terça-feira, 28 de abril de 2020

Vera Carvalho Assumpção e o livro “Paisagens Noturnas”

Vera Carvalho Assumpção - Foto divulgação
Vera Carvalho Assumpção nasceu e vive na cidade de São Paulo. Foi premiada em diversos concursos de contos. Criou o detetive Alyrio Cobra, paulistano que atua na cidade de São Paulo e protagoniza os livros: Paisagens Noturnas, Rigor da Forma, Peças Fragilizadas, Royal Destiny (finalista no 1º. Concurso ABERST de literatura), Serpente Tatuada, Mandalas Translúcidas e Imagem Restaurada. 
Em 2016 esteve presente na BAN Buenos Aires Negra falando sobre: Cocaína, a rainha das drogas e as investigações do detetive Alyrio Cobra. Em 2018 participou do PORTO ALEGRE NOIR coordenando a mesa “Detetives de ficção: ontem e hoje” Em 2019 participou da “Quinta Noir” na FLIPOÇOS. 2020 foi vencedora do Concurso Ecos da Literatura na categoria e-book.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Vera Carvalho Assumpção: Entrei nos meios literários ainda no final do último milênio. Escrevi diversos contos que foram premiados em concursos e foram publicados em antologias, inclusive a antologia GeraçãoSubZero. Até que resolvi me aventurar pelo romance e escolhi o gênero policial. Em 2003 foi publicada a primeira investigação do detetive Alyrio Cobra, PAISAGENS NOTURNAS pela Editora Landscape. Desde então já são 7 (sete) as investigações publicadas. Posso dizer que Alyrio Cobra já é uma série de romances policiais.

Conexão Literatura: Você é autora do livro “Paisagens Noturnas”. Poderia comentar? 

Vera Carvalho Assumpção: Como eu disse na pergunta anterior, PAISAGENS NOTURNAS foi a primeira investigação do detetive Alyrio Cobra. Em 2003, o livro foi publicado pela editora Landscape que pretendia se especializar em romances policiais. Infelizmente a editora fechou. Depois disto, Paisagens Noturnas esteve em outras editoras. Agora o Grupo Editorial Caravana vai publicar toda a coleção do detetive Alyrio Cobra. Inclusive criou o selo Cobra para fazê-lo. Paisagens Noturnas foi muito bem revisado e tem uma capa nova, muito moderna.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir sua coleção? 

Vera Carvalho Assumpção: Alyrio Cobra é um detetive que agora tem um selo e não sei quando a coleção vai terminar. Gosto muito dele e tenho em mente outras investigações para que ele mostra suas habilidades. Enquanto eu estiver viva, vamos seguindo! Quanto às pesquisas, gosto muito da história paulistana e leio muito sobre o assunto. Paisagens Noturnas se passa nos dias de hoje, mas traz também a história da Escola de Direito do Largo de São Francisco, os estudantes da época com seus poemas românticos e hábitos byronianos e as sociedades secretas que criavam.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?  

Vera Carvalho Assumpção:

Alyrio debruçou-se sobre a mesa e observou os recortes de jornal: Dois rapazes de quinze e dezesseis anos, ou seja, menores, haviam confessado o crime. Ali estavam os culpados. Havia um motivo: a professora estava forçando a expulsão de ambos da escola por participarem da distribuição de maconha. Estuprá-la ia por conta da onda de violência que assolava o mundo.
— O caso não é tão simples como parece. – A voz de Gastão era soturna. — Como já disse, minha irmã era uma desequilibrada. No entanto, sua intenção era boa e uma pessoa nesse estado é presa fácil para qualquer um! Logo após sua morte, alguém entrou no seu apartamento e revistou-o minuciosamente. Alguém está procurando alguma coisa e eu não faço ideia do que seja. Só posso afirmar que essa pessoa tem a chave do apartamento, pois não há sinal de arrombamento. Não tenho a menor ideia de quem seja, nem mesmo quantas pessoas são. Como não sei o que procuravam, tampouco sei se o que procuravam foi encontrado.
Alyrio estava tentando entender quando o indicador de Gastão pousou sobre um dos recortes.
— Observe esta menina, Melanie. Foi acusada de saber mais do que informou à polícia. Em seguida, os dois pivetes confessaram o crime e ela saiu de cena.
Ele voltou a bater o indicador sobre a foto da menina.
— Esta menina, de alguma forma, está envolvida, e é por ela que você tem de chegar às pistas e descobrir quem está por trás desse crime. Ela era amicíssima da minha irmã. Amiga demais. Estavam o tempo todo juntas. – Ele suspirou, seus olhos demonstraram a impotência da maioria das pessoas diante de mistérios. — Tenho certeza de que não foi mais um destes assassinatos que tem ocorrido com frequência nas escolas. Violência pelo controle do tráfego de drogas que minha irmã tentava obstruir.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Vera Carvalho Assumpção: O detetive Alyrio Cobra tem site www.alyriocobra.com.br e página no facebook. Eu também tenho site www.veracarvalhoassumpcao.com.br.  E a editora tem um blog, cuja última postagem foi sobre Paisagens Noturnas e Alyrio Cobra. Lá pode-se ler o primeiro capítulo e o livro está em pré-venda. 


Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta? 

Vera Carvalho Assumpção: Sempre existem novos projetos! Sempre existe uma nova investigação do detetive Alyrio Cobra sendo alinhavada. Este ano 2020 faz 100 anos que foi escrito o primeiro romance policial no Brasil. Chamava-se O Mistério e foi escrito por vários escritores. Também faz 100 anos da publicação do 1º. Romance policial de Agatha Christie: O Misterioso caso de Styles. Até o final do ano, preciso publicar uma investigação do meu detetive para comemorar estas datas tão importantes.

Perguntas rápidas:

Um livro: Difícil!!!! Leio e releio muitos livros. Os que mais reli: 100 Anos de Solidão, Boneco de Neve, A Forma da Água.
Um (a) autor (a):  Jo Nesbo; Andrea Camilleri
Um ator ou atriz: Sean Connery
Um filme: O Nome da Rosa
Um dia especial: Hoje

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Vera Carvalho Assumpção: As investigações do Detetive Alyrio Cobra vêm aumentando suas vendas e se tornando mais populares. Acredito que já tem histórias suficientes para que cada uma seja um episódio de uma série para TV. É um sonho ver Alyrio Cobra nas telas do cinema ou das TVs. Agora que toda a coleção será relançada, quem sabe é a hora do sonho se tornar realidade.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

EDITORA TREVO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels