sexta-feira, 13 de março de 2020

A psicóloga Lourdes Possatto e sua obra, por Cida Simka e Sérgio Simka

Lourdes Possatto - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Lourdes Possatto
é psicóloga, formada em 1977, pela Universidade Metodista de São Paulo. Especializada em Gestalt-Terapia, pelo Instituto Sedes Sapientiae;  especializada em Hipnoterapia Ericksoniana, Hipnose, Alfagenia e técnicas de Relaxamento e Meditação Ativa e Passiva; também é metafísica, reikiana, e facilitadora em Biodança. Criadora do Projeto Biodança – Equilíbrio Global. Possuidora de estudos aprofundados sobre Esoterismo, Cromoterapia, Gemoterapia, Terapia Floral, Shamanismo e Terapias Regressivas. Na Rádio Mundial de São Paulo, conduziu o programa “Em Busca da cura emocional”, por dez anos. Autora do CD Ansiedade Sob Controle com exercícios para trabalhar a autoconfiança e ansiedade.

Autora dos livros abaixo relacionados, editados pela Lúmen Editorial:

EM BUSCA DA CURA EMOCIONAL – Resgatando a harmonia e o equilíbrio das emoções
É TEMPO DE MUDANÇA – Como promover a alquimia emocional e conquistar a felicidade
RELACIONAMENTOS POSITIVOS – Vença a dependência emocional e crie relações saudáveis
ANSIEDADE SOB CONTROLE – Dicas e técnicas de relaxamento, meditação, alfagenia e biodança
MEDOS, FOBIAS, PÂNICO – Aprenda a lidar com essas emoções
EQUILÍBRIO EMOCIONAL – Como promover harmonia entre pensar, sentir e agir
POR QUE SOFREMOS TANTO? – Como lidar com dramas afetivos, angústias e depressões
O DESAFIO DE SER VOCÊ MESMO – Vencendo barreiras rumo à realização pessoal
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E AUTOESTIMA – Aprenda a lidar com suas emoções e ser bem-sucedido
REENCARNAÇÃO E CARMA – Desafios evolutivos e autoconhecimento

Ampla experiência em consultório com adultos, adolescentes, casais e famílias. Ampla experiência no trato de doenças psicossomáticas, quadros de ansiedade, estresse, síndrome do pânico, depressão. Ampla experiência na condução de grupos de biodança, com o objetivo básico de trabalhar a melhoria no relacionamento e desempenho dentro do grupo; condução de grupos visando ao ensino de técnicas de relaxamento e meditação para o controle da ansiedade, estresse, medos e desconfortos psicossomáticos.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre seus livros.
A temática dos livros é sempre o autoconhecimeno, para que o indivíduo aprenda a se perceber melhor, entenda sua forma de proceder e a origem de suas crenças e comportamentos negativos e/ou neuróticos e defensivos, para, assim, ter subsídios para poder modificar suas atitudes e partir de uma maior consciência de si mesmo e da vida.

De maneira genérica, como anda a inteligência emocional das pessoas? Elas estão felizes?

Não, as pessoas não estão felizes, pois se afastaram muito de suas essências e da natureza. Na maioria das vezes os comportamentos são obviamente resultado de influências sociais, culturais, familiares, inconsciente coletivo, que acabam formatando uma personalidade que não é a verdadeira, a real. Com um quadro desse o que acontece é que a pessoa acaba desenvolvendo sintomas de ansiedade generalizada, pânico e medos neuróticos, depressões, angústias e inúmeros quadros psicossomáticos, que nada mais são do que toques da natureza avisando que as atitudes estão erradas para aquele organismo. Por isso o processo de autoconhecimento é tão essencial, para que o indivíduo possa ser encorajado a ser ele mesmo e retome o caminho da espontaneidade e alegria de viver. O indivíduo precisa aprender a valorizar-se pelo que é e não pelo que tem.

Como analisa a questão da leitura no país?

Creio que já esteve melhor. Hoje as pessoas tendencialmente estão muito envolvidas em conversas no celular, em assuntos nem tão importantes, porém corriqueiros que acabam relegando as leituras interessantes e sadias. Porém ainda há um bom número de indivíduos interessados em aprender mais e a querer ajuda a fim de melhorar em todos os aspectos da vida. As próprias insatisfações, vícios e doenças emocionais impõem essa busca.

O que tem lido ultimamente?

Como sou espiritualista, meu foco tem sido a física quântica, bem como neurociência e aspectos da espiritualidade no geral.

Quais os seus próximos projetos?

Há um novo livro quase finalizado, que deve ser lançado na próxima Bienal com o tema “Mudança de hábitos que podem  melhorar você e a sua vida” e um outro para futuro lançamento com o tema “Relacionamentos Tóxicos”.

Contatos:
e-mail: lourdespossatto@uol.com.br
facebook (Lourdes Possatto) e o blog: lourdespossattoblog.blogspot.com


CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019) e O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020). Organizadora dos livros: Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020) e Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC e colunista da Revista Conexão Literatura.

SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin, integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC e colunista da Revista Conexão Literatura.
Compartilhe:

Um comentário:

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels