terça-feira, 21 de abril de 2020

[Resenha] História Bizarra da Literatura Brasileira


Título Original: História Bizarra da Literatura Brasileira 

Autor: Marcel Verrumo 

Páginas: 328 

Editora: Planeta 

Ano Lançamento: 2017 

Os mistérios, as tragédias e os fatos emocionantes e bizarros envolvendo nossos livros clássicos e seus autores. 

A partir de um olhar curioso e engraçado, História bizarra da literatura brasileira é um mergulho nos mistérios, nas tragédias, nos fatos emocionantes, divertidos e, claro, nas bizarrices envolvendo nossos livros clássicos e seus autores. 

A partir de uma vasta pesquisa, o autor mostra todos os grandes nomes da nossa literatura, porém com um olhar que os tira do pedestal de “pensadores intocáveis” e apresenta o seu lado mais humano, comum e, claro, bizarro. 

O leitor vai descobrir o que aconteceu com a carta de Pero Vaz de Caminha, escrita para livrar um ladrão do exílio e desaparecida por séculos. Vai se assustar com o famoso escritor romântico que previu que iria morrer e se emocionar com a trajetória da esposa de Guimarães Rosa, uma heroína que salvou a vida de centenas de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. 

Prepara-se, pois os personagens da capa deste livro são apenas algumas das muitas bizarrices escondidas por trás das linhas de nossa literatura. 

Impressões: 

Ler os grandes clássicos da literatura brasileira é sempre uma viagem prazerosa, além de conhecer os escritores envolvidos que deixaram suas marcas na história literária do Brasil. 

A obra em si é um compilado do qual reúne inúmeros fatos, curiosidades e logicamente, bizarrices. O autor fez um excelente trabalho de pesquisa, tanto dos autores como de suas obras em questão. 

O livro segue uma linha do tempo, partindo desde o descobrimento do Brasil até os dias de hoje. São capítulos curtos, porém fluídos e de grande interação com os leitores. 

É uma incrível descoberta conhecer os “bastidores” e a vida de autores e autoras que deram vozes com suas obras que marcam uma geração até os dias hoje. O leitor vai conhecer por exemplo, a emocionante trajetória de vida do autor Guimarães Rosa e sua esposa. Já no sentido da bizarrice, determinado autor previu sua própria morte. 

O leitor vai sentir inúmeras emoções durante toda sua jornada literária, partindo das bizarrices até chegar em situações engraçadas e até emocionantes. Uma montanha russa de sentimentos em cada página lida. 

Marcel Verrumo trouxe um outro diferencial para sua obra. Colocando uma pequena biografia de cada autor mencionado, deixando assim um convite mais que especial para leitores de primeira viagem, conhecer esses autores consagrados. 

Partindo dessa iniciativa, conhecemos um outro lado dos protagonistas dessa obra. Outro ponto que vale ser mencionado por parte do autor é mostrar toda sociedade do Brasil até os dias de hoje. Uma evolução e revolução não apenas na literatura. 

Uma obra que vale ser lido em um final de semana, descontraído e fácil leitura. Servindo para todas idades.


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels