terça-feira, 3 de março de 2020

Série baseada no livro Em nome dos pais, de Matheus Leitão, estreia na HBO no dia 4 de março

Foto divulgação
Desde pequeno, Matheus Leitão ouvia as expressões "perseguição", "prisão" e "porão" sussurradas por seus pais, os jornalistas Marcelo Netto e Míriam Leitão. A assustadora palavra "tortura" apareceu bem mais tarde. Movido pela curiosidade de compreender o passado, ele passou a costurar os retalhos de uma história dolorosa. A partir do que conseguiu reunir, Matheus escreveu o livro Em nome dos pais, lançado pela Intrínseca em maio de 2017, que agora virou série documental produzida pela HBO. Com 4 episódios, a produção estreia amanhã, dia 4 de março, às 20 horas, no canal HBO Mundi.

No livro, Matheus Leitão volta à época em que Míriam e Marcelo eram militantes do PCdoB quando, em 1972, foram presos e torturados. Naquela ocasião, Míriam estava grávida de seu primogênito, Vladimir. Em nome dos pais é uma viagem pessoal e familiar, mas também a narrativa da jornada de um cidadão brasileiro que busca entender as aflições da geração que enfrentou a repressão. O autor deu início às suas investigações há mais de dez anos, analisando documentos oficiais, antes mesmo da criação da Comissão Nacional da Verdade e da aprovação da Lei de Acesso à Informação. 
Jornalista investigativo e vencedor de um prêmio Esso, Matheus entrevistou militantes de esquerda, militares e o "companheiro" que delatou Míriam e Marcelo. O livro recria o ambiente dos piores anos da ditadura e revela a identidade dos torturadores de Miriam e Marcelo. O autor conta em detalhes a trajetória dos pais no movimento estudantil, passando pelo dia em que seus caminhos se cruzaram pela primeira vez. Também descreve as circunstâncias da prisão do casal, que estava a caminho da praia, bem como o sofrimento do pai durante os nove meses em que ficou preso em uma solitária. Passado e presente se entrelaçam nesta obra que reconstitui com rigor eventos do início dos anos 1970 e, ao mesmo tempo, apresenta a emocionante peregrinação do autor atrás de respostas. É acima de tudo uma história sobre um país que ainda reluta em acertar as contas com um passado obscuro.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels