sábado, 19 de dezembro de 2020

Livro analisa estereótipos de gênero em filmes com protagonistas jornalistas

 


Pesquisadora relaciona padrões em 50 anos de representação da mulher jornalista nos cinemas e seu peso no imaginário popular sobre a profissão

Lançado pela Editora Appris, de Curitiba, no mês de agosto deste ano, o livro “A mulher jornalista no cinema” levanta discussões acerca da representação da mulher jornalista nos filmes estadunidenses. 

As questões de gênero são apresentadas nesse contexto, bem como suas relações com a história do cinema e do jornalismo. A obra busca despertar um olhar crítico e o senso interpretativo, estudando as relações entre os meios de comunicação e as construções de gênero.

A autora Beatriz dos Santos Viana, jornalista e pesquisadora em Comunicação, Gênero e Cultura, traz uma ampla análise da indústria cinematográfica, observando como determinados padrões de beleza e papéis sociais tem construído estereótipos nos últimos 50 anos, fomentando o sexismo e o fetichismo na indústria hollywoodiana. 

A leitura possibilita ainda uma reflexão sobre a influência dos estereótipos de gênero no exercício da profissão jornalística, considerando seus impactos no imaginário popular e sua influência sobre a confiança da sociedade na imprensa. 

“Não há uma solução rápida para o fim das desigualdades. A luta contra preconceitos, estereótipos, convenções sociais e tabus é uma ação constante. Enquanto houver perseverança e paciência em entender e explorar os caminhos da empatia, haverá chances de tornar este mundo um pouco melhor e mais justo do que o encontramos. Que este livro sirva de instrumento para essas mudanças tão necessárias”. 

(A mulher jornalista no cinema, p. 12)

Ficha técnica:

Título: A mulher jornalista no cinema

Autor(es): Beatriz dos Santos Viana

Editora: Appris

Comitê Científico: Ciências da Comunicação

ISBN: 978-65-5523-630-9 

Número da Edição: 1ª

Ano da Edição: 2020

Páginas: 125

Formato: 23 x 16

Áreas do Conhecimento: Gênero, Jornalismo, Cinema, Análise do Discurso, Comunicação

Link de venda: https://www.editoraappris.com.br/produto/4207-a-mulher-jornalista-no-cinema 

Sobre a autora:

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Santa Cecília e em Marketing pelo Centro Universitário de Maringá. Jornalista e pesquisadora em Comunicação, Gênero e Cultura. Autora dos artigos “A Mulher Jornalista no Cinema Americano” (2018) e “Democracia e Democratização nas Redes Sociais” (2019).

Sobre a Editora Appris:

Esta obra foi publicada pela Editora Appris, que encontra-se na cidade de Curitiba, Paraná. Com aproximadamente sete anos de existência, a Appris atua no ramo de publicação de obras técnicas e científicas nas mais variadas áreas do conhecimento. Com a experiência de seus editores, que estão há mais de 27 anos no mercado editorial, a Appris possui um catálogo com mais de 2 mil obras publicadas e, número esse que cresce com uma média de 50 lançamentos por mês.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels