quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Gio Fochi e o livro A trilha sonora de uma garota qualquer, por Cida Simka e Sérgio Simka

Gio Fochi - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Graças a um incentivo da minha melhor amiga até hoje, comecei a escrever aos treze anos, apenas porque queria algo novo para ler enquanto não completava a sequência de livros, nem sonhava em ser escritora. Depois de ter cogitado arquitetura e feito curso de biotecnologia, foi que percebi que o que gostava mesmo de fazer era escrever. Atualmente estou cursando Letras, amo as áreas da linguística e literatura, tenho intenções de trabalhar em uma editora com tradução de livros, ou apenas na área de revisão.
   
ENTREVISTA:

Fale-nos sobre o livro. O que o motivou a escrevê-lo?

Meu livro não foi uma obra de ideia repentina, já havia algum tempo que trabalhava nele sem escrever de fato. Não é minha primeira história escrita, mas foi a que me empenhei em terminar. A primeira versão do passado da personagem principal foi escrita em 2013, porém por se tratar de uma escrita infantil, resolvi escrever sobre o futuro de Gloria. Por isso, no decorrer do livro ela menciona pessoas que nem foram apresentadas ou vistas, são pessoas do passado dela.
 Uma das minhas inspirações para A Trilha Sonora de uma Garota Qualquer foi o jogo eletrônico Life is Strange, que me inspirou com as músicas maravilhosas e o ritmo good vibes. Eu queria uma história assim, que passasse paz e tivesse um foco na relação das pessoas, o assassino psicopata se tornou o clímax da narrativa apesar disso, porque eu também queria explorar esse contexto para poder passar uma mensagem no final, que fosse parecida com coisas que de fato acontecem em nossa sociedade atualmente. Além disso, acho que a escrita é uma das melhores formas de expressões, por isso eu também deixo minha opinião através da personagem, espero poder influenciar as pessoas de alguma forma a pensar diferente.
    
Como analisa a questão da leitura no país?

É triste saber que há poucos leitores no país, mas acredito que além da falta de incentivo, a falta de acesso também tem grande responsabilidade. Livros de literatura não são os mais vendidos, mas são os que mais agradam em uma leitura, as escolas poderiam incentivar melhor esse gênero, pois desperta a curiosidade e traz conhecimento tanto quanto um livro didático. Os quais quase não são utilizados em escolas públicas, eu venho de escola pública e raramente via um livro didático, principalmente nos meus últimos anos do ensino médio.
Também é devastador saber sobre o desperdício feito com esse tipo de livro, produzem milhões de exemplares, mas os estudantes nem chegam perto de ver uma página desses livros.
Eu continuarei publicando livros de literatura, ao menos assim posso incentivar pessoas ao meu redor, pois tenho amigos que nunca leram nenhum livro na vida e quiseram ler A Trilha Sonora de uma Garota Qualquer por eu tê-lo escrito. Ultimamente tenho pretensões de focar minhas compras de novos livros apenas em autores brasileiros, acredito que possa ser um passo para que ninguém desista de suas histórias, assim como eu.

O que tem lido ultimamente?


Um dos últimos livros interessantes que li foi It A Coisa, de Stephen King, como amante do terror, eu não poderia deixar esse faltar na minha lista de leitura, pretendo ler muito mais livros do autor. Gostaria de ressaltar que há alguns meses li o livro 13 segundos, da Bel Rodrigues, que também é uma pessoa que me inspira e me motiva muito a escrever. 13 segundos aborda temas atuais como revenge porn e nos faz refletir sobre isso, além de trazer uma história superenvolvente. Para ter ideia de quais serão minhas futuras leituras, vale consultar o canal no YouTube da Bel Rodrigues, pois tenho vontade de ler todos os livros de suas indicações.

Que dica pode fornecer a quem deseja ser um escritor?


Apenas comece. Não importa se você não sabe por onde, apenas escreva alguma coisa, nem que seja uma cena curta que pareceu legal em sua mente. É possível escrever o começo da história por último, eu já usei desse método e gostei dos resultados. Também é de grande valor ler muitos livros, eles dão a base da escrita que precisamos, além de servir de inspiração. Também recomendo escrever um prólogo para a história mesmo que não vá usá-lo na obra final. Prólogos sempre me ajudaram a me situar no enredo, até mesmo uma sinopse pode contribuir. Outra recomendação é fazer listas, eu costumo listar todos os acontecimentos para a história, assim fica mais fácil alcançar cada um deles.

Quais são os seus próximos projetos?


Pretendo futuramente publicar a segunda parte de A Trilha Sonora de uma Garota Qualquer, a trama acabará no segundo livro, pois a história não se estende muito, quero apenas contar a vida da personagem Gloria e como todos estão lidando com tudo o que aconteceu. O título da nova obra ainda está sendo discutido. Pretendo também publicar ainda este ano um conto chamado Amanhã na Ponte, que trata de conflitos cotidianos, mas louva o silêncio, será publicado na KDP Amazon se tudo der certo.


CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019) e O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020). Organizadora dos livros: Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020) e Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC e colunista da Revista Conexão Literatura.

SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin, integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC e colunista da Revista Conexão Literatura.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels