segunda-feira, 25 de maio de 2020

Literatura para os pequenos: dicas para criar o hábito de ler

Eliane Zandonade - Foto divulgação
O hábito de leitura deve ser incentivado desde cedo e a escritora Eliana Zandonade dá algumas dicas de como começar

A leitura, indispensável para o desenvolvimento, deve ser incentivada desde bem cedo. Nesse momento de quarentena, com as escolas fechadas e com aulas apenas virtuais,  trazer o universo dos livros para dentro de casa pode ser uma ótima ideia para facilitar o ensino.

“É por meio da literatura que podemos despertar nas crianças a ludicidade e a curiosidade tão importantes para o aprendizado em todas as áreas”, explica a escritora e contadora de histórias Eliana Zandonade.

Uma das dicas da escritora, que também é professora de estatística da Ufes, é ler para os pequenos, e para iniciar esse hábito não é preciso inventar histórias, ela sugere que os familiares contem suas próprias histórias.

“Você pode transformar esse momento em uma reunião de toda a família, comece pegando uma caixa de fotografias antigas e mostre fotos suas quando criança e conte sobre o dia em que a foto foi tirada ou conte casos antigos da família, todos tem uma história curiosa para contar”.

Outra dica é incentivar o contato físico com os livros e prefira obras com imagens e ilustrações que vão prender a atenção dos pequenos. Na hora de escolher os livros infantis, pense em temas que já são do interesse da criança e fazem parte do seu universo, assim ela vai se identificar mais facilmente com a história. 


Eliana Zandonade também aconselha usar a tecnologia, há muitos canais no youtube que se dedicam a contação de história. Uma sugestão é o perfil no Facebook “Histórias de todos os cantos” - https://www.facebook.com/historiasdetodososcantos/ -, que reúne contadores de historias do Brasil todo fazendo lives. E a Biblioteca Municipal de Vitória também está com um projeto para incentivar a leitura durante o período de isolamento, a cada semana, três contadores de histórias trarão uma narrativa para que os pais possam ouvir e interagir de forma lúdica com as crianças no canal no youtube: https://bit.ly/viagempelaliteratura.

“Aquela ideia antiga de se reunir em volta da fogueira para contar história está voltando, mas de uma outra forma. Às vezes a família se reúne para assistir uma contação de história, outras vezes os pais assistem essas cotações para depois reproduzir para os filhos”, afirma Eliana Zandonade.
A leitura estimula a criatividade e a imaginação, contribui para a ampliação do vocabulário, melhora a escrita e desenvolve o senso crítico e a empatia, pois a criança tem contato com realidades diferentes das dela. Pensando nisso, conheça algumas das obras da Eliana Zandonade, que estão disponíveis em sua loja virtual

• “Beijo de boa noite”: de zero a 6 anos
Chegou a hora de dormir e Alex quer ficar mais um tempinho acordado com sua mãe. Descubra como a imaginação do menino tornou o beijo de boa noite em uma grande aventura. 

• “O mundo colorido de Lides”: a partir de 5 anos.
Você já sonhou colorido? E seu sonho tinha cheiro?  Esta aventura de Lides no dia do seu aniversário vai nos levar ao mundo dos sonhos coloridos e perfumados.

• “Nuvens de Algodão e Chuva de verão”: a partir de 2 anos.
Um observador atento por detrás da janela vê acontecer coisas estranhas num dia quente de verão. Você está convidado a viajar com ele no mundo da imaginação e descobrir como criar nuvens de algodão e fazer cair chuva de verão.

• “Era uma vez um quintal”: a partir de 1 ano
Era uma vez um quintal conta a história de um casal de vó e vô que acompanhou a transformação do seu quintal pacato e sem vida em um local de arte e animação. É um livro para ler e brincar, pois os personagens viram brinquedos artesanais que podem ser feitos pelas próprias crianças, com moldes e manuais. Venha conhecer Tonico, Arnaldo, Azulão, Laura e Joana e se divertir com eles! Era uma vez…

• “Para além do Quintal”: a partir de 2 anos.
Este livro é uma nova aventura dos bichos do livro anterior Era uma vez um quintal: Tonico, Azulão e Arnaldo. Um portão aberto e um bicho curioso decide viver uma grande aventura para além do quintal. Quem será que fugiu? E será que ele vai voltar? É um livro para ler e brincar, pois os personagens viram brinquedos artesanais. Não deixe de embarcar nesta incrível viagem!

• “Uma bela noite”: a partir de 5 anos. Poesia
Uma bela noite apresenta, com muita poesia, uma viagem pelo céu. Embarque conosco neste passeio cheio de surpresas e encantamento.

• “Bina e o peixe pelado”: a partir de 3 anos
Ao pescar um peixe pelado, a menina Bina descobre um grande segredo escondido no alto de uma montanha. Entre nesta aventura de cores e fantasia e deixe Bina te guiar pelas surpresas encontradas no caminho.

Sobre a escritora:

Eliana Zandonade, professora Titular de Estatística do Departamento de Estatística da UFES, formada em Matemática e Estatística. Contadora de histórias para crianças de todas as idades, conta histórias em escolas e bibliotecas e faz parte do grupo Chão de Letras, de contadores de história. Publicou 7 livros infantis.
Facebook: “Que história é essa com Eliana Zandonade”: https://bit.ly/elianazandonade
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels