quarta-feira, 15 de julho de 2020

Plataforma de literatura tem como objetivo fazer circular obras literárias produzidas por escritores independentes


A Ibi Literrário é uma plataforma de literatura que tem como objetivo fazer circular obras literárias produzidas por escritores independentes, de forma totalmente independente. A ideia surgiu a partir da constatação de que são poucos os canais de distribuição de obras literárias publicadas de forma totalmente independente. Grande parte destes escritores financiam seus próprios livros, às vezes até sem selo editorial, mas encontram dificuldade de os fazerem chegar ao público. Assim, a IBI se coloca ao mesmo tempo como uma vitrine, uma loja e um espaço itinerante voltado exclusivamente para esta literatura completamente independente.

Esta plataforma pretende aliar a demanda de circulação destas produções com as oportunidades, participando de ações como Feiras do Livro, eventos literários em geral, festivais culturais e exposições levando seus escritores parceiros há diversos espaços, formatos e países. O projeto irá manter e gerir uma plataforma de vendas online como contributo ao cumprimento do seu objetivo principal- fazer circular a literatura independente. Atenta à necessidade de internacionalização da literatura como forma de crescimento cultural, uma estratégia de atuação é a criação de um corredor literário entre países da CPLP (Comunidade de Países da Língua Portuguesa), começando por uma linha cruzada entre Brasil e Portugal, para logo na sequência expandir para os demais países membros. Com slogan: terra de quem cultiva a literatura, a IBI é um espaço voltado exclusivamente para o universo literário e seus desdobramentos, se tornando uma ponte entre o leitor e o escritor.
Estratégia de desenvolvimento: Toda estratégia de marketing, comunicação, desenvolvimento e atuação dar-se-á a partir do nicho LITERATURA INDEPENDENTE. O primeiro levantamento se fez no sentido de confirmar a ausência de espaços para esse público alvo específico, através de participações em feiras e eventos literários pelo Brasil. A estratégia agora é criar uma vitrine online e física, através da formação de uma rede de apoio
conjunta à IBI com outras livrarias e escritores independentes, fortalecer o canal de veiculação a partir das redes sociais, lançar o site eletrônico de vendas com os primeiros livros, angariar público alvo, promover sorteios como forma de manutenção dos logaritmos e atualmente, executar o edital de chamamento.
Através de um edital público, convidamos 120 escritores independentes a se ligarem ao projeto para construírem o acervo da plataforma de vendas, com devido contrato e medidas regulamentares. A startup, irá organizar também via mesmo edital uma chamada para participação da primeira feira de exposição da IBI em parceria com Associação Código Simbólico que será a Feira do Livro do Porto em Portugal em Agosto de 2020.

Fundadoras: A IBI Literrário é uma empresa social criada em 2020 por quatro mulheres incríveis: Jiulia Castro, Bia Ayumi, Azula Marinho e Carola Castro, jovens de histórico acadêmico e profissional distintos que se juntaram na vida para desenvolver projetos de impacto. Há 4 anos a equipa (como carinhosamente se chamam) construíram juntas a Nonada Criações, uma produtora cultural que levou a muitos cantos do Brasil e do mundo apoio e impulsionamento cultural prestando assessoria a muitos grupos de artistas das diversas artes com artistas circenses, profissionais do Teatro, Bandas de Música e artistas da música em geral e Literatura, só em projetos culturais a produtora desenvolveu mais de 50 projetos nos dois primeiros 2 anos. Produziu e participou de vários encontros culturais de impacto, como a participação na FLIPEI- Festa Literária pirata das editoras independentes-Paraty 2019; Festival BH Stone: Garagem Rock Festival/Belo Horizonte- 2018-2019; Palco Rock Virada Cultural de BH/2019; 2ª Mostra Inminas de Teatro/ Sete lagoas, Pará de Minas e Teófilo Otoni- 2019; Assessoria de Fundação da Cooperativa Inminas de Teatro /Minas Gerais-2019; Mostra Puxadinho/Belo Horizonte-2019; Curadoria do programa O Melhor de cada idade-MDCI- O Timoneiro- 2017-18; Cooperação do núcleo de projetos da Cidade do Circo- Minas Gerais- 2017/18/19, Gestão do projeto de Lei de Incentivo a cultura de Contagem- Livro No Sertão Azul-2017-18, Criação e concepção da EMA- Escola Metropolitana de Agroecologia-MG junto com a Fundação Caio Martins; Apoio e desenvolvimento da 2ª Semana Agroecológica do Assentamento Egídio Brunetto/ Lagoinha-SP, entre tantos outros projetos de cultura e cidadania que somaram-se a incríveis sorrisos. E dentro desse largo escopo de atuação nasceu a ideia da IBI Literrário partindo da percepção do hiato que existe entre projetos de literatura que muitas vezes são financiados por leis de incentivo e fomento, ou pelos próprios escritores e que depois não encontram espaço de circulação.

Divulgação: criamos nossas redes sociais dia 30 de junho e já atingimos mais de 800 seguidores no instagram, mais de 1000 visualizações por dia no site e outros. Nosso edital de chamamento ficará aberto até o dia 24 de julho, a inscrição é totalmente gratuita e cada proponente pode inscrever quantas obras desejar. O autor só precisa ser maior de 18 anos, apresentar documentos pessoais e ter a obra (já publicada) em mãos.
Quais os resultados deste edital? Nós vamos criar nossa plataforma de vendas online pelo site www.ibiliterrario.com com 120 escritoras e escritores, entre 60 livros impressos e 60 e-books. Os selecionados participarão da Feira do Porto em Portugal, além de participarem de uma gravação de curta metragem para o nosso canal no Youtube. A ideia é fazer circular literatura independente em todos os países da CPLP, unir escritores e leitores, editores e ilustradores no mesmo mercado autônomo.

Parceiros: Associação Código Simbólico-Portugal; Associação Espaço T;
Redes sociais:
Instagram @ibiliterrario
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels