terça-feira, 6 de outubro de 2020

Osmar S. Junior e o livro 21 Passos No Escuro


Nasceu em 11 de março de 1977 em São Paulo, capital. Começou a arriscar-se na escrita entre 16 e 17 anos, com poemas e dois livros escritos entre 1994 e 1999. Ingressou na faculdade de História em 2000, mesmo ano em iniciou a escrita de seu primeiro livro publicado, “21 Passos no Escuro”, construído ao longo de duas décadas. Nesse período começou a lecionar (profissão que exerce desde 2004) e também se formou em Pedagogia e Neurociências da Aprendizagem. Atualmente é professor da rede pública e tem mais projetos literários na gaveta.

ENTREVISTA: 

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

 Osmar S. Junior: Minha primeira criação foi um poema escrito aos 17 anos. Tratava-se de um poema romântico, que acabou sendo o primeiro de dezenas nesta mesma linha. Claro que alguns tiveram “alguém” como inspiração, mas a grande maioria não tinha como fonte uma pessoa em especial. Também escrevi poemas de outros gêneros, que iam desde atmosferas depressivas até visões relativamente cômicas do cotidiano. De certa forma, isso também me deu algumas ideias para os outros dois livros que escrevi entre os 17 e os 22 anos: um misto de romance e tragédia (o primeiro) e um próximo do que se poderia, talvez, chamar de drama social (o segundo).

Conexão Literatura: Você é autor do livro “21 passos no escuro”. Poderia comentar?

Osmar S. Junior: Terror é um gênero que sempre me fascinou, fosse na literatura ou na sétima arte. E não somente aquele que se baseia em elementos sobrenaturais, mas o que nasce diretamente das regiões mais escuras da alma humana. Talvez seja um pouco daquela atração maior que todo mundo sente quando vê o anúncio de um filme que diz “baseado em fatos reais”. Quer dizer, é aquela ideia de que pelo menos parte do que você acabou de assistir ou ler poderia realmente acontecer...

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Osmar S. Junior: O livro foi escrito entre 2000 e 2020 (sério...) e alguns destes contos nasceram da combinação de situações comuns que chegaram ao meu conhecimento com um pouco dos temores clássicos que sempre povoam nosso subconsciente. E falo de situações banais mesmo. Uma conversa que escutei de dois senhores que passavam por mim numa cidade pequena do interior, alguma coisa que vi na areia enquanto caminhava pela praia...E por aí afora. 

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores? 

Osmar S. Junior: Bom, pra não me arriscar a dar spoilers, posso mencionar alguns dos contos que para mim mesmo, são particularmente perturbadores: “Rabo de Arraia”, “As Obras de Deus” e “Que Morram os Filhos Teus”, são histórias que, durante o processo de criação, chegaram a me causar um certo incômodo. Creio que isto signifique alguma coisa. 

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Osmar S. Junior: O livro está disponível nas livrarias Asabeça, Livraria do Mercado, Submarino, Amazon, Americanas e Estante Virtual. Também há informações sobre ele no meu blog pessoal, www.liranet1977.blogspot.com.br além de boa parte de meus poemas. 

Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira? 

Osmar S. Junior: Nunca, mas nunca desistam mesmo. Eu sei perfeitamente o quanto é desanimador olhar aquele seu material na gaveta esperando dias melhores para ser publicado, mas prossiga escrevendo, falando com editoras e tirando proveito ao máximo da facilidade que a era digital trouxe para esse tipo de empreendimento. Mas NÃO desista, pois como se diz por aí, caixões foram feitos para enterrar corpos, e não sonhos. 

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta? 

Osmar S. Junior: Sim, pelo menos mais dois livros, aqueles que mencionei lá atrás. Mas isso ficará para mais adiante, num futuro próximo. 

Perguntas rápidas: 

Um livro: A Divina Comédia

Um (a) autor (a): Stephen King

Um ator ou atriz: Clint Eastwood

Um filme: A Vida é Bela

Um dia especial: Cada um do seu jeito, todos são. 

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Osmar S. Junior: Leitura e escrita são duas das mais enriquecedoras atividades intelectuais. Não só por escrever, mas também como professor, faço votos que um dia tenhamos uma sociedade onde estas atividades sejam parte do cotidiano de cada homem e mulher.

Compartilhe:

Um comentário:

  1. Sua entrevista me estimulou a curiosidade de ler seu livro. Quem te conhece, a seriedade com que abraça um projeto, só pode ser muito bom!

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

COMUNIDADE INFLUXO

SONHOS FULGURANTES - ROBERTO MINADEO

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels