quinta-feira, 18 de junho de 2020

Professora universitária recebe Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil por excelência

Aline Abreu com livro - Crédito: Fabricio Brenner
São Paulo, junho de 2020 – Aline Abreu, professora universitária do curso de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, localizada na capital paulista, foi a vencedora do Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil 2020 por excelência em seu trabalho como escritora e ilustradora do livro “Quase Ninguém Viu”, lançado em 2019, que traz questões que permeiam a existência do ser humano, entre as quais: de onde viemos? Quem são nossos pares e família? E quem estará sempre conosco? Todos esses questionamentos são feitos por um sapinho de bromélia. Quando se perde na mata ainda bebê o pequeno é acolhido por uma nova família com a qual vive feliz enquanto sente crescer o desejo de encontrar sua origem.

“Conquistar um prêmio é sempre um estímulo a seguir naquilo em que se acredita, principalmente em um ambiente de produção cultural que pouco tem recebido incentivos como acontece em nosso país. Nesse cenário, a importância das pequenas editoras é imensa, pois são elas que costumam apostar em projetos autorais como o meu. É por isso também que sou muito grata pela parceria com a Jujuba Editora”, destaca Aline Abreu.

Antes mesmo de ser lançado, o projeto do livro ganhou o Prêmio João-de-Barro de livro ilustrado, objeto em que texto, imagem e projeto gráfico se relacionam sem que se possa dissociá-los. Desde que ingressou profissionalmente na literatura infantil, a professora universitária já contabiliza nove livros que demonstram seu olhar atento aos pequenos leitores. A autora destaca “Quase Ninguém Viu”, “Menina Amarrotada”, ambos da Jujuba Editora, “Este não é o presente que pedi”, da Editora Melhoramentos, "Cheirinho de Talco", Editora Autêntica, e seu último trabalho “Mágica: Nina e Ludovico”, também da Jujuba Editora.

Em paralelo ao seu trabalho literário, Aline Abreu também dedica seu tempo em sala de aula como professora de graduação do curso de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. O foco em sala de aula é levar os alunos a pensarem a ilustração como linguagem, tendo como ponto de partida a produção contemporânea de livros ilustrados. Partindo de propostas práticas em ateliê, que avançam em direção ao desenvolvimento dos projetos pessoais de alunas e alunos, teorias da arte, da literatura, da ilustração e do design gráfico são mescladas para dar conta das complexidades de uma expressão artística de natureza híbrida.

Sobre o Troféu Monteiro Lobato

Criado em 2012, o Troféu Monteiro Lobato leva o nome daquele que é considerado o patrono da literatura infantil no Brasil. Tem com o propósito de condecorar a obra de autores, voltados para o público infanto-juvenil, que se destacam na difusão do hábito da leitura pela qualidade de suas obras. A seleção é feita por um júri composto por pedagogos, jornalistas, bibliotecários, donos de livrarias, professores e outros profissionais ligados à literatura.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels