quarta-feira, 6 de maio de 2020

Emmanuel M. A. Moreno e o livro “Intempestivo William” (Drago Editorial)

Emmanuel M. A. Moreno - Foto divulgação
Formado em História e pós-graduando em Ciências Humanas, Emmanuel M. A. Moreno tem 36 anos, é porto-alegrense de nascimento, mas já vive a mais de duas décadas em Gravataí na região metropolitana. “Intempestivo William” é a sua obra de estréia. Ele ama a literatura desde a adolescência quando pegou gosto pela leitura dos clássicos da literatura mundial. Tem como autores preferidos Edgar Allan Poe, Franz Kafka, Johann Wolfgang Von Goethe, George Orwell, William Golding, entre outros tantos autores maravilhosos, e seu estilo literário é fortemente influenciado por eles.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Emmanuel M. A. Moreno: Peguei gosto pela leitura na adolescência quando (lembro como fosse hoje), por intermédio de um amigo, tive contato com os “Sonetos” de Luís de Camões. Depois disso, comecei a procurar mais obras de literatura clássica e a escrever também sonetos. Ainda tenho alguns guardados, contudo, muitos já se perderam. Quem sabe um dia eu publique os que restaram? Tudo é possível. Sempre quando eu escrevia recebia uma chuva de elogios a respeito de minha escrita, porém, recebia esses elogios com certo ceticismo. Mas a vontade de escrever um livro sempre esteve presente enquanto lia Poe, Goethe, Kafka… até que um dia parei de me procrastinar e coloquei minha vontade em prática. Agora peguei gosto por contar histórias e terei muito mais para contar daqui por diante. 

Conexão Literatura: Você é autor do livro “Intempestivo William” (Drago Editorial). Poderia comentar? 

Emmanuel M. A. Moreno: O livro inteiro é um grande laboratório para a minha escrita e o estilo literário que eu gostaria de seguir daqui por diante. Foi onde derramei todas as minhas influências sobre o papel e testei minha capacidade de organizar ideias. Falando especificamente da história, “Intempestivo William” dialoga com aquelas pessoas que são mais comuns do que se pensa: pessoas inseguras no amor, inseguras com a vida, com os propósitos, com o presente eo futuro… E não há nada que mais desnuda a nossa insegurança do que quando nos apaixonamos: O amor nos deixa vulneráveis às intempéries do mundo e, quando a pessoa que se apaixona tem tendência a amplificar essa insegurança e vulnerabilidade, esse amor pode se tornar mais prejudicial do que agregador, o que pode ser fatal.     

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir sua obra? 

Emmanuel M. A. Moreno: Posso dizer que as pesquisas foram feitas através de todas as leituras que fiz e que foram alimentando a minha vontade de escrever. Como todos aqueles que gostam de ler bem sabem, a literatura desenvolve a criatividade e chega uma hora que as ideias anseiam por serem externadas. Com relação ao tempo de conclusão da obra, lembro que tive que parar de escrever enquanto fazia minha graduação em História. Nesse período conseguia escrever esporadicamente, considerando que tinha que dar mais atenção aos conteúdos da faculdade. Por isso, calculo que a obra demorou uns quatro anos para ser completada.   

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em um dos seus livros?  

Emmanuel M. A. Moreno: “Existem tantos Willians em tantos outros lugares por aí, com suas almas sensíveis e seus peitos feridos, que resolvi compartilhar essa história da qual fui testemunha. Talvez com isso ela encontre um ombro amigo onde possa repousar sua tristeza, porque os momentos felizes são apenas uma parcela diminuta da tragédia da vida, e ela, na maioria das vezes, com toda sua intensidade de emoções, proporciona angústia e solidão aos poucos espíritos livres que, por acaso, ainda existam.”

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir os seus livros e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Emmanuel M. A. Moreno: Sempre oriento aos leitores interessados a buscarem a obra pelo site da editora: www.dragoeditorial.com , pois ela tem parceria com os Correios e o frete sai muito mais em conta através do PAC. Mas, para quem preferir outros meios, a obra também é encontrada no site das Americanas, Casas Bahia, Extra, Submarino, Mercado Livre e, muito em breve, na Amazon. Estou pensando em fazer um blog ou um site para divulgar meus trabalhos, ainda não decidi. Por enquanto deixo minhas redes sociais para o pessoal se informar de alguma novidade: https://www.facebook.com/emmanuel.moreno.9256 , ou então sigam @emmanuelmorenogtirs no instagram. 

Conexão Literatura:

Emmanuel Moreno: Já tem um livro novo prontinho que está nas mãos da editora. Ele se chama “Amarelo, Verde e Vermelho” e sua previsão de lançamento é para outubro, mas não sei se não vai atrasar um pouco por conta de tudo que está acontecendo no mundo por esses meses. Como eu gosto de me dedicar a um projeto de cada vez, e sempre dedico um tempo de preparação para um próximo trabalho, agora estou em um período de absorção de conteúdos através de leituras, filmes, pinturas, enfim, artes em geral. Afinal, para se fazer arte tem que se apreciar arte!

Perguntas rápidas:

Um livro: O Processo.
Um (a) autor (a): Franz Kafka. 
Um ator ou atriz: Robert De Niro.
Um filme: Sociedade dos Poetas Mortos.
Um dia especial: Um dia em que estou reunido com a família e com os amigos.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Emmanuel M. A. Moreno: Que a literatura possa continuar a nos levar a lugares onde o cotidiano não nos leva. Que a leitura possa continuar nos esclarecendo sobre questões sustentadas pela desinformação. E que a arte possa continuar nos oferecendo ilusões porque, na vida, só realismo não basta.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

EDITORA TREVO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels