quarta-feira, 7 de outubro de 2020

5 dicas para estimular o hábito de leitura em crianças

Foto: Diego Nunes

A escritora e professora Lilian Menenguci mostra formas simples de apresentar o universo da literatura para os pequenos

Para muitos escritores e escritoras o hábito de ler começou na infância, vendo os pais ou avós lendo. Esses adultos, aos poucos, foram mostrando os universos dos livros para eles e elas. Pensando nessas histórias, a escritora e professora Lilian Menenguci separou algumas dicas para mostrar, especialmente para quem tem crianças por perto, que a leitura pode ser um momento divertido e afetuoso para toda a família.

 

A primeira dica é muito simples! Ela tem a ver com a história do início do hábito de leitura de muitos escritores e escritoras: seja um exemplo de leitor para a criança. As crianças se espelham nos adultos e ver você carregando um livro vai gerar curiosidade nelas.

 

Outra dica importante está relacionada com a escolha do livro de acordo com a faixa etária da criança. "É importante considerar as características do processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança para a escolha de um livro para ser lido com elas. Mas deixe ela participar dessa escolha também, dê opções de histórias e peça que ela decida pela que gostar mais", explica a escritora Lilian Menenguci.

 

A hora da leitura deve ser um momento leve e divertido. A escritora aconselha a organizar um tempo no dia e um lugar especial na casa para ler com a criança. "Nesse momento, além da história, é preciso instigar a curiosidade da criança, por isso, comece provocando seu interesse pelo livro a partir da capa, aproveite e apresente o autor e o ilustrador também".

 

Leia o livro antes sozinho. Dessa forma, você vai saber como explorar melhor a história e contextualizá-la a sua rotina, comparando situações do livro com situações já vividas pela criança. Essa dica já é o gancho para a próxima dica que é explorar a sua criatividade na leitura.

 

Na hora de ler, sinta-se livre para fazer vozes diferentes, cantar, provocar sensações, interpretar os sentimentos descritos. Para isso, assista a vídeos de contadores de história, há centenas deles na internet que podem inspirar ou servir de entretenimento para você e para a criança. "Brinque com o som das palavras e estimule a criança a mudar o final da história para se sentir ainda mais dentro dela", sugere Lilian.

 

E para finalizar, aproveite o dia das crianças e dê livros de presente. "Em nosso processo cultural é muito comum presentear as crianças com brinquedos. Já com livros, isso não acontece na mesma frequência. Então, para ampliarmos e fortalecermos o hábito da leitura na criança pequena, importante que comecemos com e pelos adultos. Afinal, somos nós, adultos (familiares, amigos e professoras), que fazemos a ponte entre a criança e o livro. E isso, sem dúvida, pode ser muito divertido".

 

5 dicas para estimular o hábito de leitura em crianças:

 

1 - Ande sempre com um livro, crianças se inspiram nos adultos

2 - Mostre o livro em um ambiente leve e divertido

3 - Contextualize a história com situações da rotina da criança

4 - Use toda a sua criatividade para contar a história

5 - Dê livros de presente 

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels