quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Jonathan Aguiar e a I Maratona do Livro, por Cida Simka e Sérgio Simka

 


Fale-nos sobre você.

Sou Jonathan Aguiar, ser humano, favelado - cria do complexo da Pedreira da favela do Lagartixa (RJ), tio-dindo da Manu e amante das poesias. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação. Psicopedagogo e pedagogo.

ENTREVISTA:


Você é o curador da I Maratona do Livro promovida pela Wak Editora. Fale-nos sobre esse evento.

Ser o curador desse megaevento de modo virtual é um desafio, sobretudo, reunir mais de 100 autores em uma única plataforma em celebração ao Dia Nacional do Livro é de deixar a gente em ritmo de vibração, até porque esse projeto nasceu em parceria com meu editor-chefe e escritor Waldir Pedro. O editor que nos coloca em movimento em busca sempre de realização de sonhos. A Maratona nasce com Pedro e ela é gestada em nossas trocas na madrugada... o que você acha de uma maratona? Já topei! Comigo é desse jeito, às vezes nem penso na proporção de tempo, trabalho e investimento. A vida é pegar ou largar! O foco nesse dia é conectar, valorizar, promover um espaço de troca de conhecimentos, criações e muita leitura no dia 29 de outubro, que será transmitido ao vivo pelo Canal do YouTube da Wak Editora.
Para assistir à maratona, acessem: https://www.youtube.com/watch?v=fSzLu7HvWek

São quantos os autores?

São mais de 100 autores, profissionais do livro e ilustradores juntos comemorando o dia 29 de outubro. Nesse dia temos autores da Wak Editora que escrevem sobre educação, psicomotricidade, neurociência, formação de professores, como Marta Relvas, Eugênio Cunha, Vitor da Fonseca, Marcus Vinícius da Silva Nunes, Fátima Alves, Geraldo Peçanha de Almeida, André Codea, Hamilton Werneck, Vera Mattos, Sirlândia Teixeira, Marcos Ribeiro, Denise Nagem, Ana Maria Antunes, Nancy Rabello, Paty Fonte, Cida Simka, Sérgio Simka e muitos outros autores. Como disse são mais de 100 autores, mas nesse encontro vamos ouvir e conhecer o que o escritor Lucão tem a nos dizer sobre a arte de escrever. Assim como: Regina Drummond, Otávio Júnior, Sônia Travassos, Felipe Ribeiro Campo, Susana Ventura, Carine Alves, Giovana Xavier, Paula Furtado, André Gabeh, Celso Vasconcellos, Juliana Prata, Erica Falcão, Verônica Cunha, Dulce Ornilo e outros escritores que estarão nesse dia brilhando com suas produções.

Como analisa o mercado editorial em tempos de pandemia?

Esse momento pandêmico tem sido um tempo de muito aprendizado tanto para editores, escritores, ilustradores e profissionais do livro. Boa parte das obras circulam com eventos literários, acadêmicos e culturais. No entanto, com o advento da pandemia, que é algo mundial, todos os setores da sociedade, e nesse caso incluo o mercado editorial, tiveram que se reinventar, nessas reinvenções com a tecnologia tivemos um encontro mais perto com autores. Outro dia assistia aqui de casa Edgar Morin, sua live sobre educação, transmissão ao vivo. Se a gente parar para pensar tem muita coisa interessante acontecendo... Na minha opinião o mercado editorial se aproximou o público leitor das redes, a prova disso é a própria Maratona. Será que, se fosse presencial, conseguiríamos conectar tantas pessoas em um mesmo espaço, tempo e lugar? Já estou sonhando com a II Maratona, então ‘Vem Maratonar’.

CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019) e O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020). Organizadora dos livros: Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020) e Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020). Colunista da Revista Conexão Literatura.

SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e colunista da Revista Conexão Literatura. Seu mais novo livro se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020).

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels