Arthur Machen - O mestre da dark fantasy, no Catarse

  ACESSE: http://www.catarse.me/machen

terça-feira, 23 de novembro de 2021

6 livros que você precisa ler ainda em 2021


 Indicações de diferentes gêneros e estilos para você encontrar uma boa leitura ainda esse ano 

Se você é daqueles que fez metas de leitura para o ano, mas ainda está longe de cumprir, ou até está “em dia” com os livros, mas segue sem ideias do que ler agora (a famosa ressaca literária), esse texto é para você! 

Pode ser difícil encontrar uma boa história, mas, buscando diferentes gêneros e estilos literários, fica mais fácil encontrar uma opção que lhe agrade. Assim, você pode terminar o ano cumprindo suas metas ou, simplesmente, curtindo uma boa leitura. Os livros indicados podem ser encontrados online ou em livrarias e lojas de papelaria e escritório. 

Confira as indicações a seguir. São livros de ficção e não-ficção para quem quer terminar o ano se distraindo com histórias ou sabendo um pouco mais sobre um assunto. Quem sabe você não leva o hábito para 2022?

6 livros para ler antes de acabar o ano

Cada pessoa tem um tipo de gosto literário e, por isso, pode ser difícil encontrar ideias para fugir do óbvio e aproveitar uma nova leitura até o fim do ano. Os títulos indicados são de diferentes gêneros, para que você encontre a leitura que lhe agrade ou, quem sabe, se aventure em outros estilos. Acompanhe!

1.   Flores para Algernon, de Daniel Keyes (para quem gosta de Drama)

“Uma cirurgia revolucionária promete aumentar o QI do paciente. Charlie Gordon, um homem com deficiência intelectual severa, é selecionado para ser o primeiro humano a passar pelo procedimento”, afirma a premissa do livro. 

O leitor acompanha a história do personagem principal a partir de sua própria visão dos fatos, desde os momentos antes da cirurgia e também depois dela ser realizada. É um livro de drama, que mostra as relações pessoais na vida de uma pessoa com deficiência intelectual. 

Foi lançado em 1966 e relançado em 2018 no Brasil. A obra venceu o prêmio Nebula e inspirou o filme Os Dois Mundos de Charlie, ganhador do Oscar de Melhor Ator.

2.   O Clube do Crime das Quintas-Feiras (para quem gosta de Romance Policial)

Os fãs de romance policial podem se divertir ao ajudar um grupo de idosos a solucionar um crime que acontece no retiro de aposentados em que vivem. 

“Toda quinta, em um retiro para aposentados no sudeste da Inglaterra, quatro idosos se reúnem para ― segundo consta na agenda da sala de reunião ― discutir ópera japonesa. Mas não é bem isso que acontece ali dentro. Elizabeth, Ibrahim, Joyce e Ron usam o horário para debater casos policiais antigos sem solução”, explica a premissa da história. 

O livro foi lançado em 2021 e foi um sucesso para o público, sendo que um segundo livro com os mesmos personagens também chegou ao Brasil esse ano. Fãs de romance policial entram em uma história de resolução de crimes, mas com o charme dos personagens que fizeram sucesso. 

3.   Torto Arado (para quem gosta de Literatura Brasileira)

“Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas — a ponto de uma precisar ser a voz da outra”, diz a apresentação do livro. 

O drama acompanha as duas irmãs em suas vidas trazendo detalhes da cultura e da vida nordestina, além da percepção negra a partir disso. Itamar Vieira Junior, o autor, é negro e estuda questões culturais há mais de 15 anos. Entre os prêmios que o livro recebeu está o Prêmio Jabuti de 2020.

4.   A Cor Púrpura, de Alice Walker (para quem gosta de Contemporâneos)

Apesar de ser denominado como um Contemporâneo, o livro é considerado um clássico da literatura norte-americana por muitos, já que além dos diversos prêmios que recebeu (inclusive o Pulitzer), sua história é marcante. 

De acordo com seu enunciado, o livro é “um dos mais importantes títulos de toda a história da literatura. Inspiração para a aclamada obra cinematográfica homônima dirigida por Steven Spielberg, o romance ‘A Cor Púrpura’ retrata a dura vida de Celie, uma mulher negra do sul dos Estados Unidos da primeira metade do século XX. Pobre e praticamente analfabeta, Celie foi abusada, física e psicologicamente, desde a infância pelo padrasto e depois pelo marido”.

5.   Essencialismo (para quem gosta de Produtividade)

Para quem prefere aproveitar a leitura para aprender algo novo, melhorar hábitos e se autoconhecer, existem inúmeros títulos conhecidos. Começar 2022 com algo novo em mente também pode ajudar a ter novas ideias ou mudar comportamentos. 

Entre os livros mais falados do ano, o “Essencialismo” trata sobre trabalho, produtividade e, especialmente, sobre sobrecarga — e como acabar com ela para viver com mais qualidade de vida. A frase guia do livro é “O essencialista não faz mais coisas em menos tempo — ele faz apenas as coisas certas”.

6.   Talvez você deva conversar com alguém (para quem gosta de Autoconhecimento)

A partir de uma visão pessoal, a autora e terapeuta Lori Gottlieb discute sobre saúde emocional e mental, transtornos psicológicos e a maneira como as pessoas enxergam esse universo. O livro combina histórias de sua experiência como profissional e pessoal, quando ela mesma procurou ajuda de um terapeuta. 

“De modo geral, buscamos a ajuda de um terapeuta para melhor compreender as angústias, os medos, a culpa ou quaisquer outros sentimentos que nos causam desconforto e sofrimento. Mas quantos de nós já paramos para perguntar: o terapeuta está imune à gama de questões que ele auxilia seus pacientes a dirimir e superar, dia após dia?”, afirma a premissa do livro.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Posts mais acessados da semana

ANTOLOGIAS LITERÁRIAS

POEME-SE

CONHEÇA A REVISTA PROJETO AUTOESTIMA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO DESTAQUE

CEDRIK - ROBERTO FIORI

Leitores que passaram por aqui

Labels