terça-feira, 18 de agosto de 2020

O escritor PEDRO BANDEIRA concede entrevista EXCLUSIVA à revista Conexão Literatura, por Cida Simka e Sérgio Simka

Pedro Bandeira
O querido escritor PEDRO BANDEIRA respondeu com exclusividade a duas perguntas dos colunistas da revista Conexão Literatura. Acompanhem.

Nascido em Santos, São Paulo, em 1942, Pedro Bandeira mudou-se para a cidade de São Paulo em 1961. Trabalhou em teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo. Foi redator, editor e ator de comerciais de televisão. Como escritor, sua carreira iniciou com primeiras histórias infantis publicadas em revistas de banca da Editora Abril, em 1972. A partir de 1983, tornou-se exclusivamente escritor, com o livro O dinossauro que fazia au-au. Sua obra, direcionada para crianças, jovens e jovens adultos, reúne contos, poemas e narrativas de diversos gêneros.
Em 1984, Bandeira lança o livro A droga da obediência, que deu início à sua série de maior sucesso: Os Karas. 

Você é autor exclusivo da Editora Moderna. Como se deu esse processo? Pode-se dizer que se trata de um reconhecimento?

Há poucos anos, a Editora Moderna teve a iniciativa de reunir em seu selo o que eles chamam de “campeões” da Literatura infantojuvenil. Trouxe a Eva Furnari como a mais querida da Educação Infantil, a Ruth Rocha como a campeã do Fundamental 1, eu para o pessoal da Fundamental 2 e o Walcyr Carrasco como o grande adaptador de clássicos mundiais. Foi um reconhecimento sim, e nossa relação tem sido muito produtiva.

Você publicou mais de 100 livros e vendeu mais de vinte milhões de exemplares. Você se considera um escritor realizado?

Acho que só me sentirei “realizado” quando morrer, pois a profissão de escritor não implica “aposentadoria”... Enquanto houver lucidez, a gente não para. Tatiana Belink só começou a deixar saudades às vésperas de fazer 95 anos, Ruth Rocha e Ziraldo continuam trabalhando com quase 90 (o querido Ziraldo ainda se esforça para escrever depois de ter sofrido 3 enfartes) e eu continuo dedilhando o computador com quase 80. É gostoso contar histórias e continuar recebendo de volta o carinho dos meus amados leitores. Eu os acompanho ao longo dos anos. Há leitores que se tornaram meus amigos há quase 40 anos e já estão com filhos grandes (meus novos leitores, é claro!).

Aquele abraço do velho Pedro

Veja link:

Veja outra entrevista com Pedro Bandeira:


CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019) e O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020). Organizadora dos livros: Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020) e Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020). Colunista da Revista Conexão Literatura.

SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e colunista da Revista Conexão Literatura. Seu mais novo livro se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020).

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels