Páginas

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Entrevista com José Alberto Nemer, autor do livro "Almanaque Insólito: visões inusitadas no cotidiano brasileiro"


José Alberto Nemer é artista plástico e doutor em Artes Plásticas pela Universidade de Paris. Pertencente à geração de “desenhistas mineiros” que se afirmou no cenário da Arte Brasileira na década de 1970, seu trabalho é denso e diversificado. Seu foco principal é o processo de criação, onde quer que ele se manifeste. Além de sua pintura, Nemer realiza curadorias temáticas, design e docência. Além do “Almanaque”, á autor ainda de “A Mão Devota; santeiros populares das Minas Gerais nos séculos 18 e 19” (Bem-Te-Vi, 2008). Ministrou em universidades brasileiras e estrangeiras, como a Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG e a Universidade de Paris III / Sorbonne. 

ENTREVISTA: 

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário? 

José Alberto Nemer: Meu processo de criação é inquieto. Basicamente me dedico às Artes Plásticas, pintando. Entretanto, navego por outras linguagens como reflexões escritas. 

Conexão Literatura: Você é autor do livro "Almanaque Insólito: visões inusitadas no cotidiano brasileiro". Poderia comentar? 

José Alberto Nemer: O “Almanaque” surgiu ao longo de quatro décadas, quando fui documentando fotograficamente, ao longo desse tempo, situações inusitadas no cotidiano brasileiro. 

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro? 

José Alberto Nemer: Como disse, a documentação fotográfica que originou o livro foi feita ao longo de 40 anos. Fui colecionando as imagens e, num certo momento, resolvi reuni-las em um livro. O designer Gustavo Piqueira se encarregou de fazer a criação gráfica e a Martins Fontes de editar o livro.   

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?  

José Alberto Nemer: Há vários capítulos reagrupados no livro, cada um tem seu interesse. 

Foto integrante do livro Almanaque Insólito: visões inusitadas no cotidiano brasileiro

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

José Alberto Nemer: O livro está disponível nas livrarias ou pela internet clicando a WMF Martins Fontes. 

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta? 

José Alberto Nemer: Por enquanto, não. Neste momento, me dedico inteiramente às minhas exposições itinerantes por São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. 

Perguntas rápidas: 

Um livro: A Negação da Morte, Ernest Becker       

Um (a) autor (a): Machado de Assis 

Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro

Um filme: Rocco e seus irmãos

Um dia especial: Todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário