sábado, 23 de janeiro de 2021

Dois livros que trazem São Paulo como grande cenário literário

 Para comemorar o aniversário da cidade, a SESI-SP Editora indica títulos que retratam a metrópole com personagens e memórias

Quantas histórias cabem em 467 anos? Para a cidade de São Paulo, que faz aniversário em 25 de janeiro, a resposta beira o infinito, das artes ao olhar de seus moradores ou de quem simplesmente ama a capital. Na literatura, já foi cenário e personagem, mas sempre com presença marcante. Para comemorar, a SESI-SP Editora indica dois livros que mostram diferentes e intensos tipos de relação com a metrópole.

A lista começa com uma viagem pela rodoviária do Tietê, símbolo da cidade por concentrar chegadas e partidas, em O livro amarelo do terminal. O título, disponível também nos formatos e-book e audiobook, é a estreia da jovem escritora Vanessa Barbara em formato de reportagem. Usando diversos recursos narrativos, da abordagem jornalística ao humor nonsense, a obra retrata diferentes perfis de pessoas que passam pelo local todos os dias – vendedores, crianças, velhinhas, surfistas – montando uma linha a partir dos fragmentos de conversas colhidas ao acaso.

Já em À sombra dos viadutos em flor, São Paulo é retratada como um grande palco para as lembranças musicais do autor Cadão Volpato em período em que a cena rock nacional ganhava grandes impulsos. Um tempo que viu nascer nomes como Legião Urbana, Plebe Rude e a própria banda do autor, a Fellini, na qual ele era letrista e vocalista. Surgindo em 1984, na região dos viadutos que cortam a Avenida 9 de Julho, a formação durou pouco, mas deixou alguns discos que foram cada vez mais cultuados com o passar dos anos. À sombra dos viadutos em flor também está disponível no formato e-book.

É possível encontrar esses e outros livros que celebram as muitas histórias, faces e personagens da cidade no site www.sesispeditora.com.br.

Serviço

À sombra dos viadutos em flor

Autor: Cadão Volpato

Editora: SESI-SP

O Livro Amarelo do Terminal

Autor: Vanessa Barbara

Editora: SESI-SP

SOBRE A SESI-SP EDITORA

A SESI-SP Editora tem como ação principal organizar conhecimento nas áreas de cultura, educação, esporte, nutrição e saúde, cumprindo sua missão de apoiar a Entidade em seus mais diversos campos de atuação. Com obras em diferentes formatos (impresso, e-book e audiobook), é referência na edição de livros educacionais, premiados, infantojuvenis, de alimentação, de histórias em quadrinhos nacionais e europeias, e de obras de interesse geral.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Divulgue Conosco

Posts mais acessados da semana

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels