terça-feira, 3 de agosto de 2021

Entrevista com Ricardo Lemos, autor do livro "Lagoa Seca" (Editora Viseu)

Ricardo Lemos - Foto divulgação

RICARDO LEMOS
é natural de Crateús – CE, radialista na década de oitenta, cursou engenharia mecânica e direito, funcionário do Banco do Brasil de 1982 a 1997, atualmente advoga no ramo de direito imobiliário e exerce a profissão de corretor de imóveis, conta com duas obras publicadas: “A ARQUITETURA DA FELICIDADE” e “O MELHOR DA VIDA APÓS OS CINQUENTA ANOS”.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Ricardo Lemos: Adentrei no universo literário em 2009, quando movido pela fé em Deus escrevi meu primeiro livro; “A Arquitetura da Felicidade”. O livro de autoajuda tinha como característica indicar para os leitores, o caminho da felicidade. Após completar cinquenta em setembro de 2009, resolvi escrever um novo livro; “O Melhor da Vida após os Cinquenta Anos”, também de autoajuda, esse voltado a traçar um norte para os leitores com mais de cinquenta anos.

Conexão Literatura: Você é autor do livro "Lagoa Seca" (Editora Viseu). Poderia comentar? 

Ricardo Lemos: O livro Lagoa Seca é um romance oriundo de pensamentos e inspirações fictícias onde narro a trajetória de Raimundo, homem afável e determinado. A trama envolve suspense, ação, um pouco de terror, mistério e relacionamentos conturbados. A trajetória de Raimundo desde sua chegada a Crateús até sua ida à Monsenhor Tabosa, levará o leitor a navegar no difícil mundo de nosso narrador. 

Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?

Ricardo Lemos: Minha inspiração literária vem fulcrada em experiências do dia a dia, verdadeiro combustível que me leva a incorporar o narrador e navegar na sua história, tudo desenvolvido no exato momento em que estou escrevendo. Resumindo, o desenrolar da trama ocorre no exato momento em que escrevo, sem nenhum planejamento anterior.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?  

Ricardo Lemos: No capítulo 20, “a tragédia”, Raimundo se vê em apuros e acaba sendo o pivô da morte de sua esposa. É a partir do capítulo 20 que a trama ganha os contornos de suspense e de mistério.  

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Ricardo Lemos: Você pode adquirir o livro junto ao site da Editora Viseu, no link: https://www.eviseu.com/ . E também através: Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Shoptime e Submarino na versão impressa. Ou na versão e-book: Amazon, Apple, Barnes & Noble (EUA), Google, Kobo, Livraria Cultura e Wook (Portugal). 

Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?

Ricardo Lemos: Adentrar no mundo literário depende apenas de motivação. Escrever um livro é deixar um legado, é colocar para fora tudo aquilo que você pensa. Seja autêntico, busque inspiração no dia a dia, seja observador e se deixe levar pela imaginação.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta? 

Ricardo Lemos: Sim, um novo romance e um livro jurídico, voltado para as relações imobiliárias.

Perguntas rápidas:

Um livro:  Quincas Borba de Machado de Assis

Um ator ou atriz: Antônio Fagundes 

Um filme: Dona flor e seus dois maridos

Um hobby: Cuidar da mente e da saúde com caminhadas

Um dia especial: O dia em que a primeira dose da vacina contra o covid-19 foi aplicada no Brasil

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Ricardo Lemos:  A leitura nos leva a lugares do passado, nos inspira a caminhar no dia a dia, aprimora o cérebro e reduz o estresse, portanto cultive o hábito de ler.


PARA SABER MAIS OU ADQUIRIR O LIVRO: CLIQUE AQUI.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Posts mais acessados da semana

ANTOLOGIAS LITERÁRIAS

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

CEDRIK - ROBERTO FIORI

Leitores que passaram por aqui

Labels