Participe da antologia (e-book) O UNIVERSO DE CLARICE LISPECTOR

  Participe da antologia (e-book)  O UNIVERSO DE CLARICE LISPECTOR . Leia o edital :  CLIQUE AQUI.

segunda-feira, 20 de junho de 2022

ENTREVISTA COM ESCRITOR: Marco Tulio Michalick e o livro Qual o sentido da vida?, por Cida Simka e Sérgio Simka


Fale-nos sobre você.
 

Marco Tulio Michalick é empresário, escritor e palestrante. Tem mais de uma centena de artigos publicados em periódicos espíritas: Revista Cristã de Espiritismo, Revista Internacional de Espiritismo, Espiritismo & Ciência, Revista Caminho Espiritual.

Participou do programa “Como Conheci o Espiritismo”, episódio 2, produzido pela TV CEI/FEB.  

É casado com Zeneida, tem duas filhas, Pâmela e Ana Paula, e uma netinha, Isabela. É natural de Belo Horizonte, mas, desde 1996, está morando em Brasília. Nasceu em 1965, e entrou para a Doutrina Espírita quando tinha doze anos. É trabalhador assíduo no movimento espírita e está como presidente do CELST – Centro Espírita Lar da Santíssima Trindade – em Taguatinga-DF. 

ENTREVISTA: 

Fale-nos sobre o livro. O que motivou a escrevê-lo? 

Este livro foi escrito em meio à pandemia. Diversos temas, que estavam aflorados tanto na pandemia como no dia a dia, começaram a fazer sentido para escrever “Qual o Sentido da Vida?”. Ademais, as pessoas confundem o propósito de vida com o sentido de vida. Este é singular para cada pessoa e, também, para a sociedade. Precisamos crescer e nos desenvolver intelectual e moralmente. Não para sermos melhores que os outros, mas para sermos melhores do que fomos ontem. Entretanto, o sentido da vida não está atrelado somente ao nosso crescimento individual, pois a nossa existência tem que fazer sentido na vida de outras pessoas. Por isso, um de nossos propósitos de vida precisa ser o combate ao orgulho e ao egoísmo; esses dois vícios invocam o sentido da vida somente para si, ignorando a existência de outras pessoas. Sendo assim, o que me motivou a escrever este livro é identificar que uma grande parcela da população ainda não encontrou seu sentido de vida, e isso é muito triste.  

Fale-nos sobre seus outros livros. 

Pronto para Vencer Sem Medo de Tentar (2003), editora DPL. Abordagens esclarecedoras à luz dos ensinamentos espíritas, a respeito de temas como sexo, aborto, homossexualismo, doação de órgãos, eutanásia, epilepsia, experiência de quase-morte, déjà-vu, obsessão, remorso, violência na infância, criminalidade, terrorismo, guerra e perda de entes queridos.

Em Busca da Evolução (2008), editora All Print. Cada existência que Deus nos concede tem um propósito e deve ser palmilhada pela estrada comum, aquela que Jesus chamava de “caminho apertado”, mesmo que pareça crivada de obstáculos, pois todo aprendizado terá importância especial em nossa vida e cada vez que vencermos as pequenas dificuldades fortaleceremos nosso espírito para desafios ainda maiores.

Coragem, Esperança e Fé (2011), Mythos Editora. A felicidade existe? Por que temos esperança? Consigo superar meus limites? Será que sou capaz? Por que temos mais facilidade em lembrar os acontecimentos ruins do que os bons? O que é essa tal de reforma íntima que as pessoas comentam? Por que alguns têm a coragem, ou melhor, a caridade de doar seus órgãos, enquanto outros têm pavor? Por que em nossas orações pedimos tanto e agradecemos tão pouco? Por que precisamos da “dor” para crescer espiritualmente? Ilustrados, os vários contos desta obra peculiar trazem valiosas oportunidades de crescimento, respondendo a muitas de nossas inquietantes e sempre presentes questões existenciais.

Seu Legado para o Mundo (2014), Mythos Editora. Personagens de histórias que comoverão o leitor formam o conjunto de capítulos desta obra. Em diálogos e relatos profundos, o texto sensibiliza pela sabedoria e pelo estímulo ao crescimento e aprimoramento das virtudes humanas. Notam-se, com clareza, os comportamentos que conclamam a uma nova postura diante da vida e dos seus desafios. O bombeiro, a menina e o músico, a graça de Maggie e outras histórias com certeza tocarão seu coração para sempre.

O Vidente – Memórias de um Peregrino (2015), Mythos Editora. A psicometria é um assunto empolgante. Ela constitui-se em uma das modalidades da clarividência segundo a qual é estabelecida uma conexão entre o sensitivo e a pessoa ou meio concernente ao objeto psicometrado. Sendo assim, o médium portador de aguçada sensibilidade psíquica, ao segurar o objeto de uma pessoa, seja encarnada ou desencarnada, pode "entrar em contato" com ela ou sua história. O personagem Gabriel possui a mediunidade da psicometria, além de vidência e audiência. Ele vive situações que esclarecem esse intercâmbio que impregna fluidicamente objetos, pessoas e
ambientes, e que pode ser percebido por tais capacidades.
 

As pessoas, de modo geral, têm encontrado o sentido da vida? Como se "encontra" o sentido da vida? 

Viktor Frankl esteve preso no campo de extermínio nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Em seu best-seller “Em Busca de Sentido”, escreveu: “Não se deveria procurar um sentido abstrato da vida. Cada qual tem sua própria vocação ou missão específica que está a exigir realização. Nisso a pessoa não pode ser substituída, nem pode sua vida ser repetida. Assim, a tarefa de cada um é tão singular como a sua oportunidade específica de levá-la a cabo. (...) Quanto mais a pessoa esquecer de si mesma – dedicando-se a servir uma causa ou a amar outra pessoa –, mais humana será e mais se realizará”.  

Então, “Qual o sentido da Vida?” tem o intuito de nos trazer uma reflexão mais ampla sobre o tema. Por isso, cada capítulo traz um conteúdo ou uma história que, possivelmente, iremos nos identificar e emocionar. Porque, de um modo geral, as pessoas ainda estão distantes de encontrar o seu sentido de vida. 

O que tem lido ultimamente?

Neste momento estou relendo “Paulo e Estevão”, pois estamos desenvolvendo um estudo para tratar das lições morais de cada capítulo deste clássico da literatura espírita. 

Existe um momento para encontrar o sentido da vida? 

O tempo é o nosso maior inimigo. Quanto mais rápido começarmos, melhor. Se deixarmos para amanhã aquilo que se pode construir hoje, perderemos muito tempo, apenas “apreciando a paisagem”. Feliz daquele que, ao final da jornada, olhar para trás, e ter o sentimento do dever cumprido, apesar de todas as dificuldades enfrentadas. É isso que faz o sentido da vida ser essencial em nossa vida.

Busquemos o nosso sentido de vida. Façamos o que precisa ser feito. Amanhã, quando estivermos “partindo”, que o sentimento de gratidão percorra por nós, e que façamos valer cada segundo aqui no plano terrestre, e que o legado que deixarmos sirva de exemplo e motivação para outras pessoas. 

Como podemos adquirir a obra? 

Editora EME – https://editoraeme.com.br/home/766-qual-o-sentido-da-vida-9786555430721.html 

Amazon – https://www.amazon.com.br/Qual-sentido-vida-Marco-T%C3%BAlio-ebook/dp/B0B1F533R7/ref=sr_1_6?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=1U4TTTPEJ81FJ&keywords=marco+tulio+michalick&qid=1655472253&sprefix=marco+tulio+michalick%2Caps%2C239&sr=8-6 

Candeia – https://www.candeia.com/qual-o-sentido-da-vida/p 

 

CIDA SIMKA

É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020), Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021) e O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020), Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020), O medo que nos envolve (Editora Verlidelas, 2021) e Queimem as bruxas: contos sobre intolerância (Editora Verlidelas, 2021). Colunista da revista Conexão Literatura.

SÉRGIO SIMKA

É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e seu mais novo livro juvenil se denomina O quarto número 2 (Editora Uirapuru, 2021). 

Compartilhe:

0 comments:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Posts mais acessados da semana

CONHEÇA A REVISTA PROJETO AUTOESTIMA

CONHEÇA A REVISTA PROJETO AUTOESTIMA
clique sobre a capa

BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE

APOIO E INCENTIVO À LEITURA

APOIO E INCENTIVO À LEITURA
APOIO E INCENTIVO À LEITURA

INSCREVA-SE NO CANAL

INSCREVA-SE NO CANAL
INSCREVA-SE NO CANAL

DO INCISIVO AO CANINO - BERT JR.

MAFRA EDITIONS

ANTOLOGIAS LITERÁRIAS

DIVULGUE O SEU LIVRO

FUTURO! - ROBERTO FIORI

Leitores que passaram por aqui

Labels