terça-feira, 8 de setembro de 2020

Flavio Botton, editor da Editora Todas as Musas, e a publicação da antologia Histórias do Isolamento, por Cida Simka e Sérgio Simka


Flavio Botton e Fernanda Verdasca Botton, editores
Fale-nos sobre você.

Sou Flavio Botton, editor da Editora Todas as Musas e da Todas as Musas - Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte. A Editora nasceu da revista e está há mais de 12 anos publicando trabalhos de professores e pesquisadores tanto os frutos de seus trabalhos acadêmicos quanto de sua criação ficcional, seja prosa ou poesia.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre o que o levou a publicar o livro "Histórias do Isolamento".


Uma de nossas autoras, Giulia Crippa, professora da Universidade de Bolonha, começou a escrever uma espécie de diário on-line no momento em que a pandemia do novo coronavírus atingiu fortemente a Itália. Seus textos foram a inspiração inicial para abrir a oportunidade para outras pessoas contarem o que se passava com cada uma delas, fossem histórias verdadeiras ou ficcionais.

O livro apresenta 74 autores, que escreveram crônicas e contos. Como foi a expectativa de receber esses textos?

Após a motivação inicial, fizemos as chamadas e começamos a ver como as pessoas entendiam de maneira diferente o momento pelo qual passávamos. Alguns usavam o espaço para uma criação bastante livre, inventaram situações e personagens, outros, faziam desabafos incrivelmente pessoais, mostravam as suas indignações e preocupações de maneira contundente. Mas também tivemos quem estivesse enfrentando tudo com boa disposição, vendo ou destacando os pequenos acidentes humorísticos em meio a uma das maiores tragédias que a geração viveu ou, acredito, viverá. Por isso, no início do livro, utilizamos a máxima de Nietzsche, “a arte existe para que a realidade não nos destrua”.

Como tem sido a receptividade da obra?

Apesar de se tratar, como disse, de um momento em que o mundo, mas especialmente o nosso país, passa por uma grande tragédia, podemos falar que a literatura trouxe um alívio, um breve alívio, a muitos de nós. O livro inspirou já outros escritos, outros livros e projetos lindos e inusitados, como o de bordados poéticos, de um grupo de artistas de Santa Catarina (que farão bordados a partir das Histórias do Isolamento).

Outra pergunta que não fizemos e que gostaria de responder.

A editora programou uma entrevista ao vivo no lançamento com alguns autores do livro, que se dispuseram a falar um pouco da experiência. Convido a todos para assistir à gravação disponível no canal do Youtube e no Facebook da Editora Todas as Musas.

Página do livro no site:
https://www.todasasmusas.com.br/livro_historias.html


CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019) e O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020). Organizadora dos livros: Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020) e Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020). Colunista da Revista Conexão Literatura.

SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e colunista da Revista Conexão Literatura. Seu mais novo livro se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020).
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels