quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Eldes Saullo, sua obra e a Casa do Escritor, por Cida Simka e Sérgio Simka


Fale-nos sobre você.

Sou escritor, professor e editor. Autor de mais de duas dezenas de livros, meu propósito é ajudar as pessoas a propagarem suas histórias e experiências através dos livros. Nos últimos anos, me dediquei a escrever para quem escreve, publicando conteúdos sobre escrita criativa e analítica, hábitos e métodos para aprimorar a escrita e sobre marketing literário. Desde 2012, tenho publicado um novo livro por trimestre e me tornei um dos autores mais vendidos na Amazon Brasil. Sou pai de quatro filhos, moro em Itanhandu, uma charmosa cidadezinha no Sul de Minas, onde vivo escrevendo e editando livros.

ENTREVISTA:

Você tem mais de vinte livros, a maioria sobre escrita. Fale-nos brevemente sobre eles.

Tenho livros na área de escrita, na qual “O Hábito da Escrita em 21 Dias” é meu livro mais vendido. Nessa área, escrevi para todas as etapas da vida de um escritor. Há livros para antes da escrita, como “Planejando Livros de Sucesso”, para durante, como “Escrevendo Ficção Científica e Fantasia”, “Escrevendo Terror”, “Escrevendo Romances” e “E-book em 48 Horas”, e para depois da escrita, como “Seu Livro no Kindle”, “Capas Que Vendem” e “E-book Marketing”. Em 2019, lancei meu primeiro romance “A Vida é Doce: A História de Imigrantes Italianos em Busca da Felicidade no Brasil do Século XX”. Tenho também livros escritos na área de consciência, na qual uso apenas meu primeiro nome, que são “A Cabala da Consciência” e “Como Transcender no Metrô Lotado” e “A Consciência do Dinheiro”.

Fale-nos sobre sua editora. Quem quiser publicar por ela, quais os procedimentos?

A Casa do Escritor não é uma editora, mas uma consultoria e serviços para autores independentes. Não ganho participação nos royalties do autor, cobro apenas pelos serviços. Assim, o autor tem a qualidade de uma editora tradicional com as vantagens da publicação independente, sem precisar compartilhar seus royalties nem dispor dos direitos autorais. Como é um serviço personalizado, me envolvo pessoalmente com cada livro, limito as vagas a cada edição anual. Para se inscrever para uma vaga, é só acessar o site casadoescritor.com.br, contratar o serviço e enviar o original revisado. Em até dez dias apresentamos três sugestões de capas, depois produzimos o livro e materiais de divulgação, publicamos no formato digital e impresso na conta do autor, no KDP, por exemplo, e eu dou uma consultoria pessoal para o lançamento, impressão e marketing do livro. Além disso, transfiro uma década de conhecimento, pois o autor participante tem direito a três cursos meus – Lance um Livro, Segredos do BestSeller e Amazon para Escritores – e de participar do nosso grupo exclusivo de autores, no qual fazemos promoções conjuntas, avaliações cruzadas e outras atividades para nos promovermos. Desde 2015, a Casa do Escritor já ajudou mais de 80 autores a se autopublicarem com qualidade, sendo que muitos gostaram tanto que repetiram. Já são 120 livros publicados.

E-book ou livro impresso? Qual sua opinião?

Costumo dizer que o leitor pode escolher o melhor formato para ler, mas o autor tem que estar em todos. Quanto mais canais você disponibilizar seu livro, melhor. Particularmente, gosto de ambos.

Fale-nos sobre o livro "O Fabuloso Planejador de Livros para Autores de Ficção". O que o motivou a escrevê-lo?

Não é bem um livro, mas uma espécie de caderno no qual o autor pode delinear toda história antes de começar a escrevê-la. São dicas, instruções, fichas e modelos para estruturar a trama, criar personagens mais verossímeis, organizar os acontecimentos do livro e muitas outras funcionalidades que vão ajudar o autor a escrever o livro com mais foco e agilidade. A motivação nasceu do contato com muitos autores e da percepção de que muitas histórias poderiam ser mais fortes se, antes de começar, a trama tivesse sido mais planejada. Sei que muitos escrevem intuitivamente, mas o planejamento ajuda muito e mais ajuda do que atrapalha.

Como analisa o mercado editorial brasileiro atualmente?

O mercado editorial, como muitas outras mídias, está passando por uma descentralização e democratização. Muitos mitos, como buscar e esperar por uma editora, estão caindo por terra. A publicação independente tem ganhado força e o autor percebe que pode se rentabilizar muito mais se seguir por conta própria com uma parcela maior dos royalties. Hoje temos o poder de nos publicarmos e também de nos promovermos. Através da Amazon e outros meios, um livro pode ser publicado, tanto no formato digital quanto em papel, em até 72 horas. E através da Internet e das Redes Sociais, podemos colocá-lo nas mãos dos leitores que realmente se interessam por ele.

Uma pergunta que não fizemos e que gostaria de responder: “O que você recomenda para quem está começando?”

Cuide do básico: escreva um bom livro, invista em uma produção – capa, formatação, diagramação – caprichada e publique em e-book e papel na Amazon e outros canais digitais. Escreva uma descrição que desperte a curiosidade, colha avaliações positivas e faça pelo menos uma ação de divulgação por dia. Não tem erro. Depois mergulhe no conhecimento e estratégias para promover melhor seu livro. 


CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019) e O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020). Organizadora dos livros: Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020) e Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020). Colunista da Revista Conexão Literatura.


SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e colunista da Revista Conexão Literatura. Seu mais novo livro se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020).

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels