quarta-feira, 11 de março de 2020

Isa Colli, seus livros e a editora Colli Books

Isa Colli - Foto divulgação
Isa Colli, de 51 anos, é escritora, jornalista e empresária. A autora nasceu em Presidente Kennedy, no Espírito Santo. Na década de 90, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde morou durante 20 anos, tendo trabalhado em algumas emissoras de rádio e TV. Atualmente vive na Bélgica com o marido.

O talento literário surgiu na infância, mas a profissionalização chegou há́ nove anos. Após descobrir um câncer e uma doença degenerativa, Isa decidiu se dedicar à literatura e não parou mais. Desde o lançamento do primeiro livro, em 2011, já publicou 16 títulos infantis, um romance e um livro de poesias. Seus livros abordam temas como sustentabilidade, respeito pelo próximo, tolerância às diferenças e valorização do consumo de alimentos saudáveis.

Isa já participou da Bienal do Rio, Bienal de São Paulo e das feiras internacionais do livro de Bruxelas, Bolonha, Lisboa e Frankfurt.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?


Isa Colli: Eu respiro literatura e poesia desde a minha infância. Fui criada no interior, na pequena Presidente Kennedy, no Espírito Santo. De família simples, fui incentivada pela minha mãe, que comprava livros e contava histórias todos os dias antes dela dormir. Através desse hábito, desenvolvi o gosto pela leitura. Comecei a escrever histórias aos 12 anos, mas a profissionalização na literatura veio há 9 anos. Após descobrir um câncer e uma artrite reumatoide em estágio avançado, decidi lutar pela vida e me reinventar. Inspirada nas histórias que ouvia da minha mãe e da experiência que acumulei no período em que trabalhei em emissoras de TV, decidi lançar meu primeiro livro: “Um Amor, um Verão e o Milagre da Vida”.
A partir dali a literatura passou a ser meu principal oficio.

Conexão Literatura: Além de escritora, você é jornalista e empreendedora, em 2018, fundou a editora Colli Books que tem um catálogo voltado à educação, com livros que abordam temas atuais, sempre conduzidos de maneira lúdica, na linguagem das crianças. Poderia comentar?

Isa Colli:  Os livros da Colli Books são feitos com muito cuidado porque entendemos que trabalhar com educação exige comprometimento e responsabilidade, já que nossas mensagens precisam influenciar de maneira positiva as crianças. Os livros abordam temas como sustentabilidade, respeito pelo próximo, tolerância às diferenças e valorização do consumo de alimentos saudáveis.

Através da literatura, de maneira lúdica, mostramos às crianças que elas podem convencer os adultos a se empenhar para resolver problemas graves que afetam o planeta, como desmatamento, escassez de água e poluição ambiental. Elas são o melhor instrumento para a transformação do mundo em um lugar mais humano, solidário e acolhedor.
Conexão Literatura: Em 2019 a editora Colli Books lançou 12 livros, sendo 6 de sua autoria. Poderia comentar sobre suas obras?

Isa Colli: Lancei em 2019 seis livros infantis, além de um de poesias (Fases Intimistas) e um romance (O Recomeço).

Entre os infantis, duas histórias são inspiradas em reis, castelos e o universo das monarquias. “O Rei está no Trono” é uma aventura do rato monarca que desaparece dentro do próprio castelo. Já em “Ulisses no Reino das Letras Douradas”, o rei é um livro antigo que tem o sonho de chamar a atenção da menina Iná.

Outro lançamento de 2019 foi “O Elefante Mágico e a Lua”, título bilíngue português - inglês, com uma versão online em árabe.

“Luke, o Macaco Atleta” mostra a importância da alimentação saudável e alerta para o aumento da obesidade infantil.

Outra novidade do ano passado foi “Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia”, que mostra os riscos do desmatamento. Fechei os lançamentos de 2019 com “O Rio Grinalda”, que fala sobre poluição ambiental e a importância da reciclagem.



Conexão Literatura: E qual a programação de lançamentos para 2020?

Isa Colli:  No início de ano, lancei o livro “Pássaro de Seda”, que ensina às crianças lições de empreendedorismo através da brincadeira de soltar pipa. Até o fim do ano, chegarão ao mercado editorial os títulos “Vivene e Florine no Fundo do Mar, “Incêndio no Museu”, “O Reino do Tempo”, “Berta e Nina” e “A Tulipa Glória e sua amiga Vitória”.

Conexão Literatura: Como deverão proceder os autores interessados em enviar um original para análise da Colli Books?

Isa Colli: Aceitamos apenas originais entregues via e-mail. O endereço é: general@colli.books.com
Não aceitamos originais em suporte físico e não devolvemos originais.
Se o seu original for aceito, a pessoa será contactada num prazo médio de 1 a 6 meses.


Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Isa Colli:  Sim. Até o fim do ano, outros cinco novos títulos chegarão ao mercado editorial, entre os quais estará um título destinado ao câncer infantil, em parceria com o Instituto Ronald McDonald.

Perguntas rápidas:

Um livro: Falsa Aurora
Um (a) autor (a): Lee Penn
Um ator ou atriz: Robert Downey Jr
Um filme: Homem de Ferro
Um dia especial: O dia do meu casamento

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Isa Colli: Escrever é um gesto solitário, algumas vezes árduo, e cada escritor lida com isso do modo como consegue. É uma entrega de corpo e alma. Na prática, é sentir, viver e tentar entender nos textos o porquê de a vida ser exatamente como ela é. Não há como escapar do destino de ser escritor!
É fundamental ter sempre em mente que a criação é um instrumento poderoso da humanidade que, ainda que esteja limitada por diversos fatores, como financeiro, alcance de público etc., é uma expressão de arte eterna que cria novos mundos, novas formas de pensar e de viver, que nos permite viajar por entre a realidade e a fantasia sem sair do lugar. O escritor não é um profissional no sentido convencional, produzido por cursos acadêmicos. Mas alguém capaz de estabelecer uma comunicação enigmática que conquista e prende a atenção do seu leitor.

Redes sociais:
Instagram: @isacolli1
Twitter: @isacolli_philip
Facebook: https://www.facebook.com/escritoraisacolli
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels