terça-feira, 26 de maio de 2020

Com Festa Literária em suspenso, CEAT recomenda livros de autores homenageados


Leituras são sugeridas para todas as idades em tempos de isolamento social

O CEAT – Centro Educacional Anísio Teixeira já prestou homenagens a 16 artistas brasileiros na FLIST – Festa Literária de Santa Teresa: escritores, ilustradores e músicos. São 11 edições de FLIST desde 2009 e muita coisa para contar!

A literatura e os livros estão na nossa programação escolar e as famílias podem manter leituras na rotina que se impôs. Como a FLIST está temporariamente suspensa, o CEAT resolveu indicar obras de autores já homenageados pelo evento. Para distrair todos (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos), neste momento de isolamento social, sugerimos os livros abaixo:

A Lenda do Guaraná – mais três histórias indígenas: de Ciça Fittipaldi, Editora Melhoramentos

A ilustradora traz para este livro sua experiência em aldeias indígenas que marcou profundamente sua trajetória profissional. Aqui ela reconta, com palavras e imagens inspiradas no que viu e ouviu, mitos de diversos povos indígenas, em linguagem acessível para crianças, sem perder o encantamento das narrativas de tradição oral. Publicado nos anos 80, foi recentemente reeditado em novo formato, preservando na íntegra texto e ilustrações.

Chapeuzinho Amarelo: de Chico Buarque, Editora Yellowfante

O compositor escreveu esta história que tem cativado gerações desde sua primeira publicação em 1979. A menina Chapeuzinho, amarela de tanto medo, consegue enfrentar seu temor maior: o lobo! Um livro adorável que transforma os receios em coragem. Este clássico da literatura infantil brasileira recebeu o selo “Altamente Recomendável”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 1979, e, em 1998, Ziraldo conquistou o Prêmio Jabuti na categoria Ilustração.

Todos os Meus Sonhos: de Ivan Zigg, Editora Nova Fronteira

Com mais de cem livros publicados, o traço inconfundível do artista fala aqui de sonhos que estão por toda parte, nas coisas simples da vida e do dia a dia: no quintal, no céu ou em barquinhos de papel. Uma história divertida e poética, dedicada ao seu filho Miguel, aluno do Ensino Médio do CEAT. Texto curto em letra bastão, ideal para quem está ensaiando os primeiros passos no letramento. Ivan já foi agraciado com o Prêmio Jabuti de ilustração para livro infantil. 

A Caligrafia de Dona Sofia: de André Neves, Editora Paulinas

Um conto poético para crianças, com uma professora aposentada, decidida a disseminar poesia. Das paredes de casa aos cartões, Dona Sofia envolve a vizinhança e também os leitores em seu universo de sonhos e de afetividades. É uma guardiã de delicadezas e de generosidades.

Meu lote: de  Nei Lopes, Editora Numa

Uma seleção de crônicas que dialogam com a cidade, as tradições, a família, o samba e a linguagem. O texto de Nei Lopes flui e nos envolve com graça e espontaneidade. São relatos associados a acontecimentos e ao universo carioca-brasileiro. Leitura garantida para os jovens e os adultos!

Poemas da recordação e outros movimentos: de Conceição Evaristo, Editora Malê

Uma coletânea de poemas para os jovens e os adultos. Com leveza e força, a autora traz a questão da mulher negra, da submissão e da coragem. Há uma bela homenagens às avós, às mães e às filhas, em versos de intensidade lírica e musical. Alguns poemas são cantigas, com traços de linguagem coloquial e erudita.

Dez patinhos: de Graça Lima, Editora Companhia das Letrinhas

Um livro para os bebês e as crianças miúdas. Conta a história de uma ninhada de 10 patinhos e suas aventuras. Vez ou outra, um deles se distrai e sai de cena. Assim, os leitores vão se deparar com o desaparecimento dos filhotes, num jogo de subtração e de esconde-esconde. 

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels