quarta-feira, 15 de abril de 2020

“Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita”, por Cida Simka e Sérgio Simka


O livro “Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita”, lançamento da Editora Mercado de Letras, de Campinas (SP), de autoria de Sérgio Simka, foi originalmente apresentado como tese de doutoramento no Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e exibe a estruturação de uma pedagogia de escrita para o ensino de Língua Portuguesa, cujo objetivo é levar o aluno a se constituir como protagonista de seu próprio discurso, ao desenvolver sua competência linguístico-textual, bem como subsidiar o professor com uma prática diferenciada em suas aulas de produção de texto.
Trata-se de tentativa de mudança à prática que vem sendo desenvolvida no que se refere ao ensino da produção textual, pois este não tem sido capaz de proporcionar aos alunos a proficiência necessária para a escrita, dados os resultados de avaliação voltados à aferição da capacidade escritora desses alunos, como o Enem, por exemplo, e pela constatação de especialistas na área de produção textual, que confirmam o mau desempenho dos alunos de nosso sistema escolar-acadêmico em relação ao ato de escrever.
O autor deseja que com este livro a capacidade para a escrita de maior número de pessoas seja expandida e, consequentemente, enaltecido o ser que a abriga.

SOBRE O AUTOR:
Sérgio Simka - Professor universitário, docente na Faculdade de Mauá (Fama) e escritor, é mestre e doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizador, com Cida Simka, da série “Mistério”, publicada pela Editora Uirapuru, composta por cinco títulos independentes, dirigida a crianças e adolescentes, cujas histórias vêm arquitetadas no sobrenatural e nas profundezas da mente.

Sobre a Editora:
A Editora Mercado de Letras surgiu no início dos anos 1990, como uma editora de Linguística, Linguística Aplicada, Leitura, Teoria Literária e áreas afins, tendo como uma de suas idealizadoras a pensadora da linguagem Maria de Lourdes Meirelles Matencio (Malu).

Focada em publicações acadêmicas, e de acordo com essa linha editorial,  hoje trabalha nas mais diversas áreas do conhecimento, com textos resultantes de pesquisas e destinados a formação continuada de professores.

Em constante preocupação com a satisfação e o respeito ao leitor inova com propostas que viabilizem sempre, e de forma permanente, a publicação de textos de alta qualidade de conteúdo e diversidade de linha de pensamento, produção editorial bem elaborada, serviços gráficos com uso das novas tecnologias e tiragens sustentáveis a partir da parceria com o projeto On Demand, da Gráfica Bandeirantes, e preços acessíveis.

Dentro deste processo contínuo, para que o livro acadêmico permaneça como uma possibilidade real, para levar ao público o resultado das pesquisas produzidas nas diversas universidades brasileiras e estrangeiras, que mantenham intercâmbio entre si, iniciou a produção digital de seus livros, o que possibilitou a disponibilidade de todos os seus títulos em catálogo e ampliou a sua capacidade de produção.

Link para a obra:

Link para a editora:

LEIA TAMBÉM:
Entrevista com Marcus Maia e o livro Psicolinguística e metacognição na escola:

Entrevista com Ada Magaly Matias Brasileiro e o livro A emoção na sala de aula:


CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019) e O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020). Organizadora dos livros: Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020) e Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC e colunista da Revista Conexão Literatura.

SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin, integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC e colunista da Revista Conexão Literatura.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels