segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Pela primeira vez, contos de Machados de Assis serão lançados individualmente com proposta que valoriza o escritor como negro

Através de crowfunding, publicação de “Histórias da Meia-Noite” como coletânea especial permite a compreensão do maior nome da literatura nacional por novas perspectivas

Machado de Assis (1839-1908) ressurge inédito no segundo semestre de 2020. O maior nome da literatura nacional (e um dos maiores do mundo em língua portuguesa) ganhará versão inédita e exclusiva da obra Histórias da Meia-Noite, clássico de 1873 que reúne seis grandes contos. A iniciativa é do Grupo Estante pelo selo Casa Literária, que propõe o lançamento da coleção através de crowfunding pela plataforma Catarse. A campanha de financiamento coletivo terá início em 7 de agosto.

Publicada inicialmente em jornais da época, esta será a primeira vez no mercado editorial que os contos de Histórias da Meia-Noite, “A parasita azul”, “As bodas de Luís Duarte”, “Ernesto de Tal”, “Aurora sem dia”, “O relógio de ouro” e “Ponto de vista” receberão edição individual com capa e ISBN próprios em versões físicas e digitais.

Além disso, os livros de cada narrativa ainda contarão com textos introdutórios de especialistas, que contextualizam as histórias e fazem análises sobre seu valor literário. Uma proposta ideal para escolas, cursos de escrita e estudantes de Letras em Língua Portuguesa, segundo o Grupo Estante.
Como bônus da coletânea, a capa da coleção Histórias da Meia-Noite trará uma fotografia de Machado de Assis digitalmente colorizada pela Faculdade Zumbi de Palmares como forma de reverter, no imaginário nacional, o processo de embranquecimento do autor negro.

Dentre as recompensas e brindes do crowfunding, as organizações que apoiarem o projeto poderão ter suas logomarcas estampadas na quarta capa dos livros.

Outros detalhes da campanha no link https://www.catarse.me/historiasdameianoite

Coleção Machado de Assis (especial e de luxo) - Catarse

Histórias da Meia-Noite:

“A parasita azul”
“As bodas de Luís Duarte”
“Ernesto de Tal”
“Aurora sem dia”
 “O relógio de ouro”
“Ponto de vista”

Campanha: início em 7 de agosto de 2020

Editora: Grupo Estante, selo Casa Literária

Sobre Machado de Assis

Machado de Assis não é apenas um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, mas um dos maiores autores brasileiros – e negro – de todos os tempos, muito embora a elite intelectual e a tradição escravocrata tenha tentado, em suas muitas representações, “embranquecê-lo”.

Celebrado tanto no Brasil quanto, mais recentemente, no exterior – com a versão em inglês de Memórias póstumas de Brás Cubas –, o autor possui vasta obra literária e acadêmica, com trabalhos originais e traduções de clássicos da literatura.

Nascido no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, publicou seu primeiro poema em 1855, chamado Ela, já como colaborador do jornal Marmota Fluminense. Foi redator do Diário do Rio de Janeiro, a partir de 1860, chegando a adotar os pseudônimos de Gil, Job e Platão.

Em 1861, publica a comédia Desencantos e a sátira em prosa Queda que as mulheres têm para os tolos. Já em 1872 publica seu primeiro romance, intitulado Ressurreição. No ano seguinte, lança a coletânea de contos Histórias da Meia-Noite.

Em 1870, traduziu o clássico Oliver Twist, de Charles Dickens.

Sobre a Editora

O Grupo Estante é a marca editorial responsável pelos selos editoriais Casa Literária (que será o responsável pela publicação da coleção Machado de Assis), Casa Acadêmica, Callenda, PULP Comics e SadeBooks.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels