quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Eduardo Maciel e o livro SonetILUSTRA

Eduardo Maciel - Foto divulgação
Eduardo Maciel é gestor cultural e um artista plural. Cantor, compositor, fotógrafo, diretor de fotografia, escritor contista e poeta sonetista com um projeto de lançamento de sete livros promovendo o resgate cultural das 20 diversas formas de soneto já catalogadas. O resgate cultural desse tipo poético será feito através da interlocução entre sonetos e outras formas de arte. Autor do livro “SonetATO”, “SonetIMAGEM” e "SonetILUSTRA", os três primeiros da série. Curador e fotógrafo da exposição de fotografias "EXPO SonetIMAGEM". Participante das antologias de contos "O Lado Sombrio do Sítio" e "A Era dos Mitos". Também colunista das revistas Kuruma'tá e Villa das Palavras. Além disso, Eduardo Maciel é roteirista de teatro.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Eduardo Maciel: Eu comecei a escrever poemas na infância, para presentear familiares e amigos. Meu primeiro prêmio literário foi em 1993, um concurso de redação nacional chamado “Jovem Embaixador”, que me conferiu o prêmio de uma bolsa de estudos para o ensino médio. Nessa época eu tinha 14 anos. Segui escrevendo e participando de concursos que acabaram me levando a mais duas publicações, como coautor, em obras divulgadas pela UNESCO em 160 países e em 3 idiomas. Mas foi na fase adulta que passei a fazer pesquisas e estudar os sonetos, que constituem a minha produção poética desde 2017.

Conexão Literatura: Você é autor do livro “SonetILUSTRA”. Poderia comentar? 

Eduardo Maciel: SonetILUSTRA é o terceiro livro de uma série literária em 7 temporadas buscando o resgate cultural dos sonetos na produção poética contemporânea, porém usando-se as 20 regras distintas de métrica e rima catalogadas desde o século XIII, e não apenas o soneto livre que temos lido desde o final do século XIX. Em cada volume da série literária, os sonetos conversam com outras linguagens da arte. O SonetILUSTRA, por exemplo, conecta sonetos a desenhos, enquanto que, nos dois livros anteriores, os sonetos se inter-relacionaram com a própria literatura e com fotografias: SonetATO e SonetIMAGEM, respectivamente.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro? 

Eduardo Maciel: Minha pesquisa aprofundada sobre sonetos foi iniciada em 2016, e utilizei documentos e relatos, assim como grandes sonetistas do passado (Shakespeare, Petrarca e Camões, por exemplo) para nortear o planejamento da série. Especificamente falando do processo criativo do SonetILUSTRA: depois de concluídos os 50 sonetos do livro (cada livro tem 50 sonetos numerados sequencialmente), entreguei o material ao Robson Sark, um amigo meu de mais de década e que tem um trabalho magnífico nas artes visuais, e encomendei dele as ilustrações. Pedi que ele usasse a criatividade de forma livre para que os desenhos fossem a tradução da interpretação visual dele a respeito dos sonetos. Não interferi nesse processo para que a obra preservasse sua autenticidade e cumprisse o papel de articular essas duas formas de arte, em um só livro.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?  

Eduardo Maciel: Claro, com prazer! Esse é um dos que mais gosto nesse livro:

SONETO SIMÉTRICO
Tendência entre sonetistas contemporâneos no formato. 
Versos alexandrinos (liberalidade minha) 
Estrutura: AA/BCB/DEED/BCB/AA 

Cesariana 

Conceber um livro é como gravidez 
Com toda euforia do primeiro mês 

Ao entrar em produção você enjoa 
E começa a pensar só em detalhes 
Para uma gestação que seja boa 

Cada reunião vale como ultra 
Nessa linda gravidez literária 
Se algum problema surge você surta: 
Blindar a obra é ação prioritária 

Cada verso é coração que ecoa 
Cada estrofe, um útero em talhes 
Quarenta semanas, a capa tá boa 

Parto normal pro livro não pode ter vez 
O livro é meu; mas o filho, de vocês

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Eduardo Maciel: Mantenho meu trabalho ativo gerando sempre conteúdo para as redes sociais e será um prazer acolher a todos tanto no Facebook quanto no Instagram: @eduardomacielartes é o caminho.
Para aquisição da obra, os leitores podem buscar os títulos em e-book pela Amazon ou encomendar na loja virtual da editora Autografia, que me publica em verso, através do link https://www.autografia.com.br/book-author/eduardo-maciel/
Atualmente estou com uma promoção em vigor, onde o leitor paga pelos 2 livros já publicados da série e ganha o terceiro, todos autografados e com marcadores de página. Os 3 livros por R$ 70,00 mais o frete. Para adquirir o combo, basta me procurar no Direct Message do Instagram. Ficarei muito feliz em fazer o envio.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta? 

Eduardo Maciel: Sim, é claro! Além de concluir a série literária de sonetos (SonetONS, SonetERROR, SonetEMPERO e SonetEATRO), tenho planos de publicar uma coletânea de contos e escrever uma biografia autorizada. Isso sem contar a participação em antologias de contos, que é um crush literário meu. Adoro as antologias.

Perguntas rápidas:

Um livro: Eu e Outros Poemas
Um (a) autor (a): Augusto dos Anjos
Um ator ou atriz: Meryl Streep
Um filme: Bridegroom
Um dia especial: O do meu casamento

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Eduardo Maciel: Gostaria de dizer a quem nos está lendo que adquira (ou mantenha) o edificante hábito da leitura e, caso sinta vontade de escrever, que estude para fazê-lo. Nada, nada mesmo, pode impedir uma vontade benéfica bem planejada e executada. Ah! Nunca se esqueçam de serem felizes, pois a felicidade mora nos detalhes.
Compartilhe:

2 comentários:

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels