sexta-feira, 3 de julho de 2020

Isabela Pamelli Martins e o livro “Bye Bye Brasil. Hello America!”


Isabela Pamelli Martins estudou na Escola Americana do Rio de Janeiro e formou-se em História e Antropologia pela Universidade do Texas, em Austin. Ela é professora virtual de inglês, francês e português para estrangeiros, pela Berlitz  nos E.U.A.  Estudou literatura na Aliança Francesa de Paris e trabalhou para a Berlitz em Lisboa e Berlim. Atualmente divide o seu tempo entre o Texas e a Flórida, com o marido e seu chihuahua resgatado do abrigo de animais. 

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário 

Isabela Pamelli Martins: “Bye Bye Brasil. Hello America!” é o meu terceiro e mais recente romance (publicado no final do ano passado). Meu primeiro livro, “Copadrama - Uma Tragicomédia Brasileira”, (publicado em 2009) é uma sátira bem humorada da sociedade brasileira, com alguns “tipos” bem característicos e, às vezes, bastante absurdos.  Os dois livros são inspirados em pessoas reais que conheci em um determinado momento em minha vida. 
Meu avô, Romeu de Avelar (1893-1972)  era escritor e foi jornalista em Alagoas e posteriormente no Rio de Janeiro.  Apesar de ter falecido quando eu ainda era criança,  penso que devo ter herdado dele minha “veia literária” , assim como o meu  interesse e paixão  por literatura, história e línguas (em especial, a francesa). 

Conexão Literatura: Você é autora do livro “Bye Bye Brasil. Hello America! - Histórias de Imigrantes Brasileiros na Era Trump”. Poderia comentar? 

Isabela Pamelli Martins: Como mencionei acima, o livro é baseado em pessoas e eventos reais. Ele conta a história de alguns imigrantes brasileiros que conheci aqui nos E.U.A., onde vivo há quase duas décadas.  São histórias de garra, de perdas, de determinação e também de sucesso. Trata-se de um romance contemporâneo, que mostra bem o que é viver nos E.U.A. (principalmente como imigrante) durante o governo de Donald Trump. 

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro? 

Isabela Pamelli Martins: As pessoas e as histórias relatadas no livro, eu já conhecia há algum tempo; em alguns casos, há alguns anos.  Minha pesquisa mais “formal’, foi principalmente no que diz respeito à política de imigração do governo de Donald Trump – um tema importante e muito presente em toda a história. “Bye Bye Brasil. Hello America!” foi escrito durante o verão e outono passado (em 2019), quando passei seis meses no Texas, onde resido parte do ano. Sempre que estou lá, sinto muita saudade da Flórida. Então, escrever a história (que se passa na cidade de Saint Augustine) foi uma maneira de voltar (senão fisicamente, ao menos mentalmente...) para o meu querido Sunshine State .  

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?  

Isabela Pamelli Martins: Um de meus capítulos preferidos é aquele em que a Sofia segue para a praia com o seu livro e o seu cão.  “Uma praia, um livro e um cão...” é o título. 
Aquela parte do seu dia é o que a “energiza, imuniza contra a depressão e, de quebra, a ajuda a se manter em forma”. 
Naquele momento, ela reconhece que tem tudo o que precisa para ser feliz: uma praia, um livro e um cão.
Pode ser pouco para muita gente, mas para ela, é o que lhe basta.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Isabela Pamelli Martins: Todos os meus livros estão disponíveis pela Amazon.
Nos E.U.A. e em alguns países da Europa, eles estão disponíveis em Kindle (e-book) e também em paperback (livro impresso), pelo site da Amazon local. 
Já no Brasil, no momento o “Bye Bye Brasil. Hello America!” está disponível somente em sua versão em Kindle (E-book).
O livro também tem sua própria página no Facebook “Bye Bye Brasil. Hello America”, onde eu posto várias fotos dos lugares mencionados na história (na bela cidade histórica de Saint Augustine, na Flórida), assim como alguns trechos do livro. 

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta? 

Isabela Pamelli Martins: Penso que o meu próximo livro será  de culinária! (*risos) Nele, eu pretendo compartilhar algumas receitas que criei durante esta época de Pandemia. Gosto muito de cozinhar e nestes tempos de confinamento, acabei criando novos pratos, uma vez que não estamos saindo para comer fora.   Tudo muito saudável e colorido, para ajudar a levantar o astral e reforçar o sistema imunológico. 

Perguntas rápidas:

Um livro: “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen. (Adoro finais felizes!)
Um (a) autor (a): Jane Austen
Um ator ou atriz: Tom Hanks
Um filme: “Cantando na Chuva” 
Um dia especial: Um lindo final de tarde, na minha praia preferida, em ótima companhia e, é claro, com o meu cão.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Isabela Pamelli Martins: Apenas com a expressão que termina o livro, “Bye Bye Brasil. Hello America!”: Carpe Diem!  
Compartilhe:

7 comentários:

  1. Aparentemente o site não está recebendo/postando comentário dos leitores...

    ResponderExcluir
  2. Comentário na postagem funcionando perfeitamente (teste).

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Fazendo postagem de teste no formulário. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Li o livro Bye Bye Brasil e amei! A gente lê rapidinho, por que se envolver com os desafios e alegrias dos imigrantes do nosso país vivendo nos EUA.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela entrevista!Muito boa!

    ResponderExcluir
  6. Surpresa por conhecer um pouco mais de você, Isabela. Egberto e Isolda sempre comentam sobre seus trabalhos aí nos status, mas nunca falaram que também era escritora. Fiquei surpresa e curiosa para ler seus livros...em português, de preferência. Abraços e parabéns pelo sucesso !

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels