segunda-feira, 8 de junho de 2020

Adolfo Vasconcelos de Albuquerque e o livro Paris. Luzes e Sombras no Coração da Europa (Drago Editorial)

Adolfo Vasconcelos de Albuquerque - Foto divulgação
Adolfo Vasconcelos de Albuquerque é médico e escritor alagoano, graduado pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e pós graduado em Neurologia pela UFF (Universidade Federal Fluminense).

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Adolfo Vasconcelos de Albuquerque: Acho que todo escritor é um ávido leitor, ou, ao menos, deveria ser. Depois de ler alguns clássicos, de degustar a maestria de grandes autores, senti a necessidade de escrever, de me expressar através das palavras escritas. E tenho a satisfação de ter produzido um livro que eu gostaria de ler, que reflete meus pensamentos, minhas ideias, meus interesses e, em parte, minhas vivências. “Paris. Luzes e Sombras no Coração da Europa” tem muito de mim, daquilo que aprendi e experimentei em anos de leitura, daquilo que eu entendo por literatura, é um livro que instrui, mas também que instiga o leitor, que desafia a pensar e a imaginar, que traz resposta, mas também desperta dúvidas. 

Conexão Literatura: Você é autor do livro “Paris. Luzes e Sombras no Coração da Europa” (Editora Drago). Poderia comentar? 

Adolfo Vasconcelos de Albuquerque: Trata-se de um romance histórico ambientado na França do fim do século XIX e do início do século XX. O lapso temporal abraçado pela ficção vai de 1871 (fim da Guerra Franco-Prussiana) até o fim da Primeira Guerra Mundial. Descreve o furor espiritual, econômico e científico que faz de Paris o farol cultural da Europa (no fim do século XIX) até o início da Grande Guerra que faz a França (e todo o continente europeu) mergulhar nas sombras de uma tragédia sem paralelo até então. A trama ficcional é marcada pelos conflitos psicológicos do personagem principal (André), as culpas, as dúvidas, as experiências felizes e traumáticas transportam os personagens através das mais variadas sensações, a cada página, deparamo-nos com os extremos das emoções humanas, com surpresas e reviravoltas, com a felicidade e com o desespero, com o altruísmo e com a mesquinhez, enfim, somos confrontados com um espelho que reflete a complexidade da alma humana. O livro também nos permite conhecer um pouco da história de lugares e monumentos que hoje fazem parte do subconsciente do mundo ocidental: a Catedral de Notre-Dame de Paris, a Torre Eiffel, o Palácio do Louvre, o Arco do Triunfo (dentre muitos outros). Também nos deparamos com episódios curiosos/históricos que nos colocam em contato com personagens de primeira grandeza: Napoleão Bonaparte, Victor Hugo, Claude Monet, Francisco I, Allan Kardec, Joana D’Arc, Leonardo da Vinci, etc. Meu objetivo, ao escrever esse livro, foi convidar o leitor para uma viagem pelos porões obscuros e tumultuados da mente humana e pela história da França, com a esperança de instigar e de deleitar aqueles que aceitarem esse singelo convite.   

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro? 

Adolfo Vasconcelos de Albuquerque: Levei cerca de 6 meses para escrever, a história, após os primeiros capítulos, passou a brotar com facilidade assustadora, os eventos foram se sucedendo tão naturalmente que não tive alternativa, o livro sabia o que queria de mim. O resultado final foi bem diferente do que eu havia imaginado antes de começar a escrever, mas, após o ponto final, ficou claro que não poderia ter sido de outra forma.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?  

Adolfo Vasconcelos de Albuquerque: Certamente os conflitos psicológicos do personagem principal e os desdobramentos surpreendentes da história são o ponto forte do romance. Também destaco a parte final do livro em que nos deparamos com os horrores da Grande Guerra (Primeira Guerra Mundial) sob a óptica de quem lutou pela própria vida e pela liberdade da França em tempos sombrios.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Adolfo Vasconcelos de Albuquerque: O livro está disponível no site da Editora DRAGO (clique aqui). O e-book está disponível na AMAZON (espero logo ter o livro físico também disponível por lá). 

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta? 

Adolfo Vasconcelos de Albuquerque: Tenho um segundo livro pronto desde 2019 e em fase inicial de publicação, espero logo estar comentando sobre esse novo trabalho na Revista Conexão Literatura.

Perguntas rápidas:

Um livro: O FÍSICO (de Noah Gordon, publicado pela Editora Rocco)
Um (a) autor (a): Victor Hugo
Um ator ou atriz: Gérard Depardieu (em Os Miseráveis)
Um filme: Meia Noite em Paris
Um dia especial: Só posso pensar em DOIS dias especiais, quando nasceram minhas amadas filhas

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Adolfo Vasconcelos de Albuquerque: Gostaria de cerrar fileiras em defesa do hábito de ler, de degustar bons livros. Acho que a literatura precisa ser incorporada com persistência e paciência na rotina especialmente dos jovens, não é fácil disputar espaço com os smartphones, com os tablets, com os apelos luminosos da comunicação digital (das redes sociais repletas de emojis), mas talvez não seja preciso competir, não é necessário estimular o embate entre a velha literatura e as novas mídias, há espaço para quase tudo e para quase todos nos nossos tempos. Um bom livro sempre terá seu papel, sempre será útil, sempre fará parte da construção de uma sociedade mais consciente, capaz de recordar do passado e de edificar um futuro mais próspero e calejado pelas vicissitudes e pelas glórias registradas na História (e testemunhadas pelas páginas palpáveis e folheáveis dos livros).  
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels