sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Beatriz Picolo Gimenes e seus livros, por Cida Simka e Sérgio Simka


Beatriz Picolo Gimenes - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Sou Beatriz Picolo Gimenes, uma pessoa alegre e que agradece a vida diariamente!
Desde muito pequena, muitas questões indagavam a minha mente... Então, comecei a me interessar pelos estudos, por ser muito curiosa.
Na época, a criança ia para a escola com sete anos somente. Todavia, com a graça de uma vizinha muito amorosa, ensinava à tarde alfabetização para as crianças da redondeza e, com a dedicação dela, comecei a ler aos cinco anos e alguns meses.
O que eu mais gostava era de brincar, de casinha, de professora, mas nem por isso deixava de realizar minhas obrigações. Divertia-me em jogar dominó com a família aos domingos, no descanso da tarde. E lia muito! Desde os contos de fadas, a coleção Monteiro Lobato e depois autores consagrados, quando adolescente. 
Contudo, minha vocação era ser médica!  Assim, decidira-me a partir dos doze anos. Pesquisava nas aulas da disciplina de Ciências, encantava-me a Matemática, deliciava-me em Desenho e Artes, mas bom mesmo era quando “viajava pelo mundo” nas aulas de História e Geografia.
Como me casei cedo enquanto na graduação, optei para a formação em Matemática, conciliando com a maternidade. Era a segunda opção, porque eu, aos 16 anos e meio, havia feito um curso em Computação gratuito, por um concurso de um grupo empresarial francês e me encantei; no início de 1967, imagine! (Vou ficar por aqui...).
Posteriormente, vim a me formar em Psicologia, quando os filhos já adultos. No entanto, nesse entremeio, fiz alguns cursos de especialização como também, em saúde - terapia alternativa, e até um em nível de stricto sensu - o mestrado em Psicologia da Saúde. E não parei até hoje, pois próximo dos setenta anos encontro-me como “phd student” na Universidade Federal de São Paulo, sonho desde a adolescência.
Sonhar sim, mas realizar sempre... Passo a passo!

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre os seus livros. O que a motivou a escrevê-los?



A motivação de elaborar livros foi meta desde a primeira graduação...
Pela leitura você descobre o mundo à sua volta e se descobre, porque “ler é brincar com a imaginação”... “Ler é turbinar a mente de novos pensamentos” que geram desejos, e, por sua vez, comportamentos e atitudes!
Meu primeiro livro foi criado pelo incentivo de uma amiga, dona de livraria, advindo do mestrado (GIMENES, 1995/ 2000). Daí, eu não parei mais.
Minha produção é modesta, cujo conteúdo é para pais e professores “mexerem com as mãos e o corpo”, fruto de pesquisas com crianças e adolescentes, mas em uma linguagem bem simples. Toda a venda que realizo, reverto para a OSC e OSCIP em que sou voluntária (Instituição Assistencial Meimei/SBC e Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBri/SP).
Tenho muita vivência em atividades lúdicas e artesanais, psicomotoras e em Brinquedoteca (GIMENES, 2007), produzindo como autora-colaboradora. Então, depois de um silêncio em que a vida me chamou para a família, veio outro livro nessa área (GIMENES; TEIXEIRA, 2011), que compartilhei com uma colega que vinha mostrando ideal semelhante, por ser jovem e podendo levar essa ideia para frente. Os demais, eu dei preferência em compartilhar como autora-colaboradora, pois adoro ser “link” entre as pessoas e sempre incentivando outros a escrever (GIMENES, 2011; GIMENES; GOMES, 2013a; GIMENES; GOMES, 2013b; GIMENES; TEIXEIRA, 2012 e 2018).
Recentemente, é que lancei uma coleção pessoal, sobre o brincar a partir do “brincante” - ele fazer a própria construção lúdica. É fruto de um projeto desde 2002, na OSC, pois, “a criança valoriza e brinca mais, com aquilo que ela faz para brincar”! (Ideias piagetianas – GIMENES, 2017 e 2019). Coleção “Fazer, jogar... Sentir e compreender”.
Outra coleção que estou realizando com uma colega que vive no exterior, é sobre Ludicidade, Saúde e Neurociências, que encerra histórias de vida de profissionais que brincaram na infância e trouxeram esse amor para a profissão, mas, não para aí... Pois cada um dos autores-colaboradores finda seu capítulo com um artigo científico, abordado na área em que ele atua, e nós, organizadoras, ilustramos ao final desse, com uma análise de uma das brincadeiras mencionada por ele, à luz da Neurociência. Está sensacional para ler e pesquisar, porque você obtém com a mesma pergunta sete respostas diferentes, por exemplo, podendo ler transversalmente, ou cada autor, ao longo de sua trajetória existencial. (GIMENES; PERONE, 2020). Coleção “Brincar e Saúde”.
Para as duas coleções editadas pela WAK, o próximo volume já está sendo estruturado; além da vinda de novos convites chegando para outras produções... Há ainda dois livros, cujos capítulos fiz com colegas, em e-book, sendo o primeiro gratuito, de 2018, e o outro está para ser lançado em 2020; em ambos estou como organizadora e coautora (GIMENES; RIBEIRO; DEPIANTE; MELO, 2018; GIMENES; LOPES; NAKANAMI, 2020).
Meu lema é o brincar – a ludicidade – como atenção primária a problemas orgânicos e psíquicos, focando a qualidade de vida!


Como analisa a questão da leitura no país?

O brasileiro é muito visual e cinestésico - gosta de ver e se movimentar, tocando nos objetos e pessoas, então devem os livros ter mais figuras do que leitura, provocando sensação de bem-estar. É o que tenho observado.  Porque ter concentração o “leitor em potencial” demonstra... Vive horas no celular!

O que tem lido atualmente?

Eu sempre estou lendo no mínimo de três a cinco livros no mesmo mês ou bimestralmente, no mínimo, sendo uns dois científicos sempre. Adoro diversificar... Um que há tempo deveria já ter lido e estou agora cumprindo o desejo, é “O Erro de Descartes: razão, emoção e o cérebro humano”, de Antonio R. Damásio, e recomendo. 

Quais os seus próximos projetos?

Meus próximos projetos são: lançar uma coleção em Educação e Ludicidade em 2021, mas o maior deles é findar minha pesquisa na área da saúde, que estou realizando na abordagem qualitativa, em que uno a Psicologia, a Ludicidade e o Interacionismo Simbólico, pois estou analisando como a pessoa se autossignifica no papel da “enfermeira que brinca” e fazer acontecer o nosso Simpósio Internacional BRINCAR, CUIDAR E EDUCAR, promovido pela ABBri  e o GEBrinq da UNIFESP, que acontecerá nos dias 22-24 de julho de 2020. Aceitando já inscrições e trabalhos que sairão no e-book do evento! www.simposioabbri.blogspot.com. Venham, brincantes...!

GIMENES, B. P. O jogo de regras nos jogos da vida: sua função psicopedagógica na sociabilidade e afetividade em pré-adolescentes. São Paulo: Vetor Psicopedagógica, 2000.
GIMENES, B. P. O brincar e a saúde mental. In: VIEGAS, D. Brinquedoteca Hospitalar: isto é humanização. 3. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2020b. (Original 2007).
GIMENES, B. P.; TEIXEIRA, R. S. O. Brinquedoteca: manual em Educação e Saúde. São Paulo: Cortez, 2011.
GIMENES, B. P. Psicomotricidade e o brincar: conceitos e atividades lúdicas. In: ALMEIDA, M.T.P. (org.). O brincar e a brinquedoteca: possibilidades e experiências. Fotaleza, Ceará: Premius, 2011.
GIMENES, B. P.; TEIXEIRA, R. S. O. Brinquedoteca terapêutica. In: ASSUMPÇÃO Jr., F. B.; KUCZYINSKI, E. Tratado de Psiquiatria da Infância e da Adolescência. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2012.                   E também... 3 ed. 2017.
GIMENES, B. P.; GOMES, V. M. O pensamento matemático e a socialização da criança por meio de jogos de regras: aspectos multidisciplinar e lúdico dos jogos de percurso e do pega-varetas. In: ALMEIDA, M.T.P. (org.). O jogo, o brinquedo e a criança. Fortaleza, Ceará: Premius, 2013a.
GIMENES, B. P.; GOMES, V. M. O jogo lúdico entre bexigas, papel e pets na aprendizagem: capacitação de educadores para ensinar física e matemática brincando. In: ALMEIDA, M.T.P. (org.). O jogo e o lúdico: suas aplicações em diferentes contextos. Fortaleza, Ceará: Premius, 2013b.
GIMENES, B. P. Jogos e brinquedos multidisciplinares: sucatas, criatividade e brincar/jogar. Rio de Janeiro: WAK, 2017. v. 1 (Coleção Fazer, jogar... Sentir e compreender)
GIMENES, B. P. Jogos e brinquedos multidisciplinares para brinquedotecas: sucatas, criatividade e brincar/jogar. Rio de Janeiro: WAK, 2019. v. 2 (Coleção Fazer, jogar... Sentir e compreender)
GIMENES, B. P.; PERONE, R. Ludicidade, Saúde e Neurociências: visão contemporânea do brincar a partir de histórias de vida. Rio de Janeiro: WAK, 2020. v. 1. (Coleção Brincar e Saúde)
GIMENES, B. P.; RIBEIRO, C. A.; DEPIANTI, J. R. B.; MELO, L. L. Brincar com as mãos e com a imaginação: o significado do brincar recreacional para a criança hospitalizada em precaução pelo olhar da arte-terapia e da psicogenética. In: GIMENES, B. P. et al. (orgs.). Brincar: diálogos e discussões sobre o lúdico. São Paulo: Fontoura, 2018. E-book gratuito.
GIMENES, B. P.; LOPES, M. C. B.; NAKANAMI, R. C. O brincar da criança com deficiência visual: breve enfoque em atenção primária à visão subnormal. In: GIMENES, B. P. et al. (orgs.). Cultura híbrida lúdica: práticas inovadoras, 2020. E-book.  


CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019) e O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020). Organizadora dos livros: Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020) e Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC e colunista da Revista Conexão Literatura.

SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin, integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC e colunista da Revista Conexão Literatura.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels