quinta-feira, 21 de maio de 2020

Cecília Lorca e o livro Muito além do Palácio Vermelho

Cecilia Lorca é paulistana, Bióloga, Pedagoga e é Professora aposentada, após lecionar por mais de 30 anos. 

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Cecília Lorca: Sempre gostei de escrever. Na adolescência escrevia poesias, poemas e guardava em minhas gavetas. Aos 14 anos comecei a escrever um livro: O Destino de Elizabeth Montclair, contudo depois de finalizá-lo perdi meu manuscrito o que me deixou frustrada por décadas.
Em 2017 decidi reescrevê-lo e publicá-lo na Amazon, assim como uma coletânea de poesias. Assim começou a minha vida literária.

Conexão Literatura: Você é autora do livro “Muito além do Palácio Vermelho”. Poderia comentar? 

Cecília Lorca: O livro foi publicado em 2018 e o tema é Memória Genética. Trata-se de um romance histórico e se inicia em Granada, em 1517 no período da Inquisição espanhola. Um amor impossível entre um cristão-novo e uma moura, que se tornará imortal, rompendo as barreiras do tempo e do espaço e se perpetuando através de seus descendentes.
É uma saga com quatro gerações que percorre Espanha, Portugal e Brasil em várias épocas.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro? 

Cecília Lorca: Foram feitas incansáveis pesquisas bibliográficas sobre os períodos que se passam as narrativas: A Espanha e a reconquista de Granada; A Inquisição espanhola e as agruras de judeus e mouros na época. A Guerra de Restauração portuguesa de 1640; o Golpe Civil Militar de 1964 no Brasil. Outras histórias foram brevemente contadas, como a Revolução de outubro de 1908 em Portugal e a Revolução de 1924 em São Paulo.
 É imprescindível uma vasta pesquisa histórica para se poder passar autenticidade à obra, e assim o livro demorou sete meses para ser concluído.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?

Cecília Lorca: “… Nuno a olhava com o rosto molhado de suor e lágrimas. Ela chorava com sofreguidão. Pensou nunca mais ver seu amado. Eles ficaram de mãos dadas. Mercedes perguntou:
– Vossa mercê não está ferido?
– Não estou, minha linda dama.
– Aprendeu a lutar. É um cavaleiro. Um herói de seu povo.
– Talvez herói, contudo não sou cavaleiro. Um herói anônimo.
– Para mim será sempre meu herói!
Eles se beijaram delicadamente e em seguida fitaram-se prolongadamente. Procuravam prender na memória as suas feições, como num lindo quadro de Velásquez. A luz do Sol ajudava a dar um brilho especial para aquele momento único. … Ficaram a prosear, de mãos dadas, vivendo uma gota de paixão. Sabiam que logo se separariam de novo, agora para sempre. Porém, hoje podiam se despedir.”

Conexão Literatura: Você também é autora de outros livros. Poderia comentar?

Cecília Lorca: Sou autora de outros cinco livros:
O destino de Elizabeth Montclair, um western; Alma, véus e colinas, coletânea de poesias; A morte só vem para quem tem vida, um conto dramático; Dhoruba e outras histórias, uma coletânea de contos curtos; e Mamluk, a cruzada dos esquecidos, um romance medieval.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir os seus livros e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Cecília Lorca: Possuo uma página no Facebook, Cecilia Lorca, onde se pode encontrar a propaganda e os links de meus livros. Os ebooks podem ser adquiridos na Amazon.com.br assim como os livros impressos de Alma véus e colinas e O destino de Elizabeth Montclair. Já o livro Muito além do Palácio Vermelho, está disponível em versão física na Amazon,  no Clube de Autores, Mercado Livre, Lojas Americanas, Submarino e em outras boas lojas.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta? 

Cecília Lorca: Sim. No momento há um livro para ser publicado brevemente, um romance histórico que se passa na época do Brasil colonial.

Perguntas rápidas:

Um livro: O Morro dos Ventos Uivantes. 
Um (a) autor (a): Jane Austen
Um ator ou atriz: Meryl Streep
Um filme: A Casa dos Espíritos.
Um dia especial: São dois dias auspiciosos: os nascimentos de meus dois filhos.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Cecília Lorca: Agradeço imensamente pela entrevista e espero que tenha sido útil aos  leitores da Revista Conexão Literatura.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels