quinta-feira, 11 de junho de 2020

Antônio Nogueira da Silva e o livro Baú de Sonhos

Antônio Nogueira da Silva - Foto divulgação
Antônio Nogueira da Silva nasceu em 22 de outubro de 1972 em Pacatuba-CE. Em 1980, veio com a família para o município de Palhano, onde reside até hoje. Estudou em escolas públicas e formou-se em Letras pela UECE-FAFIDAM (2005). Cursou Pós-Graduação em Metodologia de Ensino para Educação Básica (2010). Exerce o magistério desde a década de 90, lecionando em escolas municipais; foi aprovado em concurso público estadual, em 2003, ministrando aulas desde então na E.E.M. José Francisco de Moura. Iniciou sua vocação literária escrevendo poemas a partir de 1994, tendo como leitores e “críticos literários” seus próprios amigos. Em novembro de 2019, publica através da Editora Saramago (selo da Editora Albatroz), o livro de poemas “Baú de Sonhos”, realizando seu grande desejo: ver suas poesias publicadas e transformar-se, a partir da própria escrita, num incentivador da leitura e, por conseguinte, da escrita.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

A. Nogueira Silva: Tudo iniciou com a leitura. Embora sendo de família humilde, meus pais sempre me incentivaram ao estudo. E após aprender a ler, a curiosidade leitora me instigou a ler um antigo livro de minha mãe, intitulado “Antologia Nacional” (livro incompleto que continha um misto de trechos em prosa e poesia de autores portugueses e brasileiros). Esse foi meu primeiro contato com os grandes mestres da literatura. Após essa descoberta, passei a ler diversos gêneros literários da Biblioteca Municipal e dos colégios onde estudei (embora o acervo dessas bibliotecas fosse muito aquém do desejado!). Outra fonte literária foi a coleção “Tesouro da Juventude”, que uma amiga me emprestou e eu devorei cada volume com ansiedade e prazer, lendo alguns contos e  resenhas de obras-primas da literatura brasileira e estrangeira. Paralelamente às leituras, iniciei rabiscando alguns poemas, que ia mostrando aos amigos mais próximos e guardando em velhos cadernos. Destaco também, como fator importantíssimo nessa minha formação leitora, os concursos literários e artísticos que participei em minha cidade, promovidos pelas secretarias de Educação e Cultura, que muito contribuíram para meu conhecimento literário e  como uma forma de incentivo para continuar escrevendo e sonhando com a publicação de meus trabalhos.

Conexão Literatura: Você é autor do livro “Baú de Sonhos”. Poderia comentar?

A. Nogueira Silva: Meu livro “Báu de Sonhos”, como o próprio título já indica, simboliza exatamente a realização do grande Sonho de publicar meus velhos poemas, guardados por décadas na gaveta. Hoje, o sonho se concretizou nesse livro de poemas “tecido de sonhos”, que apresenta, através de seus versos, as lembranças, os sonhos, os desejos, as memórias, as cenas relevantes da infância e adolescência daquele menino-poeta, que desde cedo apresentou grande aptidão e curiosidade literárias. Esse é o meu “Baú de Sonhos”, um livro de poesias que, em minha concepção, agrada “gregos e troianos”, pois o mesmo contém estilos clássicos e modernos (indo do soneto ao haicai), apresenta tipos diferentes de poemas, quanto a rima (contendo poemas rimados e de versos brancos), além da diversidade de temáticas poéticas. Em meu texto de contracapa declaro que toda essa temática e diversidade deste Livro-Sonho está bem emaranhada “[...] no tecido da Memória, nos pensamentos e sentimentos pintados com o pincel-vivo da Vivência e da experiência de cada dia.”


Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

A. Nogueira Silva: A principal fonte de pesquisa foi a leitura (e diga-se de passagem, muita leitura!). Li e reli os grandes nomes da poesia clássica e moderna (do parnasianista Bilac ao moderníssimo Drummond!). Li bastante poesia para poder iniciar a produção de meus primeiros poemas. Iniciei escrevendo na década de 90 (meus primeiros poemas datam de 1994); depois fui guardando meus esboços poéticos, relendo, revisando, reestruturando versos e estrofes, trocando um título ou coisa assim. Durante essa fase, pesquisei, incansavelmente, por concursos literários (até cheguei a participar de alguns!). Em minhas pesquisas, ia deixando meu contato de e-mail, até que em 2019, encontrei uma seleção da Editora Saramago para novos autores e então apostei na ideia e corri atrás. A conclusão do livro não demorou muito, pois o mesmo já estava praticamente escrito, os poemas só necessitavam de uma revisão; escrevi apenas doze poemas novos para complementar o livro. No geral, na fase final, posso assegurar que mais ou menos, em seis meses, consegui realizar o grande desejo da publicação de meu livro “Baú de Sonhos.”

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?

A. Nogueira Silva:  Ao invés de destacar um trecho irei mencionar e comentar títulos de alguns poemas que são marcantes nessa obra poética e em minhas reminiscências: 
LEMBRANÇAS, o primeiro poema do livro, que trata da saída de minha família de nossa terra natal; 
IMPRESSÃO POÉTICA, remetendo-me à infância e a inspiração poética e mágica do sertão cearense; 
OS FANTASMAS DA CASA GRANDE, ilustrando os medos de um menino diante da imensidão de um casarão de fazenda e refletindo nossos “fantasmas” e medos pessoais;
VEREDAS, o saudosismo de uma época em que a juventude foi protagonista de sua própria história; 
NOITE DE SÃO JOÃO, as lembranças e as saudades do passado, que continua vivo e atual.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho 
literário?

A. Nogueira Silva: Para adquirir o livro, o leitor poderá entrar diretamente em contato com a loja virtual e comprar seu exemplar através dos sites a seguir: https://loja.editoraalbatroz.com.br/bau-de-sonhos https://www.americanas.com.br/produto/1661865239/bau-de-sonhos .
Com relação a informações sobre o autor e seu trabalho literário, quem tiver interesse poderá visitar os espaços virtuais de meu Facebook (antonionogueiradasilva) e Instagram (@prof.antonionogueira). Aliás no instagram, tem algumas postagens com trechos de poemas que mostrará ao leitor um pouco sobre minha poesia, através das temáticas e estilos apresentados nesse espaço virtual.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

A. Nogueira Silva: Existem. Porém, ainda apenas no campo das ideias; está tudo ainda no papel, apenas dei alguns passos na direção do Sonho. No geral, tenho três ideias de projetos literários: um livro de MEMÓRIAS (já tenho alguns poucos textos escritos e alguns títulos no papel), um livro de CONTOS (ideia de recolher contos populares de minha região e reescrevê-los, dando uma repaginada) e um ROMANCE (já tenho três temas, alguns dados de pesquisa temática e estou realizando um curso de “Escrita Criativa”, voltado para a escrita do gênero romance). 

Perguntas rápidas:

Um livro: O Guarani, de José de Alencar
Um (a) autor (a): Machado de Assis 
Um ator ou atriz: Elizabeth Savalla
Um filme: O Auto da Compadecida (2000)
Um dia especial: Chegada do livro “Baú de Sonhos” em minhas mãos, meu Sonho publicado e realizado.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

A. Nogueira Silva: Quero agradecer a todos que, direta ou indiretamente, me ajudaram na realização de meu sonho: a publicação de meu livro de poesias. Aproveitando o ensejo, quero também me dirigir a todos aqueles que sonham e desejam realizar seus sonhos: acreditem em si mesmos e não meçam esforços para realizá-los, pois todos nós podemos e devemos Sonhar. O Sonho é o início da caminhada para a realização pessoal. Terminarei deixando meu recado em forma de versos:

“Sonhar com os pés no chão
Evitando o devaneio, a ilusão
Caminhar buscando Realização...”
Compartilhe:

2 comentários:

  1. Fiz a leitura do livro do Nogueira e achei fantástico seus poemas. Conta suas vivências em versos que nos remete viver também aqueles momentos em nossas lembranças.
    Parabéns Nogueira .

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels