sábado, 19 de setembro de 2020

1º Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens & 3ª Jornada da Literatura de Infância, por Cida Simka e Sérgio Simka


O 1º Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens: crítica, estética e ensino & a 3ª Jornada da Literatura de Infância têm sua origem e iniciativa no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadores e estudantes de sua Pós-Graduação realizam, hoje, o desejo de unir-se a outros estudiosos da Literatura Infantil e Juvenil, ao atravessar os continentes pela via digital, para, nesse encontro on-line, realizar uma troca profícua de resultados de seus estudos nas próprias diferenças. São propostas temáticas que nucleiam a Literatura Infantil e se ampliam à Literatura Juvenil, compartilhando as modalidades da literatura oral, escrita, digital, ilustrada em sua multiplicidade representativa. 

Conforme a Profa. Dra. Diana Navas, coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, “o evento ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de setembro, sendo que, no período da manhã, teremos, no primeiro dia, a conferência de abertura, com a professora doutora Evelyn Arizpe, e nos dias 23 e 24, mesas-redondas compostas por professores, críticos, ilustradores e escritores de literatura infantil e juvenil do Brasil e exterior.

No período da tarde, haverá, nos três dias, a apresentação de comunicações orais de pesquisadores de todo o Brasil e também do exterior. 

Precursor neste formato on-line, o evento surge da necessidade de estabelecermos diálogos entre todos os envolvidos no processo de formação leitora de crianças e jovens: professores, escritores, ilustradores, críticos, pesquisadores, em especial neste contexto de pandemia. Ao mesmo tempo, visa conferir espaço para a discussão de uma literatura em ascensão em termos quali e quantitativos, de modo a evidenciar suas potencialidades e tendências.”

​Profa. Dra. Diana Navas

Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária​

Rua Ministro de Godoi, 969 – Sala 4E-03 ​- Perdizes – São Paulo – SP​

Tel.: (11) 3670.8412 ​

E-mail: poslcl@pucsp.br | www.pucsp.br

Programação e mais informações:

https://www.congressolijpucsp.com/

Entrevista com a profa. Diana Navas:

http://www.revistaconexaoliteratura.com.br/2018/04/diana-navas-e-o-livro-literatura.html 


CIDA SIMKA

É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019) e O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020). Organizadora dos livros: Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020) e Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020). Colunista da Revista Conexão Literatura.

SÉRGIO SIMKA

É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e colunista da Revista Conexão Literatura. Seu mais novo livro se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020).


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels