sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Daniel de Carvalho, o livro Tim Atlas e o rastro do gigante e suas outras onze obras, por Cida Simka e Sérgio Simka

Daniel de Carvalho - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Daniel José de Carvalho, administrador de Empresas, nasceu na cidade de São Paulo, em 13 de novembro de 1937.
Viajou diversas vezes a trabalho, permanecendo longas temporadas em diversos países da Europa, Ásia, África, América do Norte, América Central e América do Sul. Essas viagens lhe deram a oportunidade de conviver com muitas famílias e pessoas de outras culturas, enriquecendo seu conhecimento da natureza humana e ajudando-o na composição dos personagens de seus romances.
Atualmente, vive em Piracicaba – SP.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre o livro que está lançando.  
 

“Tim Atlas e o Rastro do Gigante”, publicado pela Editora Baraúna, é um romance de aventuras, com a participação dos principais personagens do romance anterior “Tim Atlas na Montanha das Harpias”.
Neste segundo romance (Tim Atlas e o Rastro do Gigante), Tim Atlas vai à Fazenda Boi Preto, em Alto dos Boiadeiros no estado de Goiás, para investigar uma estranha onda de crimes e ameaças anônimas para que o proprietário e os trabalhadores abandonem a fazenda. Além do mistério sobre os motivos de tal onda de crimes e ameaças, Tim Atlas encontra pegadas enormes que só poderiam ter sido deixadas por um gigante.

Fale-nos sobre seus onze livros.

ACONTECEU NO SÉCULO VINTE (2007) Editora Baraúna
São três histórias que se desenrolam no Brasil em diferentes épocas do século 20. Aos poucos, o leitor percebe as fortes relações entre as três histórias, até um final surpreendente e emocionante.

DUAS VIDAS (2008) Editora Baraúna
Dois seres de outra dimensão recebem a tarefa de destrocar as essências de dois habitantes da Terra. Para isso, eles assumem corpos humanos e fazem contato com os dois terráqueos.

VILA CITRUS (2009) Editora Baraúna
Um feiticeiro, uma seita satânica e um grupo de desordeiros infernizam Vila Citrus. É uma história intrigante que leva o leitor a sentir-se envolvido pelos mistérios de um pequeno município dedicado à citricultura.

OS PRECONCEITUOSOS (2009) Editora Baraúna
Um romancista entra em contato com seus próprios personagens criando situações inusitadas. Dois casais apaixonados precisam lutar contra seus preconceitos para ficarem juntos.

VIKING (2010) Editora Baraúna
Habitantes de um planeta distante entram em contato com os predecessores dos vikings, no ano 200 a.C. O romance leva o leitor a pensar nos grandes problemas da humanidade.

O DESPERTAR DE UMA CIDADE (2011) Editora Baraúna
É a história de um grande amor iniciado em 1895, entre um jovem paulistano e uma jovem inglesa que vem a São Paulo com sua família, pois seu pai seria o engenheiro responsável pelas obras da Nova Estação da Luz.

SOMBRAS NA PAREDE (2012) Editora Baraúna
Em 1897, na antiga Hollywood, um fotógrafo adquire o equipamento de cinema que acabara de ser inventado pelos irmãos Lumière. Ao conhecer uma trupe de artistas de circo, ele decide filmar com eles a peça “Jack e o Pé de Feijão”.

JAMBALAYA – UM PIRACICABANO NA LUISIANA (2013) Editora Baraúna
Joel, um tradutor, inglês português, é contratado para traduzir a letra da música “Jambalaya on the Bayou”, de Hank Williams. Realiza muitas pesquisas e, ao fazê-las, sente enorme fascínio pela história narrada na letra da música. Resolve, então, lançar mão do fenômeno de Projeção Astral indo a Forgottenland, na Luisiana, onde fica conhecendo Joe e Yvonne, um casal idêntico ao casal da letra de “Jambalaya on the Bayou”.

O FRANCÊS – (2015) Editora Pandorga
História de amor entre um francês e uma descendente de indígenas tupi que se conhecem na época das Capitanias Hereditárias. Esse grande amor é brutalmente interrompido para ressurgir com todas as forças em Carvalhos – MG, depois de 272 anos.

TIM ATLAS NA MONTANHA DAS HARPIAS – (2016) Editora Coerência
Tim Atlas vai às selvas de Rondônia em busca de duas gêmeas desaparecidas e encontra a Montanha das Harpias, onde vivem os temíveis homens voadores.

TIM ATLAS E O RASTRO DO GIGANTE – (2019) Editora Baraúna
Tim Atlas vai a Goiás investigar uma onda de crimes contra os proprietários e trabalhadores de uma fazenda. Encontra estranhas pegadas gigantescas e passa a procurar pelo gigante que as teria deixado.

Qual deles lhe deu mais satisfação para escrever?

O livro que me dá mais satisfação para escrever é sempre aquele que estou escrevendo. Entretanto, um romance que me marcou muito foi o “VILA CITRUS”, mais em função de um de seus personagens, o qual me entusiasmou muito tê-lo criado: Lucius!

Quanto tempo demora para escrever um livro?

Eu comecei a escrever o meu primeiro livro “Aconteceu no Século Vinte” em 2006 e publiquei o 11º em 2019. Isso dá uma média de pouco mais de um ano por livro para escrevê-lo e publicá-lo.
Entretanto, “escrever” não se resume apenas ao tempo em que se está redigindo, mas também ao tempo dedicado ao planejamento da obra, pesquisas, digitação, correção gramatical, releitura, reescrita e ainda o tempo para contato com as editoras até que a obra seja publicada.
Calculo que, dentre todas essas atividades, 70% do tempo utilizo nas pesquisas.

Como analisa a questão da leitura no país?

Sabemos que nós, brasileiros, ainda não alcançamos o hábito da leitura no mesmo nível dos países mais desenvolvidos. Mesmo assim, há e sempre houve escritores de excelente qualidade no Brasil.
Também há entre nós, atualmente, muitos escritores estreantes de ótima qualidade. As editoras recebem regularmente textos em grande quantidade. A maioria desses tetos é submetida a críticos literários para análise geral e de viabilidade econômica para publicação. Mesmo os melhores textos de estreantes têm que concorrer com títulos que foram sucessos no estrangeiro e com autores brasileiros já conhecidos e consagrados pelo público.
É muito difícil que uma editora arrisque publicar uma obra de autor desconhecido ainda que reconheça seu valor literário. E temos que considerar que, no Brasil, ainda se lê muito pouco, aumentando o risco das editoras para lançar uma obra de autor desconhecido. Essas são as principiais dificuldades para todos nós, escritores, principalmente para os estreantes.

O que tem lido atualmente?

Costumo ler cerca de uma hora por dia antes de dormir. Tenho sempre em minha cabeceira dois ou três livros de gêneros completamente diferentes, com a leitura já começada. Vão desde livros técnicos ou didáticos, passando por romances, indo até histórias em quadrinhos. Cada noite, escolho qual vou ler dependendo da minha disposição no momento.
Às vezes, leio como “leitor”, procurando por entretenimento. Outras vezes, lendo ficção, leio como “escritor” analisando as características da escrita do autor. Para tal, leio livros antigos ou lançamentos novos, autores nacionais ou estrangeiros, “best-sellers” ou livros que não fizeram tanto sucesso.
No momento, estou lendo UMA BREVE HISTÓRIA DO MUNDO de Geoffrey Blainey (Editora Fundamento) e a obra completa de IMANUEL KANT (Editora Nova Cultura).


Que dica poderia fornecer a um escritor principiante?

Primeiramente, fazer um exercício de “Conhece-te a ti mesmo”, perguntando-se por que você quer escrever um livro. Se for apenas para ficar famoso ou ganhar dinheiro, aconselho-o a procurar outra ocupação. Mas, se for pelo prazer de escrever, então sugiro preparar-se estudando gramática, redação e literatura e ler muitas obras de ficção.
E o principal: escrever com amor e entusiasmo, procurando sempre a perfeição.
Mas é preciso ser perseverante. Pois, antes de ver seu primeiro livro publicado, será inevitável passar por muitas frustrações e desalentos. É o amor pelo que você faz que o levará ao sucesso.

Quais os seus próximos projetos?

Da mesma forma que costumo estar sempre lendo dois ou três livros, também costumo escrever dois ou três livros simultaneamente.
No momento, estou escrevendo:
a) ASSIM ESCREVO MEUS ROMANCES
Este livro expõe e comenta os princípios e métodos que venho adotando para escrever histórias desde que comecei a escrever, em 2006. Tais princípios e métodos têm como origem as pesquisas e os estudos que venho realizando durante todo esse tempo, sobre a narrativa ficcional. Esta obra tem como finalidade colocar à disposição do público interessado tais métodos e princípios.
b) AO CAMINHO DE JÚLIA
Este livro é um desafio para mim, pois é o primeiro romance que escrevo narrado em primeira pessoa, pois é a personagem principal, Júlia, quem conta sua própria história. Além disso, é sempre um desafio narrar em primeira pessoa, quando o personagem-narrador é do sexo oposto ao do escritor.
Trata-se da história de uma mulher que passou por muitas adversidades da vida e, que desde a infância, foi amada por um menino com problemas de retardo mental. Ela sempre o esnobou e ele a amou até o final da vida, quando depositou uma rosa em seu túmulo, reafirmando o seu amor.
c) TIM ATLAS - AS ORIGENS
Neste romance ficará esclarecido quem era Tim Atlas antes de ter perdido a memória. A origem vegetal da Moça da Floresta. E os discutíveis métodos científicos do Doutor Ignácio para melhorar a raça humana.


CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019) e O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020). Organizadora dos livros: Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020) e Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC e colunista da Revista Conexão Literatura.

SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin, integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC e colunista da Revista Conexão Literatura.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels