a premiação inédita do então Ministério da Cultura para publicação de livros com menção aos 200 anos da independência do Brasil. A Biblioteca da Bia narra a grandeza de sonhar. Um sonho onde cabe não somente alguns livros mas uma biblioteca inteira, e não apenas um amigo ou dois, mas todas as pessoas que cabem no coração. 

GIGANTES

Quantos são os gigantes adormecidos que observamos na natureza ao nosso redor? Quantos gigantes passam por nós sem que tenhamos consciência deles? Quanto de gigantes todos temos dentro de nós mesmos? Contos com GIGANTES traz oito narrativas de diferentes gigantes – alguns adormecidos e outros que estão por aí, entre nós -, em cuja trajetória se espelham as nossas próprias, como seres humanos, cheios de sentimentos e emoções contraditórias, tão infinitos e gigantes por dentro quanto podem ser os gigantes por fora.

Nascida em Curitiba, Carolina Becker Koppe, ganhadora do prêmio na categoria Juvenil, é formada em Letras e mestre em Estudos Literários pela UFPR. Atualmente, é autora e editora de materiais didáticos de Educação Básica. Contos com GIGANTES é seu primeiro livro.

ERRANTES

Título ganhador na categoria Contos, Erros, errantes e afins aborda situações de limite: vida e a morte; estabilidade emocional e surto; lei e fora da lei; realidade e ficção; tangível e fantástico; a sociedade e margem. Seguindo as teorias de Hemingway, Cortázar, Piglia, Quiroga entre outros que teorizaram o gênero conto, tendo sempre uma segunda história submersa e pronta a emergir, as narrativas avançam rumo às fronteiras que lhe cabem.

Emir Rossoni é mestre em Escrita Criativa pela PUC-RS. Já publicou Domanda Nísio (Telucazu Edições), vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura em 2018, e  Caixa de Guardar Vontades (Telucazu Edições), livro vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura, e do Prêmio Guarulhos de Literatura de Livro do Ano, além de finalista do Prêmio AGES e do Prêmio Minuano. Em 2019 também foi segundo lugar na categoria Escritor do Ano no Prêmio Guarulhos de Literatura. Ministra há quatro anos a oficina literária As duas histórias do conto e o curso Escrevendo sem Inspiração.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels