quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Zeli Scheibel e o livro As rosas do sobrado azul, por Cida Simka e Sérgio Simka

Zeli Scheibel - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Casada, mãe de três filhos e um lindo neto compõem o instigante cenário do meu mundo. Costumo me definir como uma alma inquieta em busca de mim mesma. Aprendiz do sentido da vida. Posso dizer que através da escrita me sinto integrada com o meu mundo e quiçá na vida de alguém. Também foi a forma que encontrei para aquietar minha mente. Hoje, entendo que a cada novo dia, posso ser um pouco mais produtiva, independentemente da idade.  Ainda assim, considero-me quem estou, um ser no caminho do autoconhecimento. Portanto, sigo minha trajetória tentando acertar o passo, hoje sem os arroubos da juventude, um de cada vez, sem atropelos. 
Escritora gaúcha de romances espiritualistas. Certificada em Líder Coach pela CCE - Internacional Coach Federation. Formada em Storytelling, pela McSill Story Studio. Pós-graduada em Psicologia Transpessoal – Alubrat/RS. Graduada em Relações Públicas pela Universidade FEEVALE/RS. Facilitadora do Método de Escrita Autorreflexiva - Diário das Memórias Alegres. Autora dos livros As Rosas do Sobrado Azul, Posso te Amar, Muito Além do Perdão, No Divã da Natureza, entre outros. Quatro contos publicados, entre eles: Em Busca da Boina Perdida, premiado no concurso 29º pela ALPAS 21. Acadêmica Correspondente pela ALPAS 21 (Academia Literária Internacional, em Cruz Alta/RS).
   
ENTREVISTA:

Fale-nos sobre seus livros. O que a motivou a escrevê-los?




Meu amor pelos livros vem desde criança. Eu sonhava com os livros que minha mãe não podia comprar. Na idade adulta busquei realizar meu sonho de escritora. Um belo dia, em 2005, vesti-me de coragem e comecei a escrever, resgatei a autora que mora em mim. Contudo, a construção de um romance tem muitas particularidades. Em 2010, iniciei uma especialização na busca por melhor compreensão na estrutura do texto romanceado. 
Meus romances são contemporâneos, em um cenário envolvente, personagens instigantes vivem dramas reais, cujas particularidades psicológicas os tornam paradoxais. Turbulências emocionais são fatores que permeiam a trajetória, tais como: dramas familiares, doenças, angústias do passado, e alguns mistérios interessantes que os impulsionam a olhar para além da vida física. Enredos com amor, perdão e espiritualidade.
Envolvo-me de corpo e alma com tudo o que faço, na escrita não é diferente, vivo a trama com intensidade. Sou espírita e, nos meus romances, procuro deixar uma mensagem de autoconhecimento ancorada na espiritualidade. Gosto de pontuar uma gota de esperança na história. Uma sementinha salutar na trama inspirada no propósito do bem viver, um hábito que não abro mão.


Como analisa a questão de leitura no país?

No Brasil, ser escritor é desafiador, contudo, envolvo-me na escrita, procuro não pensar nos obstáculos. Tenho consciência de que a mudança se faz necessária, mas tem coisas que são indispensáveis, precisam permanecer na imortalidade, no caso o livro.  Dedico-me para dar o melhor de mim com a ideia de que tudo passa, os caminhos são transitórios, e com esperança de que o livro se conserve, ocupando o lugar de destaque na vida das pessoas, independentemente da época, com mais ou menos leitores. 
 
Que dica poderia fornecer a um aspirante a escritor?

Acredite em si mesmo, mas busque se especializar no escritor que deseja que o mundo conheça. Conhecimento não ocupa espaço, como dizia meu pai. Escreva com amor, mas planeje, trabalhe muito, escreva, reescreva. Faça planos, não importa a idade nem a circunstância.


O que tem lido atualmente?

Amo ler. Estou sempre com uma história em andamento, mas sei que leio menos do que gostaria.  Aproveito as férias para colocar a leitura em dia. Quando vou à livraria dou preferência para o autor brasileiro. Gosto de me surpreender, leio a orelha, a contracapa e abro o livro no meio, quase sempre acerto. Tenho descoberto ótimos romances.

Quais os seus próximos projetos? 

Tenho um romance pronto que será lançado em setembro, sobre suicídio.
Amo a vida e escrever faz parte deste amor que compartilho através das histórias que posso contar. Meu projeto é seguir escrevendo, mesmo com o friozinho na barriga em cada história que começo, mas, no final, tenho a sensação de dever cumprido. Darei sempre o melhor de mim, e espero sinceramente que a vontade de escrever seja sempre maior do que o medo de me expor.

Links para os livros:
http://www.lereditorial.com/possoteamar
http://www.lereditorial.com/rosasdosobradoazul
http://www.lereditorial.com/muitoalemdoperdao

CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019) e O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020). Organizadora dos livros: Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020) e Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC e colunista da Revista Conexão Literatura.

SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin, integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC e colunista da Revista Conexão Literatura.
Compartilhe:

2 comentários:

  1. Zeli. Minha amiga e escritora de sucesso. Seu segredo? São as informações preciosas contidas em seus livros, em uma linguagem cativante e acessível a todos. Portanto, ter seu sonho realizado com sucesso, é um retrato fiel do que continua construindo a cada dia. Que tua estrada seja longa e fértil, minha querida!

    ResponderExcluir
  2. A Zeli não é apenas uma escritora de sucesso, antes de tudo é um ser humano de profundidade, delicadeza, sensibilidade e generosidade. Ama o que faz, ama escrever e tocar os seus leitores. Por isso suas obras nos tocam profundamente a alma. Seus escritos nos levam com eles para longe, além das páginas escritas. Recomendo em todos os sentidos, cada livro e cada palavra!

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels