Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Marcos Bagno e o livro A vida na Grécia, por Cida Simka e Sérgio Simka


Marcos Bagno, professor da Universidade de Brasília, e nosso estimado amigo, acaba de lançar um livro precioso: A vida na Grécia.

Linguista de maior destaque no país, Bagno também transita pela ficção, com livros que obtiveram diversos prêmios.

Para mais detalhes sobre a obra e sobre o autor, acompanhe esta matéria.

SOBRE O AUTOR:

Marcos Bagno, um dos linguistas de maior destaque do país, é poeta e tradutor, produziu as peças que compõem esta rapsódia ao longo de trinta anos de escavações na memória, de esquecimentos voluntários e fingimentos incertos. É sua primeira narrativa de maior extensão, mas não seu primeiro investimento na ficção. Seu primeiro livro publicado, A invenção das horas, coletânea de contos, venceu em 1988 o Prêmio Bienal Nestlé de Literatura Brasileira. No mesmo ano, obteve o Prêmio Cidade do Recife de Poesia e o Prêmio Cidade de Belo Horizonte, pelo livro de contos Rua da Soledade. Em 1989, seu primeiro livro infantil, O papel roxo da maçã, recebeu o Prêmio João de Barro de Literatura Infantil e Juvenil, e dois livros de poemas alcançaram o primeiro e segundo lugares do Prêmio Carlos Drummond de Andrade outorgado pelo Estado do Rio de Janeiro. Sua novela As memórias de Eugênia recebeu o Prêmio Jabuti em 2012. À narrativa breve Marcéu foi concedido o Prêmio Glória Pondé de 2013 (da Fundação Biblioteca Nacional) e o II Prêmio Brasília de Literatura (da Bienal Brasília do Livro e da Leitura).

Já publicou mais de trinta títulos, entre obras técnico-didáticas da área da linguística e livros de literatura infantil e juvenil Traduziu mais de uma centena e meia de livros do francês, do inglês, do espanhol e do italiano.

SINOPSE:

A vida na Grécia é o que se chama nos estudos literários de “romance de formação”, isto é, uma obra que acompanha o trajeto de vida de um mesmo personagem, da infância até a fase adulta. No caso, o personagem Manuel, que aparece inicialmente na infância e vai se revelando uma personalidade tímida, dotada de uma sensibilidade muito aguçada que lhe impede uma interação fácil com a maioria das pessoas e com o mundo. A “Grécia” do título se refere precisamente a esse desajuste, a esse “lugar distante” em que Manuel vive, muito dentro de si mesmo. O romance é também um exercício de linguagem consciente, com exploração sem limites das possibilidades expressivas da língua. Essa linguagem acompanha o próprio percurso de Manuel na direção de seu objetivo de vida, que é tornar-se escritor. É essencialmente um romance intimista, em que cada capítulo captura o personagem num momento dado da vida, sem uma continuidade cronológica rigorosa.

DETALHES:

Marcos Bagno

Editora: Parábola Editorial

Edição: 1ª (Agosto 2021)

Idioma: Português

Capa comum: 312 páginas

ISBN: 978-65-88519-63-9

Dimensões do produto: 14 x 21

Encadernação: Brochura

Link para o livro: https://www.parabolaeditorial.com.br/a-vida-na-grecia


CIDA SIMKA

É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021) e O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020), Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020), O medo que nos envolve (Editora Verlidelas, 2021) e Queimem as bruxas: contos sobre intolerância (Editora Verlidelas, 2021). Colunista da revista Conexão Literatura.


SÉRGIO SIMKA

É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e seu mais novo livro juvenil se denomina O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário