sexta-feira, 29 de maio de 2020

Mauro Felippe e o livro Palavras têm vidas

Mauro Felippe - Foto divulgação
Mauro Felippe é natural de Urussanga, Santa Catarina. Advogado há 26 anos ininterruptos, já chegou a cursar Engenharia de Alimentos antes de se decidir pela carreira em Direito. Autor das coletâneas poéticas “Nove”, “Humanos”, “Espectros” e “Ócio”, já preencheu diversos cadernos em sua infância e adolescência com textos e versos, dos simples aos elaborados - a predileção pelo segundo evidente em sua escrita. As temáticas de suas obras são extraídas de questões existenciais, filosóficas e psicológicas, compreendidas em seu dia a dia, sendo que algumas advém dos longos anos de advocacia, atendendo a muitas espécies de conflitos e traumas. Por meio da literatura, pretende viver dignamente e deixar uma marca positiva no mundo, uma prova inequívoca de sua existência como autor. Possui dois filhos, Anne - hoje com quatorze anos, e Gabriel com sete anos de idade, ambos com participações também em todas as obras que lançou.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Mauro Felippe: Comecei a escrever cedo, com 16 anos, em uma fase de conflitos adolescentes que despertaram o meu desejo de compreender o comportamento humano e suas relações interpessoais. Em 2014, após 21 anos ininterruptos de experiência no intermédio dos mais diversos conflitos, como advogado, senti que era hora de resgatar minha poesia, voltar a deixar o pensamento correr solto, ir além. Do caderno da adolescência resgatei algumas reflexões, mas a maior parte diz respeito a minha fase madura, atual. Entendo que revelo em meus livros um modo peculiar de interpretar o cotidiano, num jogo de palavras sagaz, contundente, penetrante, mas sempre sensível. 
Conexão Literatura: Você é autor do livro “Palavras têm vidas”. Poderia comentar? 

Mauro Felippe: “Palavras Têm Vidas” reúne os maiores sucessos das minhas quatro obras anteriores, “Nove” (2014), “Ócio” (2016) e “Espectros” (2016) e “Humanos” (2017). Nessa antologia permanece o jogo com as palavras, as críticas, as reflexões e as provocações aos temas realistas. É endossada por críticos literários e nomes consagrados da literatura brasileira, os mesmos que elegeram os textos escolhidos. Conforme mencionou o prefaciador de “Palavras Têm Vidas”, o escritor e jornalista Fernando Jorge, “A nova obra também marca uma nova fase desse nobre e humilde escritor, que faz das suas poesias uma forte união de versos que imprimem a realidade da humanidade, seja no caos das adversidades ou pela doçura das crianças. Um título para todos que desejam ter acesso ao universo que só a literatura é capaz de criar.” Fiquei honrado com tais palavras de um dos maiores literatos que já conheci.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo você levou para concluir seu livro? 

Mauro Felippe: Conforme descrevi, “Palavras Têm Vidas” se trata de uma antologia, uma compilação de muitos textos que mais agradaram os críticos e leitores em todo o País. É muito subjetivo. Então, estão nela contidos escritos meus entre 2014 a 2017, interstício que coincide aos lançamentos dos meus primeiros quatro livros citados. Não houve pesquisas em si para escreve-los, pois tratam de ideias que fluem do imediato, do pensamento do momento, seja de uma ocorrência na vida ou um fato que sensibilizou e ainda sensibiliza. Quanto ao tempo para concluir este novo livro, desde a primeira ideia até a impressão da obra, o amadurecimento, tratativas com editora, ilustrações e diagramação, durou quase um ano, entre 2018 e 2019.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?
Mauro Felippe: Sinceramente, considero todos os meus textos especiais, pois todos possuem um significado ímpar do momento que foram paridos, quase que uma biografia fragmentada. Todos os textos têm suas mensagens muito profundas, desde momentos de vida, dos humanos, dos sentimentos, da morte, da saudade, dos sonhos, enfim, dos temas que aparecem de forma imediata, todos com aportes psicológicos ou filosóficos. Sua pergunta é muito difícil de responder, mas arrisco a citar, então um deles – “A poça”:

“A poça”

“Na lama inerte 
Intacta – assentada
Exposta ao céu...
Uma poça. 

Poça de água parada
Sobre a terra – sobre o barro
Feita pela chuva
Que sempre a transborda e após recua. 

Na lama – aquela poça
Cristalina e crua 
Sobre o humus barrento
Que no seu reflexo vê-se a lua” 

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir os seus livros e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Mauro Felippe: Meus livros estão disponíveis em todo o País, através de livrarias físicas, mas principalmente, com vendas online através do Site e Redes Sociais da Editora Coerência, de São Paulo-SP, como também na Amazon, Livrarias Cultura, Grupo de Livrarias Curitiba, dentre muitas outras. Através do meu site www.maurofelippe.com ou pelo link http://linktr.ee/maurofelippe os livros são direto e imediatamente localizados de qualquer Estado do País. Minhas demais redes sociais são: Instagram @maurofelippe, Facebook/Mauro Felippe e YouTube/Mauro Felippe.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta? 

Mauro Felippe: Tenho um projeto, desde 2014, denominado “Sociedade dos Poemas Vivos”, utilizado através de palestras e tarefas em escolas para incentivo da leitura e escrita, principalmente de crianças, adolescentes e demais pessoas que não tiveram oportunidade de lançar seus textos autorais impressos. Com a devida autorização dos diversos autores sonhadores os publico também em livros antológicos e, após, têm distribuição gratuita a quem pretender. Quanto a outros projetos dos meus próprios livros, tenho sim planos para lançamentos de outros futuros, com textos inéditos, sendo que o próximo está quase saindo do forno.

Perguntas rápidas:

Um livro: Anjos do Tempo, baseado nas letras de Neil Peart (Rush).
Um (a) autor (a): Machado de Assis
Um ator ou atriz: Charles Chaplin
Um filme: A fuga de Alcatraz
Um dia especial: Aliás, são dois: os dos nascimentos dos meus dois filhos.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Mauro Felippe: Continuemos repassando os valores verdadeiros da vida, com respeito e humildade.

------------------------------------------------------------------------------------

Especificações sobre “PALAVRAS TÊM VIDAS”:
•  Capa em Guache: 222 páginas 
•  Editora: Coerência; Edição: 1ª (9 de Maio de 2019) 
•  Idioma: Português 
•  ISBN-10: 855327179X 
•  ISBN-13: 978-8553271795 
•  Dimensões do produto: 20,8 x 14 x 1,2 cm 
•  Peso de envio: 272 g
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels