sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

‘Chico Buarque no olho mágico’ O conto visita crias e criaturas do compositor

 


A Chiado Books lança dia 13 de fevereiro o livro de contos Chico Buarque no Olho Mágico, de Laís Amaral Junior. O livro que já está disponibilizado para pré-venda nos Sites da editora e de livrarias tradicionais como Travessa e Martins Fontes, será lançado também em Portugal, Angola e Cabo Verde. É o primeiro volume de contos do autor que já participou de coletâneas do gênero com vários autores e publicou romances, crônicas e poesia.  

Os contos

As treze histórias que compõem o volume são distintas nas temáticas, na geografia, no tempo e driblam a rigidez do chamado estilo próprio. Da estranheza do personagem atraído e assustado pela a cor vermelha, ao assombro daquele que percebe seu quarto invadido por um inseto colossal, passando pelo casal de militantes políticos e as adversidades enfrentadas nos anos de chumbo, percebe-se a presença da realidade simples do dia a dia, mas que por vezes impressiona mais do que a ficção. Tem ainda o famoso heterônimo do poeta que busca a bela da lenda, o terror da pandemia, ousadas gastronomias, singelezas e fantasias delirantes. E claro, o conto que dá nome ao livro, com suas citações e imagens, como senhas cúmplices para os fãs de Chico Buarque. No final, o posfácio (Esse Cara) esclarece o porquê do conto que dá nome à peça. 

Sobre o autor

O autor é natural de Nova Iguaçu-RJ, morou em Angra dos Reis e já de algum tempo vive em Resende-RJ. Foi jornalista e radialista boa parte da vida profissional. Atualmente e funcionário da Secretaria de Turismo de Resende e mantém colunas semanais em veículos digitais: Jornal Beira-Rio (www.jornalbeirario.com.br) e Revista Criativos (www.criativos.blog.br). As publicações mais recentes foram: Água de Passarinho (poesia), Os tomates do Padre Inácio – memórias domésticas do palavrão (crônicas), Que delícia de Cadete – memórias de uma cadetina depravada (romance) e Crônica da Meia Noite – o dragão alçou voo (romance futurista). Também sobrevoa a área da composição musical popular, geralmente com parceiros. Algumas criações gravadas pelo saudoso Bezerra da Silva e por outros menos conhecidos como ‘O Fino do Samba’ e Guido de Castro, seu parceiro mais constante. 

Influências

A despeito de uma aparente ausência de estilo do autor, o editor-adjunto da Kotter Editorial e também escritor, Daniel Osiecki chamou a atenção para elementos que julgou interessantes, que ressalta na obra: “O autor demonstra uma ótima variação estilística em seu volume. Seus contos ficam entre a narrativa policial noir, narrativa atmosférica (aquela em que, segundo Eduardo Lourenço, o espaço exerce influência direta sobre a ação) e a narrativa de ação, lembrando muito livros de Luiz Alfredo Garcia-Rosa e claro, por que não? Dalton Trevisan”. 

Venda

O livro impresso estará nas livrarias parceiras da Chiado Books, dia 13 de fevereiro e no Site: www.chiadobooks.com. Para a pré-venda, seguem os links abaixo: Livraria Martins Fontes,  Livraria da Travessa, Amazon (e-book), Kobo (e-book), Fnac Portugal (e-book), Google Books (e-book).

Contatos

Facebook: Escritor Laís Amaral Jr. 

Instagram: @laisamaraljr.escritor 

lais.amaraljunior@gmail.com


Por: Marcos I. Moraes

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels