segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Valerian: os pássaros do mestre



A ficção científica é o gênero perfeito para metáforas sociais. Ao simular locais e tempos distantes, os autores conseguem refletir com perfeição sobre os tempos em que vivemos. Nenhuma série explorou tão bem esses recursos quanto Valerian, de Christin e Meziéres. E um dos álbuns mais felizes nessa representão foi “Os pássaros do mestre’, publicada no volume dois da edição brasileira.
Na história, Valerian e Laureline caem um asteroide. Lá encontram diversas outras naves atraídas pela armadilha. Ao serem socorridos por um barco descobrem o fim de todos os náufragos estelares: tornam-se escravos de uma figura misteriosa chamada O mestre. A população intereira do astro trabalha todo o tempo possível para produzir alimentos para O mestre. De todos os cantos surgem pessoas com frutas, verduras, animais, algas para o mestre. Os esfomeados escravos comem as sobras do mestre.
Os que ousam desafiar esse estado de coisas são chamados de loucos e apartados dos outros no fundo de um poço.
Claro que Valerian e Laureline não se conformam e vão empreender uma jornada para descobrir quem é o mestre e como derrotá-lo.
Christin e Meziéres misturam essa viva crítica social com uma aventura repleta de ação e de sense of wonder. Uma obra-prima numa série repleta de obras-primas.
As críticas, aliás, surgem em diversos momentos, a exemplo da fala final de Laureline. Após derrotar o mestre, ela diz: “Como seu poder se alimenta da resignação dos outros, ele não vai ter nenhuma dificuldade em encontrar lugares onde amem a autoridade! Astucioso, esse glutão!”. De fato, parece que em todos os locais as pessoas estão loucas por encontrarem um mestre, uma autoridade que lhes diga o que fazer. Esse álbum é mais atual do que nunca.   

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels