segunda-feira, 3 de maio de 2021

Um papo com Ramón Vasquez, autor do livro “O mistério da Rua Magalhães Pinto”


Ramón Vasquez
é Gestor Pedagógico do Super Cérebro Recife, professor na área de negócios, pesquisador, especialista em Trabalhos de Conclusão de Curso e projetos empresariais. Como escritor: possui mais de cinco obras publicadas, dezenas de artigos de opinião e artigos científicos publicados em sites, eventos e revistas nacionais. É apaixonado por leitura, principalmente, Dostoiévsky e outros autores existencialistas. Nessa seara: romance, biografia, filosofia, sociologia, política e gestão são os assuntos de maior interesse. Sua vida é conectar-se com as pessoas por meio da educação, e auxiliá-las na construção de uma cultura focada no compartilhamento do saber. 

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Ramón Vasquez: Sim! Começou em 2016, com a publicação do livro O mundo mudou... Justo na minha vez?, com o meu ex-professor e publicitário Valdênio Rodrigues. Além dessa obra, publiquei O universitário e a universidade: vivenciando oportunidades e desafios na trajetória acadêmica, que retratava a minha vida de universitário, por exemplo: estudar para provas, conciliar emprego e faculdade, participar de congressos, ler livros, estudar nos finais de semana etc. Em relação ao meu início literário, é bem engraçado, pois eu não gostava de escrever, tirava notas baixas em redação na época da escola, dentre outros probleminhas. No entanto, comecei a ler bastante na graduação de administração, tive alguns insights durante os quatro anos do curso e resolvi escrever o meu primeiro livro.  

Conexão Literatura: Você é autor do livro “O mistério da Rua Magalhães Pinto”. Poderia comentar? 

Ramón Vasquez: É sempre um prazer comentar os livros que escrevo. As personagens principais da narrativa são Luke e Angelika. O jovem casal busca um recomeço na vida de recém-casados. Esse recomeço estava presente na fantástica Rua Magalhães Pinto. Uma rua com paisagem verde, flores, jardins, terra batida e um perfume agradabilíssimo que pairava no ar. Nos primeiros dias de casa nova, Luke e Angelika percebem algumas bizarrices na rua, como: a existência de uma casinha suspensa no tronco de árvore localizada no centro da rua, quatro idosas misteriosas e um idoso com voz mansa e um passado sinistro. Essa atmosfera peculiar é descrita no livro por Ramón Vasquez, após 80 anos, que foi a personagem que viu e ouviu tudo que se passou naquela rua. Desse modo, não é exagero concordar com Ramón Vasquez quando ele afirma: “Se eu pudesse dar um conselho, não para o leitor, mas para mim, seria: ‘Ramón Vasquez, não leia este livro!’” O leitor deve ler a obra com uma boa trilha sonora. Recomendo: Dark Piano for Dark Writing (Youtube).

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro? 

Ramón Vasquez: Não gosto de perder tempo escrevendo, desse modo, levei dois meses para concluir a obra – início, desenvolvimento e conclusão. Nesse período, tive quatro obras que me influenciaram na hora de escrever: 

Série da Netflix: Jeffrey Epstein: poder e perversão. Ano: 2020.

Livro: Lady Killers: assassinas em série. Autora: Tori Telfer. Ano: 2018

Filme: A casa que Jack construiu. Diretor: Lars von Trier. Ano: 2018.

Documentário biográfico: Desvendando Serial Killers com Piers Morgan. Ano: 2017. 

Essas obras foram essenciais para criar um clima de desconfiança, medo e pânico entre as personagens da Rua Magalhães Pinto.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro? 

Ramón Vasquez: Sim! Capítulo “Em casa”, página 31.

Luke invadia a casa onde morava. Gritava pela esposa, mas, ela não respondeu. Ele ficava mais nervoso. Ao chegar na cozinha viu o homem encapuzado alisando as partes íntimas da sua esposa com a faca. Luke ficou possesso com a situação, não via o momento de salvá-la e fugir da amaldiçoada, Magalhães Pinto. 

— Solte a minha esposa, seu verme — gritava Luke. — Lixo humano! Verme! Se matar a minha esposa, irei matá-lo, com todas as minhas forças, seu animal! 

— Calma, meu jovem. Conheci sua esposa esses dias. Linda, por sinal. Um, “tesão” de mulher. Posso nem beijar? Posso nem tirar uma casquinha? Gostaria de tocá-la mais intimamente. Você sabe, né? Estou tirando o capuz. Sem capuz. Sem mentiras. Sem nada. Sou honesto com você. Chega de mentiras!

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Ramón Vasquez: O leitor pode acessar minha página no Instagram @proflucasalmeidaoficial e conversar comigo no direct para solicitar o livro via WhatsApp, ou acessar o livro pelo QR Code que está no post de divulgação da minha obra. A obra é 100% gratuita.  

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta? 

Ramón Vasquez: Sim. Entre meados de maio e início de junho estarei publicando uma obra nacional pela Editora Viseu. Este livro estará em formato impresso e digital. O livro retrata o drama de um homem brasileiro: casado, com filho, desempregado, vivendo de trabalho informal, até que um certo dia acontece uma situação que mudará a sua vida completamente...   

Perguntas rápidas:

Um livro: Memórias da casa dos mortos

Um (a) autor (a): Fiódor Dostoiévski 

Um ator ou atriz: Wagner Moura

Um filme: Tour de France

Um dia especial: 12 de agosto de 2020, marquei a data do meu casamento com a minha noiva (e futura esposa) Andressa.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Ramón Vasquez: Ser escritor ou professor, no Brasil, é um ato de resistência!

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Divulgue Conosco

CLUBE DO LIVRO UNIÃO

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels