quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Valéria Vendramini, Davi Damarques e seus livros, por Cida Simka e Sérgio Simka

Valéria Vendramini e Davi Damarques - Foto divulgação
Fale-nos sobre vocês.

Valéria Vendramini: professora, pedagoga, contadora de história, poetisa, escritora, cerimonialista, formada na Universidade Unia (Anhanguera) e em diversos cursos complementares, inclusive na área musical, instrutora de dança estilo cigano, fez parte da direção da Semana Municipal da Literatura de Santo André, em 2019.
Davi Damarques: nascido em Santo André, músico, técnico em áudio, escritor, poeta e proprietário da escola de música Studio Musical Art.
Começaram a escrever juntos em 2018. Foi e é  uma experiência fantástica. Um complementa a ideia do outro, juntos dão combustível à imaginação e a criatividade aflora cada vez mais. Não estamos e não somos sozinhos neste admirável mundo novo. Percebemos que juntos podemos chegar longe, alcançar o inatingível quando estamos juntos dos que nos amam e se preocupam conosco.
Possuem quatro livros infantojuvenis: "Sirius, a estrela feliz", "Príncipe Karan", "A águia que não queria voar" e "A tocha e a floresta".

Um livro de poesia e crônicas: "DNA dos pensamentos", este escrito por Davi Damarques.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre seus livros. O que os motivou a escrevê-los?

Em "Sirius, a estrela feliz" foi a necessidade de abordarmos o tema bullying, tão presente em nossas escolas.
O "Príncipe Karan" é  um apelo à natureza, à preservação das matas e à atitude do ser humano em relação ao meio ambiente.
Em "A águia que não queria voar" é  uma percepção em relação ao nosso posicionamento no mundo, muitas vezes podemos nos sentir menores do que somos, temos que trabalhar a autoestima e deixar aparentes os valores reais que temos.
E a "Tocha e a floresta" tem como significado a união, um fator fundamental para vencermos os desafios da vida.
O livro "DNA dos pensamentos" é  um livro adulto, onde se encontram vários pensamentos que passam na vida do ser humano ao longo dos anos.
Começamos juntos a fazer algumas poesias, depois livros, seguindo uma experiência no universo infantil, acabamos por abordar temas que retratam esse meio, além de ser uma maneira de deixar registrados os nossos pensamentos e valores para as novas gerações. Pretendemos fortalecer jovens sementes para que deem fortes frutos.

Como analisam a questão da leitura no país?

Sobre a leitura em nosso país, podemos dizer que nós, assim como vários escritores, estamos empenhados em incentivar tal prática.
Algumas instituições e algumas famílias tentam trazer a leitura mais próxima das crianças, mas ainda estamos muito longe do necessário. Reconhecemos que, hoje, há um contato maior com a leitura devido ao uso das tecnologias, o problema está no filtro do que se lê, isso é  bom, importante e consideramos  um avanço, mas ainda há muito para ser feito.

Quais os seus próximos projetos?

Temos vários projetos em andamento, mas atualmente o que estamos nos dedicando é em relação a dois livros a serem lançados em  2020: "A vaca, a igreja e o coelho", um livro infantojuvenil e "Somos o rato da caixa?", uma literatura adulta, que vai balançar as estruturas do ser humano.
Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir seus livros e saber um pouco mais sobre o trabalho de vocês?

O leitor interessado em nossas obras poderá nos encontrar nas redes sociais: Davi Damarques e Valéria Vendramini, pelo telefone da SMA Escola de Música (11) 2669-4775 / (11) 953905881.

Como vocês gostariam que as pessoas percebessem as obras que fizeram?

Gostaríamos que o leitor percebesse a importância que cada obra tem e o impacto ocasionado na vida de cada um.
Os ensinamentos são gigantescos, a motivação para enfrentar as adversidades da vida e tirar sempre um aprendizado ajuda nessa caminhada terrena e é fundamental.
Ler é  sempre muito bom, ler um bom livro com conteúdo que possa agregar é melhor ainda.


CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019) e O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020). Organizadora dos livros: Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020) e Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC e colunista da Revista Conexão Literatura.

SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin, integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC e colunista da Revista Conexão Literatura.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels